Minha Figura

Rancor eterno – Era para ser Comendador Alderico Silva, mas Cleide Coutinho consegue na Assembleia que Hospital Regional receba nome do médico Everaldo Aragão

19.12.14
(1992) Alderico Silva recebendo mais uma comenda do então 
governador Edson Lobão: foram muitas homenagens em vida
O empresário Alderico Jefferson da Silva (1908-2005), foi o maior empreendedor da história de Caxias. “Seu Dá”, como era conhecido, de menino pobre fez fortuna e construiu um império na princesa do sertão.

Atuando no comércio, pecuária, indústria, gráfica, jornal e emissora de TV, foi na saúde que Alderico Silva fez sua maior ação social.

O Hospital Miron Pedreira, que funcionou durante décadas onde hoje está instalada a Faculdade da família Coutinho, foi um hospital escola para médicos de várias gerações, inclusive sendo um dos primeiros empregos de Humberto e Cleide Coutinho quando chegaram em Caxias recém-formados.

Foto histórica: Alderico Silva em foto de 1963
com João do Vale e Luiz Gonzaga
O local onde os coutinhos constroem milhares de casas, shooping center, onde será o novo prédio da Prefeitura e muitos outros empreendimentos, também foi de propriedade da família Silva.

Adversário político durante os últimos 20 anos de vida do comendador Alderico Silva, Humberto parece que ainda nutre pelo falecido empresário um ressentimento que nunca irá acabar.

Estava praticamente certo que o Hospital Regional de Caxias receberia o nome de "Comendador Alderico Silva" em homenagem a maior empresário que Caxias já teve. Esse justo reconhecimento teria partido do então secretário de Saúde, Ricardo Murad, que sabia da importância que o homenageado teve em Caxias e na região leste do Maranhão e em especial na área da saúde.

O deputado Max Barros, sobrinho do comendador Alderico Silva, embora ingenuamente, vazou a história nos corredores da Assembleia, o que motivou a súbita mudança no nome do Hospital.

De autoria da deputada Cleide Coutinho, juntamente com o deputado Arnaldo Melo, o Projeto de Lei no 228/2014, denomina o Hospital Regional de Caxias de “Hospital Doutor Everaldo Ferreira Aragão”.

O médico Everaldo Aragão (in memoriam) foi um dos grandes profissionais da saúde na cidade e merece ser homenageado, mas existem muitos prédios da área em Caxias a serem inaugurados que poderiam receber seu nome.

E foi a importância do novo homenageado que garantiu o silêncio de todos diante da tentativa de apagarem da memória de Caxias um dos seus maiores nomes, que foi o comendador Alderico Silva.

Pode não ser nome de prédio público durante o domínio da família Coutinho em Caxias, mas o legado de A. Silva está intrinsecamente ligado a história dessa cidade e isso ninguém nunca irá apagar.

15 comentários:

  1. Cleiton Araújo disse...:

    sabá isso não é só rancor não é mesmo pura inveja, o comendador Alderico Silva conseguiu tudo com o trabalho, com o suor do seu rosto, como diz a bíblia

  1. prof. Ramiro disse...:

    Alderico Silva construiu o primeiro hospital do interior do Maranhão e foi o maior empresario do Nordeste, construiu também a fabrica refinaria. e a baiana Cleide e Humberto Coutinho? enricaram com o SUS e Politica. pobre caxias.

  1. Ricardo disse...:

    " De autoria da deputada Cleide Coutinho, juntamente com o deputado Arnaldo Melo..."
    Qual o motivo de você estar atribuindo a mudança do nome do Hospital, apenas a Deputada Cleide Coutinho, e comentando sobre o "possível" rancor do Deputado eleito Dr. Humberto ?
    Você mesmo coloca em sua matéria que, o ex Presidente da Assembléia, e hoje Governador Biônico, Arnaldo Melo, TAMBÉM foi autor do PL.
    Opa..espera aí... Não é esse mesmo Arnaldo Melo, que faz parte da base aliada da oligarquia Sarney? Não é esse mesmo Arnaldo Melo que foi "colocado" no poder para ficar 21 dias ?
    Porque será que ele não vetou, ou melhor, porque ele com seus supostos conhecimentos, não impediu a votação desse PL, já que ele seria "supostamente" oposição a Deputada Cleide Coutinho e ao Deputado eleito Dr. Humberto ?
    Com a palavra, você, blogueiro.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Caro Ricardo, você acredita a deputada Cleide toma alguma medida política sem o consentimento do marido? Você acha que o mandato dela não é por conta da força política dele? Você acha que Arnaldo Melo, que elegeu uma filha deputada, é amigo de Humberto Coutinho de longas datas, será inimigo ou mesmo adversário dos coutinhos? Você acha que por ser da base aliada da governadora Roseana, Arnaldo Melo iria contra tudo que Humberto Coutinho fizesse? Qual o motivo que Arnaldo Melo teria para vetar ou ir contra um interesse do poderoso Humberto Coutinho? Acredito que o Ricardo (???) não conhece bem o jogo político e como funciona os interesses dessa classe.

  1. Anônimo disse...:

    Caro Saba, concordo com você, Não tem nem comparação Alderico Silva com os Coutinhos, mostre-me uma benfeitoria feita por essa ultima família, senão aumentar seu patrimônio que iniciou-se através do SUS. Ate porque Humberto e Cleide Coutinho, tiveram como patão o próprio Alderico Silva, pois, ambos quando aqui chegaram recém formados foram empregados dos Silva. Talvez isso seja o rancor.

  1. Anônimo disse...:

    E foi exatamente o Miron Pedreira que nos provocou a maior decepção com os dois polticos que se dizem maiores dessa cidade " Paulo Marinhos & Humberto Coutinho " são simbióticos , iguaisinhos ! Em nosso primeiro embate pelo Miron paar ser a Faculdade Tecnológica de Caxias, verba do PROEP, do FHC , com nosso conhecimento projetamos , na época 2,7 milhões de reais, o governo era de Marcia Marinho, a educação Soccoro Waquim, addjunta Deusimar Serra, levado o pelito, desconsideram o pleito , renegaram , ma no ultimo dia " PM e Deusimar Serra voam para Brasilia farejaram os milhões mas perderam ? chegaram no ultimo dia na ultima hora mas, sem o projeto , sem a carta de intençao , sem o levantamento diagnóstico e Caxias perdeu...mas , o raio cai dus vezes no mesmo lugar sim! participando do goeverno HC e responsável pela JUVENTUDE, fizemos mais do que a nossa parte "reabrimos a luta " HC , negou, alegou que o predio era confuso tinha óbices herdeiros etc etc..era pepino demais, tremi na base , mas era dentro de sua casa e nos retiramos maos do que decepcionado , e mais ainda poois 5 dias depois ele "compra em nome de leo COUTINHO " a terra o predio que era inviável para ser a Faculdade Tecnológica de Caxia s e que hoje seria a cabeça de ponte do Parque Industrial, Empresarial , ou seja lá o que ? prejudicou a juventude caxienses publica !!! pois sua ambição é privada e mais ainda destinou o CEFET O IFMA para o Caxirimbu ? alado aos incompetentes do PTISMO caxienses, Joãozinho e Sivia...não conseguiram e hoje posam de beneficiários da isntituição, esse foi o motivo principal de nosso rompimento , não foi emprego que não pedimos nenhum ! e não podem dizer ao comtrario...essa injustiça com o coemendador foi pior com a figura baiana que vem aqui a cada eleição, vemos de lá da casa do comendador e pedimos naquele dia de Caranval que baixasse o som ali no EXELSIOR , nunca vamos esquecer aquela senhora ao lados de outras escancarou a heresia " aquele macaco velho já vai tarde" é esse o sentimento deles para com o povo de Caxias...sou o anônimo Professor Arimatea

  1. Segundo disse...:

    Quem é das antigas conhece o Sr.Alderico Silva. Chegava no Banco do Brasil armado, botava a arma na mesa do gerente pra pegar emprestimo, era ligado as oligarquias do estado do maranhao sempre proximo do poder. Mandava e desmandava na politica.
    Dr.Everaldo é um exemplo de humanista. Medico educadissimo, homem honrado, nada tem contra seu nome.
    Não é possivel que um local de salvar vidas tenha um nome de Alderico Silva. Merece sim ter o do doutor Everaldo eternizado.

  1. Anônimo disse...:

    Esse tal de “Segundo” deve ser mesmo um grande idiota e desconhece totalmente a história de Caxias. Alderico Silva chegava durante um bom tempo no banco do brasil e em vários outros lugares armado como em décadas passadas isso era comum na cidade. Ele fazia isso para intimidar seus inimigos e não para obrigar o gerente a lhe emprestar dinheiro. Era ligado as oligarquias, assim como Humberto Coutinho também o era e só largou quando o Zé Reinaldo rompeu com o Sarney e ele então “criou” coragem. E pelo que eu vi a matéria não desmerece o dr. Everaldo, aborda apenas a troca de nomes do hospital feito por rancor dos coutinhos. Satisfeito “Segundo”, ou quer outra aula de história de Caxias? Mas é a verdadeira história, não a de baba ovo do seu tipo, que só enxerga a verdade da família Coutinho.

  1. Anônimo disse...:

    Antes, os primitivos registravam fatos e personagens históricos em paredes rochosas, hoje a mídia escrita e áudio-visual, registram os acontecimentos. Basta uma simples pesquisa e a verdade vem à tona. O problema é a biografia, sempre se fala bem do sujeito. Em Caxias, pelo que se ver e se ouvi, Paulo Marinho é o único que há consenso, os outros são como santos. Não devemos confundir fato com imagem, vamos citar algumas “personalidades” que tem nome de ruas, escolas, hospital, bairros, que contribuíram com Caxias, mas se envolveram em corrupção: Aluísio Lobo, José Sarney, Humberto Coutinho, Sebastião L de Sousa, Márcia Marinho, dentre tantos outros. Uma pessoa Excelente para Caxias, Administrador e Empreendedor foi o Doutor Marcelo Tadeu de Assunção, este é o nome.

  1. Anônimo disse...:

    Saba quem é você para falar de Rancor, você está cuspindo no prato que comeu e agora existe duas pessoas que tem tanto rancor dentro de disse que se chama Sabe e Reginaldo Pinho, como disse Ana Paula Padrão quando existe um problema de rancor procura no dinheiro.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Olha como tem idiota que se esconde no anonimato para falar besteira. “Cuspindo no prato que comi?” Quer dizer que um dia ter sido aliado de algum político me tira o direito de ficar contra ele? Então, meu caro, é bom você começar a proferir suas bobagens contra o Humberto Coutinho, pois ele esteve, desde que entrou na vida pública, ao lado da família Sarney e sendo um dos seus maiores aliados no Estado e só criou coragem de romper depois que o Zé Reinaldo também rompeu. Não tenho rancor, apenas faço denúncias consistentes contra servidores públicos.

  1. Anônimo disse...:

    Puxas do passado e do presente. Só vêem méritos no dinheiro e no poder. Não há diferenças entre os atores. São todos iguais, de tempos diferentes. Antes o dinheiro era remetido em sacos de estopa ou em malas grades. Agora vêm através das inúmeras notas frias, emitidas para legalizar roub
    o. Tudo igualzinho... Reconhecimento a Alderico Silva? Só de puxas. Everaldo sim, era um trabalhador e sacerdote da saúde. Simples e humano. Esse merece

  1. Anônimo disse...:

    sabá admiro demais seu trabalho agora meu amigo querer compará Dr. Everaldo com Alderico Silva é no minimo ridiculo. Alderico silva teno certeza que seu pai também lhe disse isso era um coronel que assim como os sarney conseguia tudo na base do poder, nosso saudoso Dr. Everaldo era humanista médico por profissão quer tirar a prova bote uma enquete no seu blog e veja que tem a preferencia do povo. um abraço.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Caro anônimo, onde foi que eu, nos comentários ou na matéria desse post comparei dr. Everaldo com Alderico Silva??? Por favor, leia novamente o post e entenda. O hospital teria o nome do Comendador A. Silva e manobraram o colocaram o nome de dr. Everaldo, um grande médico caxiense. Leia novamente pra vc entender. Abraços!

Postar um comentário