Minha Figura

(Sonhava ser secretário no ‘governo’ Flávio Dino) – Vereador Adelmo Soares na lista do TCU como ficha suja tem futuro ameaçado na política

7.7.14
E agora? Prefeito Léo Coutinho terá que cumprir lei de 
autoria do ex-vereador Ricardo Marques e não poderá 
contar com Adelmo como secretário municipal - Decisão 
do TCU não afeta atual mandato de Adelmo 
na Câmara que ficará no cargo até 2016
Acabou-se o que era doce. Um dos maiores (digamos assim...) torcedores da candidatura de Flávio Dino ao governo do MA, o vereador Adelmo Soares, tem seu futuro político ameaçado por conta de impedimentos que irá enfrentar daqui por diante. É que ele é um dos primeiros nomes na lista do TCU divulgada nos últimos dias como ficha suja no Maranhão.

A condenação de Adelmo Soares é da época em que o mesmo foi gestor na área da Saúde de Sítio Novo (MA), onde, juntamente com o então prefeito João Alfredo do Nascimento, foi condenado no processo 023.970/2009-9 que trata de irregularidades na aplicação de recursos do setor.

O advogado de Adelmo Soares neste processo é nada mais nada menos que o irmão do candidato ao governo do PC do B, Sálvio Dino. Só pelo defensor do parlamentar caxiense vê-se o tamanho da encrenca que o mesmo tentou, em vão, se livrar.

Com o nome na lista do TCU, Adelmo Soares, caso desejasse se candidatar nas eleições deste ano, estaria impossibilitado, haja vista que o TRE não aceitaria seu registro. Sua inclusão da lista do Tribunal de Contas o impede de se candidatar nos 8 anos seguintes a sua condenação, ocorrida em 2013, ou seja, só estará apto ao teste das urnas em 2021.

Mas apesar de não sonhar com um cargo na Assembleia Legislativa, Adelmo tinha outro sonho: ser secretário de Estado num hipotético governo Flávio Dino. Por azar dos azares, a Constituição do Maranhão impede que um condenado por um tribunal de contas possa assumir qualquer cargo público no estado. Com isso, o vereador caxiense não terá uma “boquinha” caso Dino seja eleito em outubro.

Dizem que desgraça nunca vem desacompanhada e, no caso de Soares, ela vem em cascata.

Quando vereador em Caxias, Ricardo Marques marcou seu mandato emplacando um Projeto de Lei que proibia aqueles com condenações por órgão colegiado (Tribunal de Justiça, de Contas, dentre outros) assumissem cargos públicos no âmbito do município.

Os cargos de comissão tratados pelo projeto de lei incluem secretários, secretários-adjuntos e subsecretários, além dos nomeados para cargos diretivos nas autarquias, fundações e empresas públicas do município de Caxias (MA). Pessoas que tenham condenações em órgãos colegiados da Justiça ficam proibidas de serem contratadas pelo município por um período de oito anos a partir do cumprimento da pena.

E o que isso significa numa tradução clara? Que Adelmo Soares não pode ser secretário de Esportes no município de Caxias.

Muitos viram a substituição de Adelmo pela esposa na Secretaria de Esportes de Caxias como um ato político (condenável) do prefeito Léo Coutinho que prestigiou o correligionário enquanto o mesmo volta à Câmara Municipal, mas na prática fica livre para trabalhar na campanha de Flávio Dino ao governo. Pode até ser isso, mas a volta de Adelmo ao cargo após as eleições poderá ser um pouco traumática, pois o Ministério Público pode e deve acionar o município por conta do impedimento de sua contratação baseado em Lei Municipal.

De parabéns o ex-vereador Ricardo Marques por tão moralizadora iniciativa quando ocupou uma cadeira no parlamento caxiense.

8 comentários:

  1. Costa Filho disse...:

    ESSES POLITICOS DE CAXIAS SÓ ANDAM EM CARRÕES, MORAM EM CASARÕES, ELES DEVEM SER TRABALHADORES PERFEITOS PARA GANHAREM MUITO DINHEIRO, E O POVO MORRENDO DE FOME, A CRIANÇA NA ESCOLA SEM MERENDA, OS POSTOS DE SAÚDE SEM NENHUM MEDICAMENTO, OS HOSPITAIS SEM MÉDICOS, A CIDADE SEM SEGURANÇA, SEM INFRAESTRUTURA,SEM LIMPEZA, OU MELHOR O POVÃO SOFRENDO TODAS AS CONSEQUÊNCIAS, MAS OS CARAS DA POLITICA NADANDO DE BRAÇADAS NA GRANA PUBLICA..... SEM TRABALHAREM E ISTO CHAMA-SE SURRUPIO....

  1. Costa Filho disse...:

    QUEM NÃO TRABALHAR É ASSIM MESMO QUER VIVER AS CUSTAS DO POVÃO....

  1. Anônimo disse...:

    Adelmo só te compra quem não te conhece! Kkkkk Agora quer fazer o povo do maranhão a proxima vitima! Adelmo e Leo coutinho tiram mais voto do Flavio Dino do que adquirem!

  1. Anônimo disse...:

    Rapaz, aceita que é mais fácil.

  1. Anônimo disse...:

    Infeslismente o mais acessado blog dessa cidade, esta perdendo a credibiludade, por uma única razão. O nobre blogueiro, não se sabe ainda por qual motivos... não publica as postagens dos seus leitores que, aos pouco estão deixando de acessar. Seja mais profissional amigo Sabá.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Sou profissional e não sou irresponsável. Não publico acusações de prática de crimes contra quem quer que seja, nem que seja contra desafetos meus, pois não deixarei este espaço ser depósito de recalques e frustrações daqueles que acusam sem provas e se escondem na covardia do anonimato.

  1. Anônimo disse...:

    esse blogueiro só sabe crítica o prefeito ,por sábá você não falar da sua governadora que ti paga para falar bem dela de alguns vereadores que ti dá uma esmola para você falar bem deles seja homem rapaz fale a verdade no seu blogzinho de merda seja sincero falar da corrupção de roseana sarney que pensa que os maranhense são escravo dela mais acabou a escravidão quem não que sarney no maranhão e o povo

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Caro anônimo nervoso. Quantas matérias você leu neste blog onde eu falava bem da governadora Roseana? Procure ai nos arquivos e me mostre onde “falo bem da governadora ou mesmo defendo o governo dela”. Vai cansar de procurar, mas não vai encontrar.

Postar um comentário