Minha Figura

Denúncia do blog surtiu efeito: Prefeitura de Caxias recupera “cercadinho” das ruínas da Balaiada

18.2.15
Cerca de madeira em torno das ruínas antes...
No último dia 21 de janeiro, com o título “História caxiense abandonada: ruínas da Balaiada e Cristo Redentor sofrem com o descaso do poder público” (que o leitor pode lembrar clicando aqui), fiz um relato sobre o abandono da mais importante atração turística de Caxias, as ruínas da Balaiada. A postagem repercutiu no meio empresarial, político e cultural de Caxias.

... E agora: recuperada e garantindo boas fotos para os turistas
De diversas partes do Brasil, caxienses saudosos da sua terra se manifestaram.

Abordei naquela postagem que a única intervenção do poder público naquela área foi na distante administração Aluizio Lobo, coisa de mais de 30 anos.

Uma cerca de madeira que hipoteticamente protegia o local estava praticamente destruída e as ruínas ficavam desprotegidas da ação de pessoas mal intencionadas.

Base do Cristo Redentor continua como antes
Pensei que ao propor o debate, a Prefeitura de Caxias tomasse as providências para fazer do monumento algo que pudesse garantir sua real importância no contexto histórico e turístico do município. Que nada!

Dias depois de denunciar o abandono em que se encontrava nossa maior representação na história do Brasil, o cercadinho, apenas ele, foi restaurado pelo governo Léo Coutinho.

Já o outro local apontado naquela postagem de janeiro, a base de apoio da estátua do Cristo Redentor, localizada na Praça da Matriz, continua sem receber nenhuma atenção da Prefeitura.

Pensando bem, seria demais para o signatário do blog esperar que o governo que se intitula “cada vez melhor” pudesse fazer duas ‘grandes’ ações para preservar a história da cidade numa mesma denúncia.

É torcer para que a sensibilidade do prefeito possa garantir pelo menos um reboco nos pés do Cristo Redentor.

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Valeu Sabá, isto sim, é jornalismo com responsabilidade. Quando se faz com seriedade, sem aquela intenção de criticar por criticar, se é ouvido. Já escrevestes alguma pagina sobre o recapeamento asfáltico que está sendo feito na cidade? Te lembras que o Paulo Marinho deixou um lombo asfáltico na Av. Central que durou até agora? Pois ele desapareceu. Relata, fala disso. Isso ai é noticia - e das boas.

  1. Anônimo disse...:

    Veja essa aí Sabá. Prefeito, no face, agradece a todos pelo belo Carnaval e "esquece" o secretário de segurança... Por que será? kkk

  1. Anônimo disse...:

    Os caxiense não deve agradecer A ou B pelo um ótimo carnaval, é uma festa por si ja é brilhante e maravilhosa, essa cambada que esta ae que são incompetentes e sabe administrar nossa linda princesinha, por isso eu digo nem coutinhos e nem marinhos....

Postar um comentário