Governo articula investimentos federais para a agricultura familiar

18.4.15
O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, em acordo com a diretriz do governador Flávio Dino de potencializar as ações voltadas para a agricultura familiar, cumpriu uma vasta agenda de trabalho, nesta semana, em Brasília, participando de reuniões de articulação institucional em vários órgãos do governo federal, a fim de trazer benefícios à agricultura familiar do Maranhão.

Na quinta-feira (16), no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por exemplo, o secretário intermediou a negociação de débitos, com entidades executoras de Assistência Técnica Rural (Ater), em Chamadas Públicas do Incra, no valor de quase R$ 11 milhões.

Saímos da reunião com a certeza de que não somente o débito foi resolvido, mas, além disso, a política de Ater pode ter uma repactuação voltada para os assentamentos rurais do Maranhão”, disse Adelmo.

Ainda na visita ao órgão federal, o secretário dialogou sobre uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), para melhorar as condições de vida dos Projetos de Assentamentos Estaduais e a possibilidade da abertura de um edital para a entrada do Maranhão no programa “Terra Sol Mulher”.

Renda

O Terra Sol Mulher é um programa, criado em 2004 e voltado para mulheres, de fomento à agroindústria e à comercialização por meio da elaboração de planos de negócios, pesquisa de mercado, consultorias, capacitação em viabilidade econômica para beneficiar comunidades rurais com potencial produtivo, não só na agricultura, mas também no artesanato, turismo rural e projetos de agroecologia.

Aquisição de alimentos

O secretário participou também de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo Anacleto, para apresentar a SAF como a nova gestora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Na oportunidade, foi solicitada a adesão do governo federal aos programas do Governo do Estado voltados aos municípios que estão sendo atendidos no Plano de Ações ‘Mais IDH’.

A reunião foi esclarecedora e o PAA pode movimentar R$ 18 milhões em 2015, três vezes mais que em 2014. Obtivemos ainda resposta positiva para a ampliação do Programa Brasil Sem Miséria para as áreas de assentamento do Iterma”, afirmou Adelmo, destacando ainda que será um feito histórico para o desenvolvimento do estado.

Convênios

Já no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o secretário Adelmo Soares e sua equipe trataram de convênios importantes para o desenvolvimento do campo.

Havia a necessidade de protocolar três propostas que foram prontamente atendidas e a partir de agora há possibilidades de participação da SAF em todos os editais do Mapa”, ressaltou o secretário. (Assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário