Minha Figura

ARTIGO: SÍNDROME DE NARCISO

29.8.15
Por Jorge Bastiani

Conta a lenda grega que Narciso era um moço muito bonito. Filho do rei Céfiso e da ninfa Líriope, Narciso nasceu para brilhar e ter longa vida, desde que não olhasse a própria face.

Narciso era um semideus que despertava o desejo entre as moças e ninfas. Elas acreditavam que poderiam conquistar o coração do belo rapaz, entretanto não estava nos seus planos dividir-se com ninguém.

E assim ele foi crescendo, crescendo... até atingir o coração da ninfa Eco!

A jovem se apaixona, perdidamente, pelo belo Narciso que, do alto de sua beleza, não ouve os suplícios da ninfa.

Por quatro anos Eco percorre a cidade gritando, sempre na esperança de ser ouvida. Mas Narciso, sempre indiferente, passa sem ouvir Eco, que já está com a voz rouca de suplicar sua atenção.

Desiludida, Eco recorre à deusa Afrodite que, atendendo à sua súplica, decreta que Narciso enamore-se de sua própria imagem que será refletida das águas tranquilas de uma fonte (que diziam estar poluída de tubarões e outros peixes vorazes!).

Narciso, então, ao chegar à fonte, apaixona-se perdidamente pelo que vê e deixa-se encantar, esquecendo, por completo da ninfa Eco, que já quase sucumbe sem forças. Eco, então, começa a reagir.

Recuperando suas forças, Eco volta a bradar sua revolta pela cidade.

O seu grito faz com que as outras moças e ninfas também acordem daquela espécie de feitiço que lhes caíra sobre suas cabeças e se juntam para lutar por mais atenção, por mais zelo, por mais respeito!

Querem recuperar a autoestima perdida para este encanto que não soube respeitar e retribuir seus amores.

Narciso não consegue mais desapegar-se daquela imagem! Cada vez mais se apaixona pelo que vê! Olha de lado... Não sente nada! Narciso acha mesmo feio o que não é espelho: só vê a si, e assim, afunda-se cada vez mais em sua própria imagem!

Sentindo o desespero, e sabendo que já não tem mais forças para se erguer de seu próprio buraco contrata, ao peso de quatro milhões, pessoas que façam milagres e lhes deem um novo rosto, pois só assim poderá encarar novamente as ninfas e calar Eco, que agora grita mais forte.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Quem será o Narciso e quem são as ninfas? Essa história tem direção, seu desfecho, em Caxias, procura o príncipe inatingível de olhos azuis. Te cuida Léo Coutinho. Em política, tem que existir o algo mais$$$$

Postar um comentário