Minha Figura

Chico Leitoa comemora 60 anos entre parentes e amigos

10.7.14
Do blog do Ludwig Almeida

Nascido no dia 09 de julho de 1954 no povoado São Gonçalo, zona rural, e de origem humilde o timonense Francisco Rodrigues de Sousa que tempo depois ficou conhecido popularmente como Chico Leitoa resolveu comemorar seus 60 anos de idade de forma diferente. Ontem a Fundação Cidadania foi palco de um acontecimento que deve ficar na memória de muito que ali estiveram o ex-prefeito Chico Leitoa conseguiu reunir no mesmo espaço além de familiares os amigos de velhas datas tanto da política como dos tempos de escola. 

O ex-prefeito Chico Leitoa e sua esposa, Dona Beta estavam acompanhado dos filhos Davi e Luciano, e este com suas esposas e filhos. Durante a celebração os filhos, noras, netos, irmãos e sobrinhos do ex-prefeito Chico Leitoa participaram através de leituras de passagens bíblicas.

O local escolhido por Chico Leitoa para comemorar seus 60 anos de idade, a majestosa Fundação Cidadania é o que pode ser considerado o marco zero de sua vida política. O local foi sede do histórico Juventude Timonense – Jet, grupo que reunia jovens timonenses e que teve a frente o engenheiro Chico Leitoa como um dos seus presidentes, entre outros que hoje também fazem parte da história de Timon. Foi a partir desse grupo denominado Jet que o engenheiro Chico Leitoa começou toda sua carreira na vida política, passando de secretário municipal de Obras, prefeito por duas vezes, como suplente chegou a assumir os mandatos de deputado federal e estadual, diretor do Departamento Estadual de Infraestrutura e Transporte – Deint. Em seu partido o PDT já exerceu os cargos de presidente municipal, tesoureiro, delegado e atualmente é vice-presidente regional. O ex-prefeito Chico Leitoa é comendador, condecoração que recebeu do governo do Piauí no ano de 2000, através da Comenda Batalha do Jenipapo, numa solenidade na cidade de Campo Maior.

A comemoração da passagem do aniversário do ex-prefeito Chico Leitoa foi marcada por vários atos, celebração evangélica e católica além da apresentação de um documentário que contou toda a vida de um dos políticos mais tradicionais da oposição maranhense. O documentário intitulado “O próprio Francisco” traz relatos desde os tempos de criança ainda na zona rural de Timon até os dias atuais da vida de um dos políticos mais conhecido no estado do Maranhão e fora dele. No documentário o ex-prefeito Chico Leitoa fez questão de ressaltar a importância de sua companheira de todas as horas a esposa Maria Bernadete, conhecida como Dona Beta. “Jamais teria enfrentado tantos obstáculos e vencidos todos sem exceção, se não fosse o incentivo e o apoio de Dona Beta na minha vida”, relatou Chico Leitoa.
 
As principais lideranças política das oposições maranhense fizeram questão de estar presente aos 60 anos do histórico pedetista Chico Leitoa. Entre eles estavam o candidato ao governo do Maranhão, advogado Flávio Dino (PC do B), ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), o vice-prefeito de São Luis e candidato a senador Roberto Rocha (PSB), deputado federal Simplício Araújo (SDD), ex-ministro Edison Vidigal e sua esposa Eurídice Vidigal, a vereadora de Coelho Neto, Cristiane Bacelar.

A noite que comemorou os 60 anos do ex-prefeito Chico Leitoa também foi marcada por discursos políticos e usaram da palavra o deputado federal Simplício Araújo, o ex-ministro Edson Vidigal, o ex-governador Zé Reinaldo Tavares, o vice-prefeito Roberto Rocha e o advogado Flávio Dino. O comunista Flávio Dino fez questão de marcar a noite com seu discurso. “Somos gratos a ele por partilhar sua vida e de sua família com Timon e com o Maranhão. O Chico Leitoa não pertence somente a Dona Beta e aos seus filhos e amigos, mas, a todos nós e a história do Maranhão”, falou Flávio Dino.

O prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB) fez questão de homenagear seu pai durante o discurso que fez. “Se fosse pra nascer de novo e pudesse escolher meu pai, pediria para ser filho do Chico Leitoa novamente”, disse Luciano Leitoa.

Como de praxe, o ex-prefeito Chico Leitoa não deixou passar em branco e resolveu pegar o microfone na companhia de sua nora Aldeneyde Sousa e cantaram duas músicas para a plateia presente. (Fotos: Edi Vasconcelos Fotografias)

6 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Então você mudou de lado? ou pra continuar recebendo a grana de Timon você não pode ataca Flávio Dino,kkk quem te viu quem te vê,tem que pagar as parcelas da sw4 hein?

  1. Anônimo disse...:

    Chico Leitoa é uma das maiores lideranças políticas do MA

  1. Anônimo disse...:

    A presença de tantas lideranças estaduais no aniversário do ex-prefeito de Timon mostra o tamanho da sua importância. Mas Sabá, cabe aqui uma pergunta: Por que o Flávio Dino deu o comando da sua caampanha na região pro Danísio Marabuco, já que o mesmo não anda bem com os leitoas????

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Mudei de lado?! Não tenho lado amigo.

  1. Anônimo disse...:

    Anote essa ae blogueiro e demais leitores, o flavio dino esteve no ano passado no aniversario, ele estara ano que vem? sabemos que o fururo so DEUS pertecem, mas caros leitores este candidato vai está em qualquer aniversario de um politico do lado dele assim como o outro candidado, me recordo bem, que em nossa princesinha os dois cadidatos a prefeito os mesmo estavam em quase todas as peladas que aconteciam em nossa cidade, agora vejam se os mesmo frequentam as tais pelada, um porque foi derrotado, outro só em busca de grana para ele e sua familia, é uma pena só quem somos taxados de otarios somos nós!! infelizmente, acorda povo da região dos cocais e principalmente da princesinha!

  1. Anônimo disse...:

    Só figurões. um ex-presidiario, dois lobistas e um comunista. Aguenrta Maranhão!

Postar um comentário