Minha Figura

Bastidores & bastidores

9.9.14
Quente
A campanha eleitoral finalmente esquentou. Ainda não chegou a pegar fogo, mas pelo andar da carruagem, logo, logo vamos ter vários focos de incêndio Maranhão afora.

Tolos
Enquanto o clima de guerra nas ruas ainda não começou, é nas redes sociais que partidários de políticos de todas as matizes começam a botar as unhas de fora e ensaiam todo dia uma briga virtual.

Baixo nível
Parece que somente para acariciar egos, uma onda chegou em Caxias: ridicularizar o adversário. Correligionários de políticos locais passam o dia inteiro agredindo candidato A e candidato B numa troca de insultos que não leva a lugar nenhum.

A peso de ouro
O candidato a deputado estadual Humberto Coutinho ressuscitou o seu marqueteiro para tomar de conta da campanha, mas o que estamos vendo na prática não é nada demais. Pelo tradicional “feijão com arroz”, o homem está recebendo perto de 500 pilas. Dinheiro fácil para um trabalho mole.

Incansáveis
Fábio Gentil e Catulé Jr. passam a maior parte da semana fora de Caxias fazendo campanha. Motivo: o colégio eleitoral do município não é suficiente para garantir o sucesso nas urnas. E tome pé na estrada.

Nada
Quando se pergunta para um correligionário de Lobão Filho em Caxias sobre apoio financeiro do candidato ao governo, a resposta é curta e seca: NADA. Tem deles que fica com vontade de perguntar aos ‘cabeças’ da campanha: “e os 30 milhões?!”

Estratégico
Parece que Flávio Dino resolver dar uma atenção especial à região leste. Caxias, Timon e Coelho Neto formam um colégio eleitoral estratégico, pois além de ter grandes lideranças o apoiando, Flávio Dino também enfrenta a força contrária de Sétimo Waquim, Paulo Marinho e Soliney Silva nestas cidades. Os três municípios influenciam e muitos os demais ao redor.

Liderança
Quando muitos políticos do leste maranhense precisam usar o poder financeiro para mostrar força perante seus correligionários, em Timon, o ex-prefeito Chico Leitoa consegue empolgar e arrastar multidões em sucessivas campanhas eleitorais. É um líder nato.

Constatação
Quando da grande caminhada de Flávio Dino realizada no domingo em Timon, vários aliados de Caxias ficaram perplexos com a liderança de Chico e Luciano Leitoa naquela cidade. “Em Caxias o Humberto Coutinho não consegue fazer um negócio desse tamanho”, repetiam vários caxienses que participaram do evento.

Zangado
Ainda na tarde de sábado, o próprio ex-prefeito Paulo Marinho estava no largo de São Sebastião checando tudo para o comício que seria feito horas depois. Microfone na mão, era PM que fazia o tradicional teste do som. “Alô, som, alô, som...”, repetia ele. Naturalmente, uma cena dessas, que anos antes era inimaginável, chamou a atenção de um grupo de jovens que estavam no local. “Iú, iú, iú”, debochavam os rapazes. PM pegou o microfone e, olhando fixamente, bradou: “respeito, rapaz, a gente tá aqui é trabalhando”. Os jovens deixaram o local temendo algo pior.

0 comentários:

Postar um comentário