Minha Figura

Flávio Dino tem o dobro de intenções de voto do 2º colocado, diz pesquisa

14.9.14

A três finais de semana da eleição, nova pesquisa de intenção de voto apresenta vitória no primeiro turno de Flávio Dino, candidato da Coligação Todos pelo Maranhão. A pesquisa Exata/TV Guará/Fiema divulgada neste domingo (14) aponta Flávio Dino com o dobro das intenções de voto de Edinho Lobão: 56% a 28%.

Os candidatos Saulo Arcangeli, Zéluis Lago, Antônio Pedrosa e Josivaldo Corrêa tiveram 1% cada um. Brancos e nulos foram 6%. E 6% dizem não saber ainda em quem votar.

Considerando apenas os votos válidos, o candidato Flávio Dino tem 63% das intenções de voto contra 31% de Edinho, candidato do grupo Sarney. Os outros candidatos somam 6%.

O questionário da pesquisa Exata/TV Guará/Fiema está registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob protocolo MA-00045/2014 e ouviu 1.400 mil pessoas em 45 municípios maranhenses entre os dias 9 e 13 de setembro. A margem de erro das sondagens é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.

Ampla vantagem
Em todas as pesquisas realizadas até o momento, Flávio Dino aparece na frente, mesmo na pesquisa Ibope, contratada pelo grupo Sarney. Flávio Dino vem se destacando nacionalmente no cenário político por conta da luta contra a oligarquia, e veículos nacionais já destacam a queda da família Sarney.

Se a eleição fosse hoje, Flávio seria eleito no primeiro turno – um cenário que vem sendo confirmado por todas as pesquisas registradas e divulgadas até agora.

Edinho Lobão não tem conseguido mudar seu índice de rejeição (39%), mesmo após a campanha na televisão. Suas propostas não têm sido bem aceitas pela população e o recente escândalo da Petrobras envolvendo seu pai, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, piorou ainda mais o cenário para o candidato.

Espontânea
A Pesquisa Exata/TV Guará – Fiema traz consultas distintas para governador do Estado: pesquisa estimulada, espontânea, um cenário de segundo turno e rejeição.

Na pesquisa estimulada, o candidato Flávio Dino se mantém a frente com 56% das intenções de voto. O candidato do PCdoB alcançou esse mesmo percentual nas últimas duas semanas. Lobão Filho, que havia marcado 27%, agora tem 28%. Na última semana de agosto, o candidato do PMDB tinha 25%. Utilizando a margem de erro da pesquisa, Flávio Dino pode chegar a 59,2%; e ter no mínimo, 52,8%. Lobão Filho teria no máximo 31,2%; e no mínimo, 24,8%.

Com a proximidade do dia das eleições, o número de eleitores indecisos, que está entre os que não sabem em quem votar ou não responderam a consulta, tende a cair. Na semana passada, eles eram 6%; no final de agosto 7%. Agora são apenas 4%. A redução dos indecisos e quase nenhuma alteração no desempenho dos candidatos na série de pesquisas indica uma consolidação da preferência do eleitorado para governador do Estado.

A série de pesquisas espontâneas também registra essa tendência. Flávio Dino marcou 42%, contra 19% de Lobão Filho; praticamente o mesmo desempenho registrados pelos candidatos na primeira semana de setembro, quando Dino marcou 41% e Lobão, os mesmos 19%. Na última semana de agosto, o candidato do PCdoB tinha 34%; e o candidato do PMDB, 13%.

Rejeição
Na consulta sobre a rejeição dos candidatos, Lobão Filho, candidato do grupo Sarney, permanece como o candidato mais rejeitado. Marcou os mesmos 39% que tinha na primeira semana de setembro. Zé Luís Lago (PPL) permanece como o segundo mais rejeitado. E a rejeição dele subiu de 21% para 27%. Flávio Dino tem 18% de rejeição. Na primeira semana de setembro, o candidato do PCdoB tinha 17%.

7 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    acho que voce deveria deixar de apresentar esta pesquisa pois ela se mostra sem credibilidade pois a tv guara e de propriedade do roberto rocha candidato a senador do lado dop flavio diono.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    A emissora de propriedade de Roberto Rocha é a TV Cidade. A TV Guará é de propriedade dos mesmos donos da concessionária Dalcar.

  1. Anônimo disse...:

    Esse blog já prestou. Agora só se fala em política aqui. So se respira política aqui. So se respira, e de forma tão bem aclamada, Flávio Dino. Esse cara sabe puxar saco. Imparcialidade ficou para profissionais da comunicação e não para amadores.
    SóAcho

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Caro anônimo, o blog é e sempre foi voltado à política. Quanto a imparcialidade na comunicação, sugiro que procure no fundo do mar ou em outro universo. Abraços e obrigado pela audiência.

  1. Anônimo disse...:

    Não preciso ir ao fundo do mar. Na faculdade de JORNALISMO, coisa que você nao deve saber o que é, aprendemos isso.

  1. Anônimo disse...:

    é uma vergonha não temos que puxar saco de a ou b, temos é que nos unir e ter palavra forte e autentica contra esses bando de pilantras, tanto marinhos, coutinhos, saneys e dinos

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Ah! Você é jornalista? Será que no seu curso superior lhe ensinaram a ter coragem e mostrar a cara quando agredir alguém? Falar bobagem se escondendo no anonimato é fácil. Só por curiosidade... Você trabalha em que meio de comunicação que é imparcial?

Postar um comentário