Minha Figura

Artigo científico de professores do Município é publicado em revista da PUC

14.8.15
Eduardo de Almeida Cunha e Wilma Gultelayne Ferreira Sousa, ambos professores da rede pública municipal de ensino, com incentivo da Prefeitura de Caxias, através da Secretaria de Educação, tiveram seu artigo científico publicado na revista Mundo Jovem, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC - RS).

O trabalho divulga as ações do “Mandala Brasil: igualdade para a sustentabilidade”. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento de conscientização e sensibilização do aluno/criança sobre a importância de vivenciar o lugar com princípios de sustentabilidade desde a primeira etapa da Educação Básica.

O projeto foi desenvolvido em uma instituição da Educação Infantil (0 a 3 anos) – Creche Materno Infantil Vila Lobão, mas se expande a outras etapas da Educação Básica, abrangendo alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto da rede pública e privada.

A realização do projeto contou com a participação de 120 crianças e aproximadamente cem integrantes da comunidade escolar. As metas foram avaliadas no decorrer do projeto com campanhas e oficinas de reciclagem, confecção de canteiros (Mandala Brasil), abertura do projeto à outras escolas vizinhas e abordagem transdisciplinar do mesmo.

Aplicamos a sugestão de aulas diferenciadas usando a natureza e as quadrículas do ‘Mandala Brasil’ como pano de fundo, envolvendo pais e alunos, construindo o conhecimento a partir de experiências reais em seu processo de elaboração. Dentre os resultados obtidos, a melhoria da qualidade vida da criança se revela a partir das mudanças de ações de seus pais tanto na escola quanto em seus lares, reutilizando objetos e produtos a partir do que antes eram descartados e não valorizados no cotidiano familiar, passando a utilizar sobras de alimentos, folhas, esterco de alguns animais na preparação de adubos e posterior utilização dos mesmos em plantas ornamentais, frutíferas e canteiros em seus próprias residências”, destaca o professor Eduardo de Almeida. (Fonte: Ascom/Caxias)

0 comentários:

Postar um comentário