Minha Figura

Alta tensão na Câmara! Bancada oposicionista denuncia farra de dinheiro na campanha de Humberto Coutinho e descaso da administração do município

16.9.14
Vereador Catulé
O clima literalmente pegou fogo na sessão desta segunda-feira (15) na Câmara Municipal de Caxias.

Logo no pequeno expediente os vereadores Fábio Gentil e Taniery Cantalice puxaram o coro contra o governo.

A escola do município do Brejinho está sem professor de ciências há um bom tempo e a Secretaria de Educação não viabiliza o professor, mas a irmã do Edval do Brejinho (cabo eleitoral do ex-prefeito Humberto Coutinho) foi nomeada como diretora-adjunta”, revelou Taniery que em seguida questionou: “como é que providenciam uma diretora-adjunta enquanto falta um professor?”.

Em seguida, Fábio Gentil, embora enfrentando uma árdua batalha como candidato a deputado estadual, fez questão de comparecer na sessão desta segunda-feira e protestou contra a atual administração.

Por onde andamos constatamos uma só realidade: a saúde está mal, a educação também”, iniciou Fábio que após várias criticas dirigidas ao prefeito Léo Coutinho, disse que “ele não ama a cidade”. “E como ele não ama a cidade em que vive, não tem compromisso com o nosso povo”, continuou o parlamentar oposicionista que chegou a avaliar que o prefeito “só pode ter é ódio do povo”.

Ao contrário do caos administrativo da cidade, Fábio disse que a campanha de Humberto Coutinho é milionária.

Eles deveriam usar esse dinheiro era com melhorias para a população”, sugeriu Gentil.

Benvinda Almeida falou em seguida e relatou suas andanças em alguns povoados da cidade. “Vi a situação de precariedade de postos de saúde e de escolas da zona rural e encontrei no povoado Piaçaba uma situação de calamidade, pois a escola do município mais parece um chiqueiro de porco”, denunciou a vereadora que abordou também as péssimas condições de postos de saúde.

Primeiro orador a usar a tribuna, Catulé estava em noite inspirada e abriu seu discurso dizendo que “Caxias enfrenta a campanha eleitoral mais agressiva dos últimos anos”.

A mobilização de funcionários municipais em atividades de campanha dos candidatos do grupo Coutinho foi denunciada pelo vereador oposicionista.

O prefeito manda fechar repartição em plena segunda-feira para que os funcionários participem de caminhadas e carreatas dos seus candidatos”, revelou Catulé denunciando também que “funcionários do município são obrigados a colar cartazes nas suas casas e adesivar carros com os candidatos do Palácio da Cidade”.

Catulé asseverou nas denúncias afirmando que o prefeito faz terror com os funcionários, principalmente na zona rural, ao cobrar empenho na eleição dos seus aliados. “Usam o poder para promover o terror contra esses funcionários”, citou ele apontando os povoados Engenho D’água, Nazaré do Bruno e Cabeceira dos Cavalos como os principais locais onde isso está acontecendo.

Outra denúncia grave feita por Catulé foi a destruição de material de campanha daqueles que estão lutando contra os interesses dos atuais mandatários da cidade.
Diante do bombardeio dos oposicionistas, o vereador Antonio Luis deu a seguinte declaração: “nosso prefeito melhorou a performance”.

Em outro aparte ao discurso de Catulé, Fabio Gentil fez um paralelo entre o aumento significativo dos empreendimentos da família Coutinho e a chegada deles ao poder em Caxias.

É incrível a relação do aumento da fortuna e dos empreendimentos do grupo Coutinho e a chegada deles ao poder no município”, apontou FG que citou o pai do prefeito de Caxias, “que não tinha nenhum empreendimento na cidade antes de 2004 e hoje é o maior empresário da cidade e um dos maiores do Maranhão”.

Mesmo em menor número, uma característica dos oposicionistas na Câmara é de sempre defenderem o debate e o diálogo com os colegas de situação, o que permite o aparte em todas as oportunidades que estão na tribuna, o que não acontece com a maioria governista, que não permitem o contraditório e não concedem intervenções nas suas falas.

8 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Muito bom, mesmo não adorando nenhum politico em caxias, gostei de presenciar a denuncias que esses vereadores fizeram a prefeito de caxias, muito bem colocadas e fundamentadas, agora essa cobrança não deveria ser realizada por um ou dois vereadores pois as mazelas e maus tratos com nosso povo estão para todos presenciaram, e dois ou tres obeservam, cade os demais, tipo genival moto peças, lacerda, irmã não seu q, geronimo, aquele lá do tamarineiro que é envolvido com cartões, etc..etc..são 19 vereadores e só a aposição ver as coisas erradas mesmo sendo do lado prefeito os vereadores aliados tem fazer suas poderações em favor do nosso povo caxiense, ACORDA CAXIENSE VAMOS FAZER UMA VARREDURA NESSES VEREADORES QUE NÃO OS DEFENDE OS INTERRESSES DE NOSSO POVO.

  1. Anônimo disse...:

    Esse blog tem dois pesos e duas medidas. Pena.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Dois pesos e duas medidas? Obrigado. Ruim seria se tivesse dois pesos e apenas uma medida.

  1. Anônimo disse...:

    O espaço é seu, portanto, pode fazer dele o que quiser. Do mesmo jeito é sua interpretação sobre os dois pesos e as duas medidas. Você sabe bem do que falei.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Humm... Continuo sem entender, amigo. Dois pesos e apenas uma medida mostraria a contradição entre algo com dois pontos de vista sobre um assunto único. Mesmo assim, obrigado pela audiência.

  1. Anônimo disse...:

    Faz-se de desentendido...Está no lugar certo. Políticos, blogueiros, cabeleireiros...são assim mesmo. Mas a questão dos dois pesos e duas medidas diz respeito a procedimentos. A tratamento dado a pessoas segundo a conveniência. A atenção dada a determinado assunto dependendo de quem o aborde. Comentários não postados porque expõem amigos...Ou seja, você pra ser uma pessoa pública, que emite opiniões, deve abster-se de determinadas práticas. Deve dar tratamento igualitário a quem se manifesta em seu espaço. Sabe por quê? Porque quando elogia um político amigo seu, que pode até nem valer nada, abre, automaticamente, espaço para o contraditório. Não são questões pessoais, são questões que dizem respeito a comportamentos - comportamentos políticos. Assim não procedendo, faz parecer ser parcial... por algum motivo. Peço-lhe que que não me julgue mal. Só estou pretendendo contribuir na construção de um espaço sério, merecedor de nossa "audiência". Mais: criticas construtivas, devem existir para ajudar no ajustamento de condutas. Seja humilde, pois esta é uma grande virtude.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Caro anônimo, quanto a comentários não postados, e que agridem amigos meus, não os publico por 3 motivos: são agressivos, trazem acusações sem provas e feitos no anonimato. Não gosto de perder amizades, aliás, prezo todas elas. Abro o espaço para o contraditório, mesmo que seja anônimo (como é o seu caso), mas que apresentem o mínimo de coerência no comentário (novamente, como é o seu caso). Não me cobre imparcialidade, pois eu, nem nenhum jornalista, blogueiro, juiz, cabeleireiro ou gari é imparcial. Tenho muitos defeitos no meu trabalho, mas, entre erros e acertos, acredito estar com um saldo positivo nos acertos. Caso me conhecesse pessoalmente saberia o quanto sou humilde, justo e amigo. Abraços e obrigado pela audiência.

  1. Anônimo disse...:

    Tá bem Sabá. Suas assertivas me fazem cada vez mais incrédulo em nossa espécie. E olha que somos racionais. Siga em frente que refarei meus conceitos, talvez, como v/ diz, por não lhe conhecer, fiz avaliações precipitadas. Abraços,

Postar um comentário