Minha Figura

A bola é tua, Léo Coutinho!!! Governo do MA faz convênio de R$ 4,5 mi mensais para rede de saúde de Caxias

4.2.15
Primeiro repasse será no próximo dia 10 de fevereiro

O governo do Maranhão deve anunciar a qualquer momento a celebração de um convênio de R$ 4,5 milhões mensais para ser aplicado no custeio da saúde de Caxias.

Os recursos serão usados em todas as etapas da saúde do município, desde a atenção básica até o funcionamento do Centro de Oncologia, que está em vias de ser concluído e funcionará num anexo do Hospital Geral de Caxias.

Com nenhum tipo de convênio sendo feito entre a Prefeitura e o governo do Estado na gestão Roseana Sarney, o setor entrou praticamente em colapso. Diante dessa falta de apoio, o governo municipal aproveitou o fator político para jogar a culpa desse desmantelamento na ex-gestora estadual, cuja culpa não pode ser debitada totalmente a ela, já que o governo federal, mantenedor da saúde pública em todo o território nacional, realiza os repasses a todas as unidades da federação por número de habitantes.

Há muito tempo, mesmo quando o então prefeito Humberto Coutinho tinha a fartura de convênios nos governos José Reinado e Jackson Lago, a saúde caxiense sempre foi o calcanhar de aquiles do grupo político dominante na cidade.

(Imagem ilustrativa)
Tornando-se um problema crônico nos governos dos coutinhos, a solução via os gordos convênios que acontecerão em breve dificilmente será sentida no dia a dia da população, pois os governantes são os mesmos e o corpo de servidores de primeiro escalão também são os mesmos, não se vislumbrando nenhuma mudança administrativa na área.

Por outro lado, os prestadores de serviço na saúde do município tendem a diminuir a quantidade de tranquilizantes que ingerem diariamente diante dos atrasos nos pagamentos a que são submetidos. Alguns chegam a fazer terapia de grupo para superarem a agonia por que passam.

Bem, embora com uma fartura de recursos para os próximos dias, o blog não acredita muito em paz e sossego para prestadores de serviço e nem em melhoria no atendimento da saúde do município.

Mas, dependendo da fé do paciente, até chá de erva-cidreira cura muitos males.

5 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Tinha que trocar era semáforos da cidade são semáforos antigos acho que são de 30anos atrás e só vive quebrados inclusive o da praça da chapada que eu acho que só vão ajeitar quando ocorrer algum acidente.

  1. Anônimo disse...:

    Blogueiro verifique pois parece que uma parte desse ja vai ser usada para custear o carnaval na av alexandre costa, verifique.

  1. Anônimo disse...:

    vão comer essa grana só de um tapa.

  1. Anônimo disse...:

    bom mesmo é pra casa de saúde.

  1. Anônimo disse...:

    agora esta proibido morrer alguma criança na maternidade Carmosina Coutinho desculpa não tem mais valor para a população diante de tanta grana, contando que isso só é a parte do Governo Estadual, mais mesmo assim vamos dar o troco para os desmandos desse prefeito em 2016. nos aguarde.

Postar um comentário