Minha Figura

Devotos de São João do Sóter organizam caminhada até o Alto São Francisco num resgate as tradições de 60 anos do festejo

2.10.14
População sotense tenta manter a 
tradição do festejo de São Francisco

Resgatando a tradição do povoado Alto São Francisco, devotos do município organizam para este sábad0 (04), uma caminhada saindo da sede até o local do festejo.

De acordo com os romeiros, a ideia é não deixar que a festa do santo perca a referência que a mesma tem para o povo sotense.

O festejo no povoado Alto São Francisco iniciou-se há 60 anos com a moradora do povoado, Dona Eurides, que, juntamente com a família, construiu uma capela na localidade.

Em 2009, o grupo político liderado por Clodomir Rocha, ergueu a imagem de 16m de São Francisco, o que impulsionou a vinda de romeiros de todo o Maranhão, e até de estados vizinhos, para os festejos.

A capela onde se originou todas as celebrações do festejo no povoado também foi reformada pelo grupo político de Clodomir Rocha, garantindo espaço e conforto para os devotos.

O asfaltamento da estrada de acesso, assim como das ruas do povoado, também foi possível devido a intervenção política dos atuais mandatários de São João do Sóter.

Sendo o sucesso e a infraestrutura de todo o festejo de São Francisco obtidos graças a intervenção política da comunidade sotense, nada mais natural que a população do município queira uma participação maior nas atividades religiosas do local.

A caminhada dos devotos sotenses sairá na madrugada de sábado, às 03:00h da manhã a partir da Capela São Francisco, na Rua Califórnia, onde os romeiros irão percorrer o trajeto com orações até o povoado.

Ao chegarem no povoado, por volta de 08:00h, será celebrada uma missa na Capela fundada pela pioneira do festejo com todos os romeiros de São João do Sóter e aqueles que estiverem presentes no local.

Vamos manter as tradições e a fé do povo sotense em São Francisco”, garante Dona Feliciana Gomes, ansiosa para participar do evento.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Jo4:23-24 Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.
    muitos politicos se aproveitam da fe de alguns para poder angariar votos futuros!

  1. Anônimo disse...:

    Os políticos também têm fé. (Neles).

Postar um comentário