Minha Figura

Adelmo Soares participa do 2º Fórum de secretários de Agricultura Familiar do Nordeste

3.6.15

O Governo do Maranhão participou do II Fórum dos Secretários de Estado da Agricultura Familiar do Nordeste, realizado em João Pessoa, Paraíba, nesta terça-feira (2). O encontro estabelece articulação institucional entre os gestores dos nove estados do Nordeste com o objetivo de unir forças para desenvolver a agricultura familiar na Região. O Nordeste concentra mais de 60% dos estabelecimentos do setor, juntamente, com o estado de Minas Gerais, que também é membro do Fórum.

Queremos política de desenvolvimento para Região. Acreditamos no potencial da agricultura familiar para melhorar a qualidade de vida das pessoas, das comunidades do campo, e elevar o índice de desenvolvimento humano, meta que é prioridade do governador Flávio Dino”, afirmou o secretário Adelmo Soares.

O Fórum é um espaço importante de debates para o fortalecimento da agricultura familiar, levando em conta as especificidades de cada estado e as realidades regionais. Nesta segunda edição do evento foram discutidos o financiamento da produção agrícola, adequação da oferta do crédito de acordo com as necessidades de cada estado, a disponibilização de recursos do FGTS para o setor, além de outras fontes de recursos para garantir melhorias hídricas na produção e viabilizar o funcionamento da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

O evento contou com uma vasta programação de mesas redondas para troca de experiências em que cada gestor estadual apresentou seus projetos. O secretário Adelmo Soares falou sobre a iniciativa do governador Flávio Dino em criar a Secretaria de Agricultura Familiar no Maranhão, reconhecendo a importância da área para o desenvolvimento do estado.

Participaram do evento o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares; o secretário-adjunto, Francisco Sales; o superintendente de Organização Produtiva da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Josenildo Cardoso, e o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Fortunato Macedo.  O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participou da abertura do evento.

0 comentários:

Postar um comentário