Minha Figura

Silvia Carvalho X Léo Coutinho: quem fica melhor no papel de carrasco dos professores de Caxias?

23.2.15
Ouço frequentemente de pessoas nas ruas que defendo a permanência da professora Silvia Carvalho como titular da Secretaria de Educação do município de Caxias. Alguns comentaristas do blog frequentemente me ‘acusam’ disso também.

Dia desses, três funcionários da Prefeitura de Caxias, todos do segundo escalão da administração, me alcançaram no trânsito e pediram pra ter uma conversa comigo. Como conhecia os três, parei o carro e os ouvi. Estavam furiosos com este blogueiro.

Com extratos das contas do Fundeb e de programas da Educação do município, a trinca de comissionados da atual administração mostrava-me os dados com fervor e indignação. “Olha, cara!”, diziam-me revoltados. “Como é que você ainda vem defender no seu blog a permanência da Silvia Carvalho na Secretaria de Educação?”, questionavam-me eles. Fui igualmente curto e triplamente grosso na resposta.
Léo Coutinho: irredutível em concecer 
salários dignos aos professores

Questionei aos meus interlocutores se os valores astronômicos que eles me apresentavam estavam sendo desviados por Silvia Carvalho. Olharam uns para os outros e disseram, logicamente, que não. Perguntei então o motivo da indignação do trio. “É que os recursos existem e ela não repassa aos professores e nem aos coordenadores da pasta”, devolveram. Explodí na resposta, como a idiotice do que eles afirmavam merecia.

Silvia Carvalho: sem poderes para aumentar salários
O pensamento dos três patetas abordados nesta postagem é amplamente usado por outros servidores da Prefeitura e bajuladores do grupo Coutinho, que tentam jogar a culpa nos erros, omissões e deslizes éticos do grupo dominante nos auxiliares deste.

Funciona assim: quando um correligionário, eleitor, bajulador do grupo Coutinho não tem como defender um ou outro setor do governo, passa logo a criticar esse ou aquele auxiliar como o verdadeiro culpado do problema. “O fulano está acabando com o Dr. Humberto”, diz um. “O problema do Léo são esses secretários dele”, comenta o outro. Muitos podem comprar essa lorota, mas o blogueiro aqui, não.

Qual a culpa que Silvia Carvalho tem do governo Léo Coutinho pagar os piores salários aos professores na região? Logicamente, nenhuma!

Caso a secretária de Educação tivesse sido substituída por professora Lucita, como queria Humberto e Léo Coutinho, teria ela poder para pagar aos professores de Caxias um salário a altura do que eles merecem? Claro que não.

Entendam: a raiz do problema e do infortúnio dos professores, assim como de todo o funcionalismo público municipal de Caxias está no pensamento que norteia o grupo Coutinho. Para eles, pagar em dia é uma estratégia que dá votos. Pagar mal, garante uma sobra de dinheiro em caixa para muitas e muitas licitações ‘amigas’.

Na esteira desse pensamento coletivo em correligionários do grupo Coutinho cabe também uma culpa aos vereadores, sejam eles aliados ou não.

Dia desses, ouvi de uma fervorosa defensora de Humberto Coutinho a condenação do vereador Antonio Luis Assunção por conta do mesmo ter dado uma declaração contra a falta de enfermeiros na Maternidade Carmosina Coutinho. Disse-me ela, com ar de revolta e indignação: “Sabá, vejo o teu blog sempre e fiquei estarrecida com a declaração do [vereador] Antonio Luis, de que as enfermeiras da Carmosina Coutinho ficam de cara pra cima no trabalho”, disparou ela para asseverar em seguida que “a culpa dessa situação é desses vereadores”. Fui pra cima e disse a ela que a vereador não cabe a compra de medicamentos e nem a contratação de funcionários para o bom andamento daquela Maternidade. Vendo meu aborrecimento com a sua ignorância, a mesma disse, envergonhada, que sabia que a culpa era realmente do gestor.

Vejo coisas do tipo todos os dias. Os bajuladores, e também aqueles mais desavisados, culparem secretários, vereadores, coordenadores e até funcionários do terceiro escalão pelo fracasso do governo Léo Coutinho.

Não venham com essa ‘cunversa’ pra cima de mim.

Também não me acusem de defender Silvia Carvalho na Educação do município.

Nem Silvia, nem Lucita, nem a Joana ou a Maria como titulares da Educação irão mudar o modus operandi do governo em Caxias.

Portanto, o papel de carrasco cabe somente a uma pessoa: Léo Coutinho, pois ele é o único que pode autorizar um salário digno aos professores de Caxias.

Mas não adianta, os salários continuarão sendo os piores da região e ponto final.

Disso os leitores podem ter certeza.

Nota do blog aos desavisados: a defesa que o blog fez à permanência de Silvia Carvalho como titular da Educação em Caxias deve-se ao fato da mesma ter sido alvo da fúria coutinhiana por não endossar práticas anti-éticas na pasta. Silvia andou vários meses na corda bamba por conta de não permitir a politicagem nas direções de escolas do município. Salário baixo não é culpa dela. Procurem os verdadeiros culpados. Por sinal, é bem fácil de serem encontrados.

4 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    E SEM CONTAR QUE O EJA NUNCA VOLTOU. SENDO QUE ELA SABE DA NECESSIDADE E NÃO AGILIZA. OS ALUNOS COMEÇAM O ANO LETIVO SEM PROFESSOR, O CONCURSO FOI INSUFICIENTE PARA A DEMANDA E OS CONTRATADOS COMEÇAM DEPOIS, PARA JUSTAMENTE UM OU DOIS MESES DO SALÁRIO SER ENGOLIDO POR SEBE DEUS QUEM... E QUEM ACABA PREJUDICADO NISSO? ALUNOS E PROFESSORES CONTRATADOS, QUEREMOS CONCURSOS COM VAGAS QUE REALMENTE SEJAM DE ACORDO COM A DEMANDA E NÃO DUAS VAGAS POR AREA PARA UMA CIDADE COMO CAXIAS... VERGONHA LAMENTAVEL. SABÁ NENHUM EJA INICIOU O ANO LETIVO E O QUE FALTA MAIS ACONTECER NESSA SECRETARIA??? ME POUPE,.

  1. Anônimo disse...:

    Desculpe você já tomou seu partido por motivos seus, porque para você tudo o que é contra o Prefeito você irá apoiar. Não vamos ser inocentes, a verdade é que eles se completam, um é o arroz e o outro o feijão, pois se fosse ao contrário a corda bamba dela já teria sido derrubada e não estaria há 10 anos no poder humilhando e sendo a carrasca que é para os Professores, ele a usa para seus desmandos e ela obedece e faz da forma dela para a sua forma de administrar com gritos e birras. Quanto a apoiar a Educação em nossa cidade, como um todo, não se levanta ninguém cada um tem o seu lado, aquele que lhe aprouver, pensar coletivamente são poucos!

  1. Anônimo disse...:

    Uma belíssima matéria Sabá. Esse pessoal ficam acobertando o prefeito, toda a população de Caxias e tem que entender que enquanto os Coutinho tiverem no poder Caxias será o município da região leste com os piores salários.

  1. Anônimo disse...:

    Deus não tem nada a ver com isso e não só mesmos sabemos por quem, agora nós temos que fazer nossa parte em 2016 só assim vamos dar fim nos dois Silvia e Léo.

Postar um comentário