Minha Figura

ENTREVISTA - Adelmo Soares feliz com o desafio de comandar uma pasta estratégica para o sucesso do governo Flávio Dino

23.1.15
Adelmo de Andrade Soares, vereador licenciado em Caxias, odontólogo, 42 anos, com experiência em administração pública, é o titular da Secretaria de Agricultura Familiar do governo Flávio Dino. O blog fez uma entrevista com o secretário onde o mesmo falou das expectativas do cargo, dos projetos em andamento, do tamanho do desafio que assumiu e da esperança de sucesso do governo Flávio Dino, de quem é amigo pessoal e foi um dos coordenadores de sua campanha vitoriosa em 2014. Confira a entrevista:

Blog do Sabá: Um dos grandes desafios do governo Flávio Dino é melhorar o IDH do Maranhão, e todos sabemos da importância que a agricultura familiar terá nessa missão. O senhor acredita ser possível uma melhora significativa nesse índice (IDH) nos próximos quatro anos a partir de um bom trabalho na pasta que está comandando?

Adelmo Soares: Dos três índices que medem o IDH, a Saúde e a Educação só podem ser observados uma melhora em médio e longo prazo, já a renda pode ser observado de forma mais imediata. É exatamente aí que entra a Agricultura Familiar, que visa, sobretudo, o melhoramento da renda de quase 30% da população.

Criada recentemente, a Secretaria de Agricultura Familiar tem estrutura suficiente para corresponder às expectativas?

Adelmo: Estamos construindo uma pasta com apoio do governador, o que nos ajuda bastante. Sua sensibilidade nos deixa tranquilos com relação à estrutura.  Estamos nos preparando para atender à população do Maranhão estruturando um corpo técnico muito bem qualificado. Flávio Dino é taxativo quando fala de suas prioridades e dentre elas está a agricultura familiar, que foi seu compromisso de campanha e, diferentemente do que pensam, não é somente um cargo político e sim uma pasta essencial na administração de Flávio Dino.

Quais os projetos da sua pasta que já estão sendo colocados em prática?

Adelmo: Estamos elaborando, dentro do projeto MAIS IDH, uma ação que vai transformar a vida de três mil maranhenses, com a implantação do projeto SISTEMINHA EMBRAPA. Envolvendo outras pastas, será um marco na administração de Flávio Dino, que ouviu e viu nosso projeto e já autorizou sua operacionalização.

O Maranhão possui uma grande extensão territorial com vocações específicas para determinada região. O governo Flávio Dino já tem projetos que contemplem as vocações de cada região?

Adelmo: Sim, o primeiro passo será o concurso público para a área de assistência técnica, que deve acontecer muito em breve. Não se pode falar em Agricultura Familiar sem falar em assistência técnica e em incentivo à comercialização. Vamos atuar nessas duas frentes.

A região dos cocais, especificamente, sua maior cidade, Caxias, foi praticamente esquecida na gestão passada. Podemos esperar uma ajuda especial do atual governo para nossa região?

Adelmo: Com certeza estaremos presentes não só em ações, mas fisicamente. Queremos ajudar todo o Maranhão. Na região Leste temos três municípios entre os 30 com menos IDH. Nossas ações estarão presentes em todos os municípios da região. O Governador Flávio Dino determina que, sem distinção de A ou B, temos que viabilizar todos os projetos que beneficie o povo.

O senhor está à frente do maior cargo público de sua vida. Não sente um pouco de medo do tamanho do desafio?

Adelmo: Desafio sempre foi meu forte. Muito jovem, fui diretor de hospital, depois coordenador de Saúde Bucal, secretário de Saúde, secretário de Trabalho e Economia Solidária e depois do Esporte, além de ter três mandatos de vereador. Tenho a confiança de Flávio Dino e de Humberto Coutinho. Vamos enfrentar com muita serenidade, humildade, foco, determinação e muita Fé. Vai dar certo, sim!

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    O adelmo tem tudo para fazer um grande trabalho e galgar importantes degraus nesse governo, mas deve tomar cuidado com as armadilhas que vão colocar pra ele. Boa sorte Adelmo, vc merece sucesso.

  1. Anônimo disse...:

    FAZENDO UM BOM TRABALHO, ADELMO SE CREDENCIA NA POLÍTICA EM CAXIAS

  1. Anônimo disse...:

    Adelmo Soares, tem se movimentado bem, e as pessoas não estão colocando ele na disputa em 2016, mas vejamos uma aliança AS com FG seria imbatível contra Leo? E se Leo não de colar, que é o que parece, AS não seria uma opção?
    Ser secretário no governo de Flávio Dino é credencial sim para qualquer cargo dentro ou fora do Estado, basta ver as fotos de AS em Brasília, em São Luís e pelo Maranhão a fora. Sei Não mas no jogo de 2016 tem um gordinho que corre a passos largos por fora.

Postar um comentário