Minha Figura

GOVERNO DO ESTADO DIALOGA COM PRODUTORES DE FARINHA EM SANTA RITA

10.3.15
O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, visitou na semana passada o município de Santa Rita, Região Metropolitana de São Luís, onde reuniu com dezenas de trabalhadores da comunidade quilombola Jequiri, na área rural do município, que é conhecido pela farinha de boa qualidade que produz, uma das melhores do Maranhão.

Na comunidade vivem 145 famílias que têm como atividade principal a produção da farinha. Eles relataram ao secretário as dificuldades que enfrentam desde o plantio da mandioca até chegada do produto final ao consumidor. Problemas como falta de irrigação, de fornos para torrar a farinha, de selo com certificação e embalagem.

As casas de forno, além de precárias, feitas de palha e taipa, são insuficientes para atender toda a demanda da região. Existem apenas oito casas para torrar a farinha dos agricultores de Jequiri e de outras comunidades próximas. “Estamos produzindo seis toneladas por hectare de mandioca, mas a capacidade é produzir 30”, ressaltou o agricultor João Ferreira Mendes.

A agricultora Florismar Ferreira ressaltou que acredita na gestão do governador Flávio Dino, que desde o início tem demonstrado o compromisso com a agricultura familiar. “Agora a gente espera que tudo vai melhorar”, afirmou a matriarca da família Ferreira.

O secretário adjunto Francisco Sales acompanhou o secretário Adelmo Soares e ressaltou da valorização do trabalhador do campo. “A produção de alimentos é uma prioridade do governador Flávio Dino, mas precisamos estar organizados”, frisou.

Estou aqui para ouvir e propor as soluções. O governador sempre coloca que nós, juntos, é que vamos desenvolver esse estado, por isso vim, a mando dele, ouvir vocês”, disse o secretário Adelmo Soares, que depois de ouvir os trabalhadores, assegurou que os técnicos do Governo do Estado estarão à disposição dos agricultores orientando para a construção do projeto de investimentos em Santa Rita.

Os agricultores gostaram da presença do Estado no município, o que eles consideram um novo momento, como ressaltou o pequeno produtor Raimundo José. “Antes a gente ficava indo atrás do governo para nos ajudar, agora mudou. É o Estado que vem nos procurar para ouvir o que temos a dizer. Isso é novidade, muito bom para nós”.

Também participaram da visita, o prefeito de Santa Rita, Tim Ribeiro; técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rita.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Contiuo botando fé no adelmo. Esse sim pode nos dar uma luz nessa política de Caxias. Força e fé irmão

Postar um comentário