Minha Figura

Rafael Leitoa enaltece aliança política que garantiu o retorno do atendimento de pacientes do Maranhão em Teresina

23.4.15
Deputado Rafael Leitoa, em entrevista ao Programa Agora, da TV 
Meio Norte, Piauí (Fonte: Nonato Castro/Assessoria)
Compromisso do prefeito Luciano Leitoa e do governador Flávio Dino, a reativação do atendimento médico a pacientes do Maranhão foi comemorado pelo deputado Rafael Leitoa no plenário da Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira (22).

Uma conquista que só foi possível porque agora temos um governo com sensibilidade social, aliado ao nosso prefeito atuante e compromissado, e com o apoio de um deputado que luta pela nossa região e município”, afirmou Rafael Leitoa.

O Termo de Compromisso assinado pelo Governo do Estado do Maranhão, via Secretaria Estadual Saúde, com a Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, no dia 16 de março e concluído nesta semana, termina com o calvário enfrentado pelos pacientes oriundos do Maranhão. “Este termo assinado pelo Secretário de Estado da Saúde, Dr. Marcos Pacheco e o Secretário Municipal de Saúde de Teresina, Dr. Aderivaldo Coelho, põe fim ao sofrimento que há bastante tempo acometia os pacientes maranhenses: o constrangimento de não ter atendimento na parte oncológica e nas partes de urgência e emergência, principalmente, os pacientes da região de Timon”, lembrou Rafael Leitoa.

A parceria entre as duas secretarias tem como objetivo a criação de uma Câmera de Compensação de média e alta complexidade, tendo o Sistema Único de Saúde (SUS) como ferramenta de repasses entre o Estado do Maranhão e o Estado do Piauí, para a prestação de serviços ambulatoriais e hospitalares, por parte do município de Teresina, aos pacientes do Estado do Maranhão, para tanto esses atendimentos devem ser previamente autorizados pela SES-Maranhão e realizados na unidade de saúde, credenciadas pelo SUS em Teresina. Ao todo, serão beneficiados os pacientes residentes dos 27 municípios maranhenses que compõem as Regionais de saúde de Caxias, São João dos Patos, Timon e o município de Codó.

Para Rafael Leitoa, o Termo de Compromisso é uma vitória do povo do Maranhão, principalmente para os moradores da Região Leste do Maranhão, da qual Caxias e Timon fazem parte. “Graças a sensibilidade do novo governo e de uma luta incansável também do prefeito Luciano Leitoa, desde que atuava como deputado, levando a Comissão de Saúde da Assembleia ao município de Teresina, numa tentativa de conseguir um acordo naquela época, coisa que infelizmente não foi possível e, que hoje, a gente comemora. Foi também um compromisso de campanha, durante as caminhadas feitas em Timon, pelo Governador Flávio Dino”, comemorou Rafael Leitoa.

No início da tarde, Rafael Leitoa ainda participou de um link ao vivo do jornal Agora, da Rede Meio Norte, do Piauí, onde confirmou estar otimista quanto à parceria entre os dois estados, visando o retorno do atendimento aos pacientes maranhenses em hospitais de Teresina.

0 comentários:

Postar um comentário