Minha Figura

Sui generis! Caxias, a cidade com três prefeitos

28.11.14
Este é ‘prefeito’ o que manda
Caxias é uma cidade cheia de particularidades. As disputas políticas na princesa do sertão chamam a atenção da classe política de todo o Estado.

Nas últimas décadas, os embates travados entre os grupos políticos locais despertam a curiosidade e um interesse especial dos maranhenses.
Este é ‘prefeito’ o que desmanda

Desde Eugênio Barros, que chegou a governar o Estado, sucedido na importância política por Alexandre Costa, e em seguida por João Castelo, Zé Castro, Aluizio Lobo, Paulo Marinho, Hélio Queiroz e Humberto Coutinho, foram nomes que dominaram e ainda dominam o noticiário político caxiense.

Já este, inaugura obras e dá entrevistas
Nessa jornada, passamos por períodos de forte turbulência e até desastre administrativo, representados nas gestões de Sebastião Lopes de Sousa e Ezíquio Barros.

Mas em nenhum momento de nossa história vivenciamos algo parecido com o que ocorre agora: Caxias tem três prefeitos.

Léo Coutinho é o prefeito de direito. A ele cabe a liturgia do cargo. Inaugura obras, aparece na mídia dando entrevistas como prefeito, fala como prefeito e é anunciado em eventos públicos como prefeito.

O prefeito de fato, cuja palavra final decide o que deve ou não ser feito, é Berilo Araújo.

O todo poderoso secretário municipal de Fazenda ordena os pagamentos, corta pagamentos, se o prefeito promete um pagamento para determinado fornecedor, é de Berilo a decisão de preencher o cheque. “Sabá, o Léo garante que paga determinado dia e o Berilo é que decide, sem nenhuma cerimônia”, contou-me um empresário local impressionado com o poder acima do prefeito demonstrado pelo tio de Léo Coutinho.

Nas reuniões com os secretários, Berilo Araújo teve que deixar de participar, haja vista o constrangimento que provocava ao dar ordens a todo o secretariado.

Já Humberto Coutinho é o prefeito da parte política. Age em todas as decisões políticas importantes. Pra se ter uma ideia do poder do deputado eleito, nenhum dos sete cargos disponíveis na Mesa Diretora da Câmara Municipal recebeu a indicação do prefeito de direito. Léo Coutinho não participou de nenhuma conversa nos bastidores da eleição da Câmara. Se participou, não teve nenhum valor a sua presença entre os vereadores.

A situação é constrangedora pra qualquer político, mas no caso da atual adminstração em Caxias isso parece normal para muitos.

É que não existe a figura de um grupo político no poder. Trata-se de uma família no poder.

O fato dos três ‘prefeitos’ conhecidos serem parentes, dá uma ideia de que Humberto Coutinho só confia “no sangue” para gerir a cidade.

Diante desse cenário, quem conhece os bastidores do poder local não esconde o constrangimento nos eventos públicos da cidade quando Léo Coutinho é apresentado como prefeito.

Mas a pior parte fica pros aliados, mensalinhos e contratados, que são obrigados a bater palmas e defender os patrões em público e em redes sociais.

Haja constrangimento!!!

7 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    É verdade Sabá, a cidade tem um dono, uma família. Eles se dão ao luxo de tomarem por assalto os instrumentos de defesa dos trabalhadores e do povo colocando na direção pelegos, onde estão os imprescindíveis? aqueles que deveriam estar à frente dos movimentos do povo, estão nos Gabinetes, recebendo mensalão, como um exército de reserva em prontidão, que entrará em combate para defender o patrão do povo informe e acéfalo. Os nossos Doutores em Política e em Direito, estão nos bares brindando a incompetência e à miséria.

  1. Anônimo disse...:

    SABÁ TIO EMPRESTADO É O QUE VOCÊ QUER DIZER, SIM, PORQUE BERILO É APENAS "MARIDA" DA IRMÃ DO EX PREFEITO, SABÁ VOCÊ SABIA QUE NA SECRETARIA DE FAZENDA ELE É TRATADO PELO SEUS FUNCIONÁRIOS CONTRATADOS COMO 1º MINISTRO FAZENDO REFERENCIA A PAISES DA EUROPA, SABÁ ESSE HOMEM TEM MESMO É QUE SER INVESTIGADO JUNTAMENTE COM O SECRETARIO DE SAÚDE PELA POLICIA FEDERAL. FICA AQUI A DICA.

  1. Anônimo disse...:

    É Coutinho pra todos os lados.
    Sec de Fazenda Berilo
    Sec de Urbanismo recem criada André sobrinho
    Sec de meio Ambiente Ivanilson Primo
    Todas as irmas de Thais e a propria estao empregados
    Berilo Ainda manda na saúde,fazndo,setor de compras,licitação e agora via mandar na educação.
    é coutinho que nao acaba mais

  1. Anônimo disse...:

    Sabá faltou a Josvalda !!!

  1. Anônimo disse...:

    o prefeito Leo Coutinho assina papel se o Berilo Araújo mandar. É tanto desmando nesta prefeitura, na verdade existe somente interesses particulares, não estão preocupado com os caxienses, chega de faz de conta na saúde e educação, cadê os concursos públicos, mantem contratados para se manter no poder. Vamos acordar Caxias, favor... seu filho vai continuar sem oportunidade nesta cidade a mercê do faz de conta, do que esta tudo bem...

  1. Júlio César disse...:

    Concordo com vc , mais vc sabe porque a Josvalda nao vai mais pra secretaria de Educaao????? Pio iso mesmo que vc esta pensando , Humberto Coutinho ta começando a cortar as asas do berilo , imagina aí , o cara já manda em quase tudo e ainda na grana da educação, e muita fortaleza pra uma pessoa só né , como dizia o apresentador Ricardo Marques , ME FACA UMA GARAPA.......,

  1. Anônimo disse...:

    não concordo mais e inveja, pior era no governo do paulo marinho atrasava até 4 meses o pagamento, dava calote em tudo o que era fornecedor DEUS é que vai livrar nossa cidade destes maldito marinhos.

Postar um comentário