Minha Figura

Candidatura do PMDB no MA - Comitê usa ônibus escolar para levar material eleitoral

25.9.14
A campanha do candidato da família Sarney ao governo do Maranhão, senador Edison Lobão Filho (PMDB), tem usado ônibus escolares com a identificação do programa Caminho da Escola, do governo federal, para espalhar propaganda eleitoral pela capital do Estado, São Luís.

O Estado teve acesso a um vídeo que flagrou o uso de um desses veículos pela campanha. A gravação mostra o ônibus sendo abastecido com cartazes de Lobão Filho no pátio de seu comitê eleitoral situado na Avenida São Luís Rei de França, uma das mais movimentadas da capital maranhense, no bairro de Turu. O veículo que aparece no vídeo não tem placa, mas sua lataria está caracterizada como a dos veículos do programa federal. O caso desencadeou uma investigação do Ministério da Educação (MEC) sobre seu suposto uso eleitoral. Responsável por conduzir a auditoria, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação responsável pelo Caminho da Escola, informou que o procedimento já foi instalado, mas não tem data para ser concluído. Neste ano, segundo o órgão, houve investimento de R$ 44,6 milhões para enviar 203 ônibus do programa Caminho da Escola para o Maranhão.

A mesma imagem transmitida ao MEC e ao FNDE foi enviada ao governo do Maranhão e à Prefeitura de São Luís. A governadora Roseana Sarney (PMDB), via assessoria, disse que não foi "possível identificar, pela imagem, se o ônibus escolar pertence à Seduc (Secretaria de Educação)" e que a gestão do transporte escolar "é de responsabilidade das prefeituras". A assessoria do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) afirmou que "o veículo em questão não integra a frota do transporte escolar da Prefeitura de São Luís". Lobão Filho foi questionado por meio de sua assessoria, mas não enviou resposta à reportagem até o fechamento desta edição.

A governadora, que lançou Lobão Filho como candidato à sua sucessão, já fez ao menos dois eventos públicos neste ano para divulgar sua parceria com o FNDE. Em maio, Roseana anunciou a entrega de 75 ônibus para diversas prefeituras. Depois, em agosto, anunciou a entrega de mais de 60 ônibus. "O investimento é da ordem de R$ 29.861.280,00, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação", divulgou o site do governo do Maranhão sobre a cerimônia realizada em agosto. Estados e municípios podem comprar ônibus do programa com recursos próprios, em parceria com o FNDE ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário