Minha Figura

Governo e movimentos sociais se unem para construir política de agricultura familiar

4.3.15
Pela primeira vez na história do Maranhão, os movimentos sociais ligados à área rural são envolvidos na construção de uma política estadual de desenvolvimento da agricultura familiar. O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, reuniu na manhã desta terça-feira (03)  com várias entidades, iniciando a elaboração de um plano estratégico para desenvolver o setor.

A reunião foi realizada na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão (Fetaema),  com a participação de representantes do Movimento dos Sem Terra (MST), da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Estado do Maranhão (Aconeruq), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), além da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF).

Cansamos de esperar e nada acontecia nesse estado na agricultura familiar, mas agora estamos confiantes na prioridade que o governo deu para o setor. A criação de uma secretaria para a área demonstra o compromisso do governo com os pequenos produtores”, ressaltou  Maria José Palhano, representante da Aconeruq.

Para o representante do MST, Elias Araujo, a iniciativa do Governo do Estado de envolver todos os setores da agricultura familiar em um ambiente de construção coletiva gera boas expectativas de resultados positivos. “Outros estados do Nordeste têm várias experiências exitosas na área, precisamos avaliar esses projetos e formatar um plano para o Maranhão”, ressaltou Elias.

O presidente da Fetaema, Francisco Miguel, também elogiou a ação do Estado em chamar os movimentos sociais para construir a política estadual de agricultura familiar: “Da nossa parte, nos dispomos em fazer parcerias, dar nossa contribuição para melhorar a produção agrícola do Estado”, destacou.

Essa construção coletiva é histórica. Estamos ouvindo os movimentos sociais, suas propostas, e juntos estamos formulando as estratégias para desenvolver a agricultura familiar no Maranhão, compromisso do governador Flávio Dino. Isso é fundamental para reduzir as desigualdades sociais e melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios maranhenses”,  avaliou Adelmo Soares.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Adelmo está no caminho certo e é uma das boas surpresas do governo Flávio Dino. Digo e repito: tem futuro e é um bom nome na política caxiense.

  1. Anônimo disse...:

    Sim senhor blogueiro, fiquei animado com aquela reportagem sobre a revitalização do mercado da nossa esquecida cohab. Mas kd outra matéria sobre o assunto? Será que o senhor Adelmo vai mesmo botar esse projeto pra frente?

Postar um comentário