Minha Figura

Em aniversário de 35 anos, PT caxiense deixa a data “passar batido”

11.2.15
Nascido pouco tempo do diretório nacional, ainda no início da década de 1980, o Partido dos Trabalhadores em Caxias surgiu com um brilho parecido com sua estrela mãe.

Era formado por professores, intelectuais, trabalhadores e profissionais liberais encantados com a nova política proposta por uma agremiação nascida para representar a classe trabalhadora e ser diferente em tudo das oligarquias tão enraizadas país afora.

O professor Roldão Barbosa, juntamente com Dalva, Dutra e outros igualmente comprometidos e entusiastas de que um novo Brasil era possível levavam, literalmente, o Partido nas costas em eventos, debates e discussões políticas e sociais. Foi um tempo que ser petista em Caxias garantia uma respeitabilidade superior aos demais membros de outras siglas.

E o PT cresceu. Tornou-se adulto e se fez gigante. A duras penas, conseguiu emplacar Lula por 2 mandatos presidenciais e sua sucessora por outros 2.

Mas antes de chegar a presidência da República, o Partido conquistou governos, prefeituras de grandes, médias e pequenas cidades brasileiras. Elegeu deputados, senadores e milhares de vereadores. Mas e em Caxias, o que aconteceu ou está acontecendo?!

Aquele brilho de outrora em terras caxienses não existe mais. O Partido dos Trabalhadores no município tornou-se um feudo familiar, justamente o que tanto combatia desde o seu nascimento.

Conseguiu eleger durante toda sua existência na princesa do sertão somente dois vereadores, sendo que ambos são oriundos dos trabalhadores rurais e foram eleitos por méritos próprios.

Caxias é a terceira cidade em representação política do Maranhão e talvez seja a única do Brasil nessa condição em que o PT tenha um desempenho tão pífio.

Ontem, 10 de fevereiro, foi comemorado o aniversário de 35 anos do PT. Alguém pode me informar onde foi comemorada a data em Caxias?

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Muito bem lembrado blogueiro, sou jovem e me lembro muito bem como esse partido nasceu em nossa princesinha, o problema que o pt de caxias está igual ao do maranhão e do brasil, aonde temos dois grupos formados por pt, aonde uma maioria defende interesses próprios, é uma pena tinha vontade de me filiar em um partido e tinha o pt como referencia mas hoje vejo mas a tal referencia, quem um dia imaginava PT e PMDM juntos "governando" um município, um estado que era o caso do nosso, vejam o que PT e PMDB estão fazendo com a nossa nação, é uma que o PT se deixou levar pela burguesia! Almir

  1. Anônimo disse...:

    PT é sinônimo de pirataria. Piratas da politica brasileira. O que foi ética, em algum tempo, se transformou em roubalheira, enganação, enriquecimento ilícito, atraso, agonia, insegurança, miséria, injustiça, desordem, corrupção, inversão de valores, trafico de drogas e de influências, descaramento e um sem numero de coisas ruins, que são hoje, as referências do PT. Comemorar o que mesmo?

Postar um comentário