Minha Figura

Academia Caxiense de Letras comemora aniversário de 18 anos

13.8.15
A Academia Caxiense de Letras - Casa de Coelho Neto é uma instituição cultural sem fins lucrativos, fundada em 15 de agosto de 1997, em Caxias. Compõem-se de 40 membros efetivos, integrando os mais diferentes profissionais como professores, advogados, juízes, bancários, jornalistas, funcionários públicos, enfim, homens e mulheres que amam literatura, eternizando o saber e a arte, através da linguagem escrita.

Com esse propósito, há 18 anos realiza atividades educacionais e culturais, apoia projetos de leitura, publica obras e recebe o alunado das redes municipal e estadual de ensino, de Caxias e de cidades circunvizinhas.
Atualmente, em parceria com o CESC/UEMA, através do Departamento de Letras, mantém convênio com a Fundação Biblioteca Nacional, nas ações do Comitê do PROLER- PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA.
Ao comemorar a sua maioridade, a instituição reafirma o compromisso de continuar na luta pela defesa da cultura caxiense, bem como a missão de honrar tradições.

A A.C.L já realizou vários projetos, tais como:

EXPOARTE (Exposição de arte e fotografia) 2003 e 2005
1ª FECAPO (Festival Caxiense de Poesia) 2008
PROJETO CIDADANIA E LEITURA (Mediação de leitura em bibliotecas) 2014

Além de projetos que tiveram apoios, como:

ABRAÇAR-TE (Caminhada pelas ruas da cidade, com acompanhamento musical)
NASCE UMA CRIANÇA LEITORA (Distribuiu livros na maternidade pública da cidade)
NASCE UMA COMUNIDADE LEITORA (Implantação de sala de leitura na Escola Comunitária Antônio Ximenes Lima)
ENCONTROS MUNICIPAIS DO PROLER
SALIC (Salão do Livro de Caxias)

Em comemoração aos 18 anos a Academia Caxiense de Letras realizará uma visita das crianças da Escola Comunitária Antônio Ximenes Lima, que são atendidas pelo Projeto Nasce uma Comunidade Leitora. O projeto acontecerá dia 14 de Agosto, manhã e tarde. No dia seguinte, ainda em festa a A.C.L realiza o lançamento da obra: "Cartografias invisíveis: saberes e sentires de Caxias. " 

Fonte: Mel Araújo/Portal Noca

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Os Prédios da Academia Caxiense de Letras, Câmara de vereadores, Estádio municipal, Delegacia, Hospital geral e etc...são lugares minúsculos, sem imponência, eu fico revoltado em saber que existem pessoas que adoram " APEQUENAR" Caxias. Como é que pode uma cidade com uma população estimada em 159.000 habitantes não possuir um prédio maior do que 4 andares? Pobreza associada a falta de visão de mercado. Caxias é a única cidade do Brasil que tem mais de 150.000 habitantes e não existe uma construção maior do que 4 andares , parece inacreditável, VERGONHA. Caxias deveria ter no mínimo,3 o 4 torres ,de 10 andares. Av. Senador Alexandre Costa , Santos Dumont , Centro, morro do alecrim , são lugares que em outras cidades teriam prédios residenciais.
    Obs: Eu falei que Caxias é a única cidade do Brasil com mais de 150.000 habitantes que não possui um prédio maior do que 4 andares, Timon tem mais de 150.000 habitantes e assim como Caxias não possui prédios altos, porém, não conta porque é região metropolitana de Teresina.
    PAZ .

Postar um comentário