Minha Figura

Contradições questionadas - Justiça determina que IBOPE conceda relatórios à coligação de Flávio Dino

19.9.14
Em até 2 dias, o instituto IBOPE contratado pelo Sistema Mirante de Comunicação deverá entregar à Coligação “Todos pelo Maranhão” as planilhas dos questionários que resultaram na 1ª pesquisa no instituto. O pedido foi deferido pela Justiça Eleitoral na tarde de ontem.

As pesquisas eleitorais podem ser fiscalizadas por todos os cidadãos. É o que diz a lei. Baseado nisto, a coligação “Todos pelo Maranhão” que defende a candidatura de Flávio Dino a Governador conseguiu o acesso a todos os questionários aplicados no Maranhão pelo instituto IBOPE.

Defendendo o direito amplo de “fiscalização das pesquisas eleitorais pelos partidos políticos, com acesso a informações e ao relatório entregue ao contratante da pesquisa (Lei 9504/97, art. 34, p. 1º, c/c a Resolução do TSE 23.400/2012)”, o juiz Ricardo Macieira determinou a entrega de todas as planilhas à coligação que reúne 9 partidos.

A entrega deverá ser feita por e-mail aos advogados da coligação até a próxima segunda-feira. De posse dos dados completos, a coligação poderá constatar eventuais problemas na condução da pesquisa.

A suspeita recai porque o Ibope foi o único instituto a divergir sobre os resultados da eleição para Governo e Senado. Segundo o levantamento do instituto, 18% dos maranhenses ainda estariam indecisos – o que, de acordo com especialistas, é extremamente difícil de ocorrer às vésperas de uma eleição.

O histórico do instituto também é duvidoso no Maranhão. Em eleições anteriores, o Ibope teve resultados marcados por dar vantagem a candidatos apoiados pelo grupo Sarney. Na eleição de 2006, quando Roseana Sarney perdeu a eleição para Jackson Lago, o instituto previa que o pleito seria decidido em primeiro turno com ampla vantagem para a filha de José Sarney. (Do blog do John Cutrim)

0 comentários:

Postar um comentário