Minha Figura

Reconhecimento justo! Creche inaugurada na Vila Lobão homenageia Maria das Neves Coutinho Lacerda

16.1.15
 “Minha avó era uma mulher guerreira, dedicada ao amor e a ajudar ao próximo. Se preocupava em fazer o bem, a servir sem olhar a quem. Não tinha grandes posses, mas tinha o suficiente para ajudar a quem lhe procurava. Tinha uma vida comum, e por ser essa mulher muito humana, era muito dedicada às crianças. Sinto-me orgulhoso e agradecido ao prefeito Léo Coutinho em poder homenagear uma pessoa que me ensinou a chegar até aqui”, vereador Luís Lacerda, neto da homenageada durante discurso na solenidade.

A creche Maria das Neves Coutinho Lacerda foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 16, na Vila Lobão.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Léo Coutinho, lideranças políticas, secretários, vereadores e a comunidade local e adjacências.

O Centro de Educação Infantil Maria das Neves Coutinho, atenderá 250 crianças do bairro Vila Lobão e adjacentes, na faixa etária de 3 a 5 anos, nos turnos matutino e vespertino. A estrutura padrão conta com oito salas de aula, salas de repouso, informática, sala multiuso, brinquedotecas, além de banheiros e outras repartições.

Visivelmente emocionado, Luis Lacerda ocupou uma rede social na tarde de hoje para demonstrar sua alegria e satisfação com o reconhecimento obtido pela sua avó.

No texto ele relata a trajetória de vida de Maria das Neves, a mãe preta, com menção especial ao cuidado dela com as crianças.

Confira abaixo:

“Sexta-feira,16 de janeiro de 2015.

É para mim, minha família e amigos, uma grande alegria hoje, nesse momento de homenagem à Mãe Preta, Maria das neves Coutinho Lacerda.

Para mim é um momento histórico e simbólico. É histórico pelo reconhecimento do trabalho que Maria das Neves Coutinho Lacerda como aquela que colaborava com o serviço gratuito junto à maternidade de mães e de crianças na sua infância.

Hoje, muitos de nós, que a conhecemos, e que passamos pelo seu “colo”, seus cuidados, seus ensinamentos, sentimos saudades de sua presença. Que a conheceu sabe bem do que falo.

E é também um momento simbólico, porque, a generosidade do seu trabalho de colaboração nos cuidados com a vida de muitas crianças, hoje homens e mulheres feito, pode servir de exemplo, para inspirar essa Creche que se inaugura e leva seu nome, a exercer a função de uma comunidade educadora, que para além, da escolarização, possa também ensinar valores fundamentais para a vida desde a infância, como o amor, o cuidar, o respeito, a gratuidade. São esses valores que recordamos quando nos lembramos da presença de MÃE PRETA NA NOSSA INFÂNCIA.

Aliás, a infância é uma fase da vida muito importante de aprendizagens, inclusive, aquela em que guardamos as melhores recordações da nossa vida. E se recordar significa guardar no coração, então, que o Testemunho de vida de Maria das Neves Coutinho Lacerda, ou Mãe Preta, como chamávamos carinhosamente, sirva para tirarmos lições para fazer dessa Instituição um lugar para as crianças que nela participarem.”

0 comentários:

Postar um comentário