Minha Figura

Artigo do Chico Leitoa: Gol de placa, a volta do CAIC

2.7.15
Em meados de 1993, fui informado que o Governo Federal construiria 3 CAIC'S (nova denominação dos CIEP'S ), no Maranhão. Corri pra Brasília e falei com alguns assessores do Ministério da Educação que confirmaram que um poderia ser feito em Timon e pediram que eu conseguisse um terreno.

Voltei empolgado. Era a chance de ter um CIEP em Timon, instalações que permitiriam ser desenvolvido um modelo educacional desenvolvido pelo nosso partido através dos Saudosos Darcy Ribeiro e do grande Líder Leonel Brizola.

Ainda no avião, refleti onde poderia ser encravada essa obra tão importante de forma que viesse a beneficiar principalmente a população mais carente e desassistida.  Eram muitas as comunidades, mais uma me veio à mente com mais nitidez: Pedro Patrício, São Marcos, Parque aliança e Formosa é claro, comunidades vizinhas. Chegando em Timon fui até a casa de dona Maria Batista, líder comunitária do bairro São Marcos, com forte vinculação com as comunidades circunvizinhas. Trocamos ideias com outras pessoas e definimos a área. Levei a planta de localização do terreno e o levantamento topográfico para o MEC, para que o projeto de implantação da obra fosse formatado.

Com o serviço de terraplanagem em andamento chegou a primeira carreta com pré-moldados. Eu, dona Maria e algumas mulheres fizemos uma oração no local agradecendo a Deus pela aquela tão importante conquista. Claro que depois caiu foguete! Depois fizemos uma reunião na casa de dona Santana no Parque aliança para anunciar Aquela grande conquista. Acompanhei em todos os momentos do andamento da obra, de manhã, de tarde e às vezes à noite.

Obra imponente, com quadra poliesportiva, várias salas de aula, auditório, teatro, espaço saúde, refeitório, cozinha industrial, biblioteca, área para creche, lactários, berçários, câmara frigorífica, enfim, um sonho para aquela comunidade.

Obra pronta, o então Secretário de Educação do estado Gastão Vieira cometeu um grande equívoco e vinculou o CAIC ao estado. Foi por terra todo um trabalho que fizemos paralelamente junto ao MEC, através de uma equipe coordenada por um Cientista de nome Robésio, que fazia tratarias junto com um grupo da USP, para implantarmos um arrojado projeto pedagógico naquele local.

A obra completamente equipada só foi inaugurada no ano seguinte do término do meu mandato. Sequer fui convidado para inauguração!

Funcionou durante doze anos. Nos pouco mais de dois anos do Governo Jackson Lago, funcionou na sua plenitude. A partir de meados de 2009, após a cassação do Jackson, foi aos poucos sendo esvaziado. A partir de 2010, abandonado ao ponto de, numa atitude insana, um lunático diretor da URE tirar os vigias. A partir daí o CAIC foi impiedosamente dilapidado e os ricos equipamentos foram roubados aos olhos do governo do Estado e da Prefeitura, ambos aliados e contando com um deputado federal e um estadual. Passou à condição de escombro e lugar de mal feito. Exemplo repetido com o CVT, Centro de Vocação Tecnológica da Rua 17 com 90 no Parque Piauí II (que a Socorro Waquim deixou ser destruído) e o Pólo Tecnológico no Sete Estrelas no parque alvorada, concebido no Governo Jackson Lago (abandonado pelo governo do estado a partir de 2010) e agora retomado pelo estado com o empenho do Prefeito Luciano e do Deputado Rafael Leitoa. Esse último agora transformado em Instituto será inaugurado ainda esse ano.

Mas Deus existe e é bondoso. Eis que nosso grupo político venceu as eleições e logo logo, o Prefeito com o apoio decisivo do Deputado Rafael Leitoa, cada um no seu papel,  deram conhecimento ao Ministério Público, levantaram toda a situação, chamaram a comissão de obras da Assembleia, e a Secretaria de Educação do Estado,  fizeram um bem elaborado e completo projeto de requalificação do nosso CAIC.

E agora pra nossa felicidade, o Governador Flávio Dino, através da Secretaria Áurea Prazeres, atenderam pleito do Prefeito Luciano Leitoa e do Deputado Estadual Rafael Leitoa, autorizou a sua completa recuperação. O custo da obra será de quase 3,5 milhões. E os responsáveis pelo prejuízo espalitando os dentes e fazendo festa.

A Prefeitura tá finalizando o projeto de Engenharia da drenagem e pavimentação completa da área de contribuição que é de 50 hectares, partindo do alto do bairro Pedro Patrício, até o CAIC, onde já estão sendo executados alguns serviços emergenciais. E em parceria com o Governo do Estado foi asfaltada a rua de acesso (Rua 17 bairro São Marcos).

Já até antevejo aquele prédio hoje deteriorado, servindo de abrigo para usuários de drogas, (a maioria vítimas da falta do seu funcionamento), daqui a algum tempo, totalmente renovado, cheio de adolescentes estudando em tempo integral, formando Cidadãos e a comunidade vizinha em vez de incomodados, convivendo de várias formas, com as boas atividades ali desempenhadas.

Quero ver onde aqueles que eram detentores do poder local e estadual vão meter a cara! Para encobrir suas incompetências e falta de responsabilidade, Diziam que o prédio tava enterrado, que a culpa era minha. Vá lá hoje e veja se o prédio tava enterrado? Com os dois governos aliados (Socorro e Roseana) com dois deputados aliados do governo, um federal e outro estadual (Sete e Ale) deixaram o CAIC ser saqueado e nada fizeram. Ô raça ordinária! E ainda tem quem defenda! ...Pode ter certeza que os adversários e seus seguidores estão com ódio!!!

O CAIC vai voltar e sem sombra de dúvida um ganho extraordinário para a população, um grande gesto do Governador Flávio Dino e um gol de placa do Prefeito Luciano e do Deputado Rafael.

(Por Chico Leitoa, engenheiro e ex-prefeito de Timon)

0 comentários:

Postar um comentário