Minha Figura

Saúde de Timon oferece mais serviços para a população

3.6.14
Secretaria de Saúde atuou no Mutirão de Catarata, Justiça Itinerante e Encontro de Mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS está realizando uma série de ações que visam otimizar o atendimento à população de Timon. Como exemplo, no último fim de semana, a gestão da pasta programou alguns serviços que foram executados em alguns pontos da cidade.

No Hospital Regional Alarico Pacheco, aconteceu mais uma etapa do mutirão de catarata. A ação é uma conquista da Secretaria de Saúde que, desde o ano passado, beneficia muitas pessoas que antes precisavam se dirigir até a cidade de Caxias para realizar o procedimento. O mutirão acontece em parceria com o Estado. Todos os procedimentos da iniciativa ocorrem no Hospital Alarico Pacheco, que entra com a estrutura física, e a Secretaria de Saúde disponibiliza sua equipe de médicos especialistas.

Justiça Itinerante
 
No Povoado Vertente, a secretaria participou do projeto Justiça Itinerante, promovido pelo poder Judiciário do município. A ação contou com uma equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde, que levou até a localidade uma série de serviços na área, totalizando aproximadamente 500 atendimentos.

Entre os serviços oferecidos, houve o atendimento de consultas médicas, verificação de pressão arterial, vacinação, glicemia capilar, citologia, marcação de exames, além da distribuição de kits de higiene dental, cadastramento do cartão SUS, entre outros. Tudo isso para garantir à população da zona rural – que geralmente possui dificuldades de deslocamento – o direito de adquirir serviços essenciais à saúde.

I Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Extrativistas

A equipe de profissionais do Centro de Testagem de Aconselhamento – CTA participaram do I Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Extrativistas, no povoado Paiol. No evento, os especialistas da saúde promoveram palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Hepatites Virais e tabagismo. Houve ainda a realização de testes rápidos.

Em todas essas ações da secretaria, o secretário municipal de saúde, Marcio Sá, fez questão de comparecer e reafirmar o compromisso da pasta em melhorar o acesso à saúde no município. “Temos trabalhado dia a dia para que a população de Timon possa ter um atendimento de qualidade dentro do seu próprio município, para que não seja mais preciso ter que se deslocar para outras cidades. A cirurgia de catarata, por exemplo, é uma conquista para todos os timonenses e tem devolvido a visão para várias pessoas, principalmente da terceira idade. Agora ficou bem mais fácil realizar o tratamento. A participação da pasta em projetos como o Justiça Itinerante é de fundamental importância, pois assim, podemos levar mais cidadania para as pessoas da zona rural e oportunizá-las ao acesso de serviços essenciais à saúde”, comentou o gestor. (Assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário