Minha Figura

Timon - Povoado Campo Grande recebe mutirão de Saúde

7.11.14
A Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), realizou um mutirão de atendimentos no povoado Campo Grande. Todos os procedimentos e serviços foram disponibilizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Firmino de Sousa.

Consulta médica, entrega de medicamentos, agendamento de mamografia e transvaginal, vacinação, citologia, aferição de pressão, glicemia e distribuição de preservativos foram os serviços ofertados à comunidade. A imunização contou com as vacinas HPV, Poliomielite, Hepatite B, tríplice Viral, febre amarela e outras.

Todos os morados que são assistidos pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) 40 e 41 foram convidados a participar do mutirão. Segundo informou o Agente Comunitário de Saúde (ACS), Expedito Linhares, já está sendo planejado um próximo mutirão para início do ano de 2015.

Quando identificadas alteração da pressão arterial ou na glicemia, o paciente já era indicado para a consulta médica e, caso identificada a necessidade, era encaminhado para receber o medicamento adequado. “Hoje, estamos fazendo agendamento para especialistas. O paciente só irá a Timon já no dia da consulta, que será marcada por nós previamente. E assim também está sendo feito com a mamografia e transvaginal. Além disso, dentro das atividades campanha Novembro Azul, já estamos marcando os exames de sangue de PSA para os homens com idade a partir de 45 anos, para identificar alteração na próstata”, explica a coordenadora da Atenção Básica, Ana Patrícia Bringel.

Muitas pessoas procuraram a UBS para serem atendidas, dentre elas a senhora Maria Francisca, 75 anos. “Eu vim aferir minha pressão, porque já tive pressão alta e nunca mais medi pra saber como está. E também pra me consultar com o médico”, conta. Cabeceira do Inhuma, Boqueirão, Bebedouro, Santa Maria do Engenho, Custódia, Cariri, Alto formosa e Santa Maria foram alguns povoados atendidos nesta quinta-feira (06). (Assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário