Minha Figura

O que há com o curso de Direito da FAI?

27.12.14
Por Francinaldo Morais, professor de História, membro do IHGC e acadêmico de Direito

Nos últimos dias (dez/14) os proprietários da FAI têm utilizado as três repetidoras de TV sob seus controles para "defesa" do curso de Direito da IES. 

Hoje andando pelo Centro de Caxias recebi um panfleto chamando para o Vestibular 2015.1 da FAI.

Isto me fez questionar: por que um curso que aprova tanto na OAB-MA precisa ser tão "defendido"?

Decidi examinar de perto.

Fonte: Portal do Maranhão, sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014 às 21h37.
“MEC confirma conceito da FAI”

A FAI foi conceituada pelo MEC [Qual MEC?] como uma das melhores faculdades do país.

Utilizando o Exame Nacional dos Estudantes- ENADE, o Ministério da Educação - MEC, anunciou novos conceitos para os cursos de Pedagogia e Direito da Faculdade do Vale do Itapecurú-FAI [Quando e como o MEC fez isto? Onde está publicado?].

Segundo o MEC [Idem], a infraestrutura, instalações e recursos didático-pedagógicos, além do corpo docente composto por mestres e doutores renomados [Quais?] contribuíram para os conceitos de bom para o curso de Direito e Muito bom para o curso de Pedagogia [Qual procedimento o MEC utiliza os conceitos “bom” e “Muito bom”?].

A FAI é uma das instituições de ensino que mais aprova no Exame da Ordem dos Advogados – OAB em todo o Maranhão [Quem fez a pesquisa para afirmar isto? Onde publicou? A OAB-MA e a OAB-Caxias ainda não se manifestaram sobre as reiteradas reprovações, suspensões e assinaturas de Termos de Ajustes de Condutas assinados e descumpridos pelos proprietários desta IES].

[Não há que se questionar a boa fé e os esforços dos jovens e adultos que procuram o Curso de Direito da FAI. O que se faz urgente é a instituição de formas de controle externo sobre o Curso de Direito e sobre sua Gestão. Pode-se  facilmente constatar, disponibilizado pelo MEC na internet, que os proprietários da FAI têm mantido o curso de Direito em nível considerado “insatisfatório”. Este fato cria uma situação paradoxal que só a OAB-MA pode explicar: em todos os ENADEs (Exames Nacionais de Desempenhos de Estudantes) que participou a FAI ficou abaixo de 2 (dois) no entanto seus proprietários dizem alcançar os maiores índices de aprovações do estado no exame da Ordem!!!. Nos dois casos são os mesmos estudantes avaliados!!! Veja-se apenas a mais recente aferição do Curso de Direito pelo MEC (?):  http://download.uol.com.br/educacao/vestibular_suspenso_2013/dou_pag121.pdf].

0 comentários:

Postar um comentário