Minha Figura

Acabou!!! SAAE finalmente termina troca dos canos de amianto e falta de água em Caxias ficou no passado

17.8.15
“Caxias abandona de vez antiga rede de abastecimento de água por canos de amianto”, estampa a manchete do site da Prefeitura de Caxias anunciando a boa nova para o povo

Acima, recortes de reportagens feitas pela assessoria do município 
(em junho de 2014 e na última sexta-feira, 14) pondo um fim a troca de 
canos de amianto e consequente falta de água provocada pelo 
rompimento dos mesmos
Para alegria de todos e felicidade geral da nação, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos – SAAE/Caxias, decretou na última sexta-feira, 14, que finalizou o longo processo de troca canos de amianto nas ruas da cidade.

Na reportagem produzida pela Ascom do município, estima-se em cerca de 22 mil ligações individuais feitas e em 100 km de tubos de PVC na implantação da nova rede de água, que foi duplicada.

Este é o último passo para abandonarmos de vez a distribuição de água pela rede de amianto com mais de 30 anos de uso. Estamos dando um verdadeiro salto na qualidade de vida e saúde de nossa gente”, frisa o coordenador de Engenharia do SAAE, Kadson Eduardo após ser implantado registro de gaveta na antiga adutora de amianto de 300 mm que leva água para toda a margem direita do rio Itapecuru. (veja aqui)

Tem mais...

Na mesma matéria, a assessoria palaciana faz questão de registrar os benefícios do abandono da rede de canos de amianto.

- Evitar interrupção no fornecimento de água por rompimento de tubos;
- Não uso de material cancerígeno;
- Fim do desperdício de água e a morosidade nos reparos. Antes, se houvesse a necessidade de reparar a rede de amianto, grande parte da cidade ficaria sem água (60% da população). Com a nova rede de PVC, setorizada, isto não ocorrerá mais.
- Ao todo, Caxias recebeu 100 km de tubos de PVC. Com a implantação da nova rede de abastecimento de água foi duplicada a produção de água na cidade.

E tem muito mais

Em postagem publicada no site do SAAE em 04 de junho de 2014, outra vez a autarquia informou grandes avanços na melhoria de distribuição de água.

Foi a inauguração da nova ETA Volta Redonda 2 (veja aqui).

Naquele dia, com direito a Flávio Dino e tudo, foi apresentada uma moderna Estação de Tratamento de Água com “vazão de 200 mil litros por hora o que correspondem a 4 milhões e 800 mil litros por dia. Com a capacidade de produção de água potável para abastecer 24 mil habitantes”.

Mudamos completamente a realidade do sistema de produção da ETA Volta Redonda, nossa captação suporta mais esta estação que agora inauguramos e também ampliações que sejam necessárias para o futuro. Trabalhamos com planejamento para fornecer água para os caxienses agora e no futuro”, disse na época o diretor Carlos Alberto Martins.

Chama a atenção o último parágrafo daquela postagem de junho de 2014: “A nova ETA Volta Redonda 2 é reserva operacional para garantir a continuidade, qualidade e sustentabilidade do abastecimento de água Com a operação em definitivo da nova estação, paralisações do abastecimento de água para lavagem de filtros serão minimizadas e fornecimento vai melhorar consideravelmente.

Não quero aqui duvidar e nem questionar as informações oficiais fornecidas pelo município, e só tenho que torcer pelo fim da falta d’água e das cansativas justificativas repetidas a exaustão nos últimos anos.

Não tenho como saber o que dirão agora caso ainda fata água quase todos os dias em vários pontos da cidade, já que com a nova ETA 2 da Volta Redonda, inaugurada ainda no ano passado, “a operação em definitivo da nova estação, paralisações do abastecimento de água para lavagem de filtros serão minimizadas e fornecimento vai melhorar consideravelmente” e com o fim dos canos de amianto, que, segundo a autarquia, era responsável pelo maior número de interrupção no abastecimento de água na cidade.

Vamos torcer para tudo dar certo.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Ola Sabá boa tarde!

    Ficamos felizes pela divulgação de momento histórico do saneamento básico de Caxias e principalmente da essência de informação de utilidade pública - "paralisações do abastecimento de água para lavagem de filtros serão minimizadas e fornecimento vai melhorar consideravelmente”

    Por outro lado, somos sabedores que qualquer sistema de produção e distribuição de água do Brasil ou do mundo, necessita de lavagem de seus equipamentos, manutenções preventivas e reparos.

    Cleuton Menezes - ASCOM/Saae

  1. Anônimo disse...:

    AGORA NÃO TEM DESCULPA SAAE!!!!

Postar um comentário