Minha Figura

Prefeitura de Timon realiza capacitação sobre uso de drogas

8.6.14
Buscando fortalecer a parceria na busca de amenizar os problemas relacionados ao uso de drogas e a violência nas escolas, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Polícia Militar, promoveu nesta sexta-feira (6), no auditório da Fundação Cidadania, o I Curso de Formação em Prevenção ao Uso de Drogas nos Espaços Escolares. O evento teve início pela manhã e seguiu durante todo o dia.

De acordo com o sargento Clímaco, que faz parte do Programa Nacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), esse é um problema que deve ter a preocupação de toda a sociedade, e principalmente dos professores. Estiveram presentes na abertura do evento, a Secretária de Educação Dinair Veloso, o Secretário de Desenvolvimento Social, Saney Sampaio, o Secretário de Saúde, Marcio Sá, o vereador, Raimundo Novaterra e o representante do 11º BPM, Major Medeiros. As autoridades presentes comentaram que esse tipo de trabalho de prevenção deverá sempre ser realizado através de parcerias.

A Secretária de Educação falou que a Semed tem conhecimento da importância que gira entorno da prevenção que é necessária ser feita dentro das escolas. São os professores que estão com o contato direto com esses alunos e são eles que podem fazer esse trabalho de conscientização. “Nós precisamos fazer esse trabalho preventivo, temos que atacar a causa e temos que trabalhar com quem está diretamente ligado com essas crianças e adolescentes. Por isso que estamos aqui hoje para formar super professores”, comentou Dinair.

O major Medeiros, do 11º BPM, comentou que existe uma diminuição dos índices de violência e uso de drogas onde o PROERD é realizado. O trabalho que será realizado durante a formação dos professores tem como objetivo dar ainda mais orientações e informações para que o processo de conscientização seja constante. Todos os professores presentes receberam um kit contanto a cartilha para educadores, cartilha que servirá de apoio na criação de atividade para os alunos e a programação do evento.

Nessa primeira etapa, sete escolas da rede municipal de ensino foram selecionadas seguindo o critério de índices elevados de violência, são elas: Escola Comunitária Ester, U. E. João Fonseca Maranhão, U. E. Benedito Silvestre, U. E. Marechal Castelo Branco, U. E. José Sarney, U. E. Odilo Costa e U. E. Urbano Martins. A meta da Semed é que até setembro mais 10 escolas sejam beneficiadas com a formação de seus professores.

O evento teve início com a palestra do Sargente Clímaco, que é pedagogo e educador do PROERD, com o tema “Drogas e Infância e Adolescência: importância da participação da escola e da família no processo de prevenção”. O sargento comentou que a sociedade, hoje, pensa que a responsabilidade é somente uma questão de seguranças pública, mas o que deve ser trabalhado é a consciência sobre a responsabilidade que cada um deve ter a respeito do assunto. “Devemos nos sentir responsáveis e ser isentos de qualquer ganho material ou pensamento politico e fazer com que as ações sejam desenvolvidas para a solução deste problema”.

Ainda na programação da manhã, os presentes assistiram à palestra, ministrada pela delegada, Ideusuite Matos, da Delegacia do Adolescente Infrator da Polícia Civil do Maranhão. Após o encerramento das atividades, os participantes tiveram uma pausa para almoço e retornando as atividades às 14h para a realização das oficinas sobre a elaboração e execução de projetos.

Durante a tarde, o evento seguiu com palestras e realização de oficinas. Os professores se dividiram em quatros grupos onde cada um realizou um pré-projeto com ações de combate às drogas que serão aplicadas nas escolas. 

O encerramento da capacitação foi marcado pela apresentação dos projetos. O prefeito Luciano Leitoa esteve presente e parabenizou todos pelo trabalho feito. "Fiz questão de estar aqui hoje porque é um tema de extrema importância, as drogas são uma realidade cada vez mais presente, infelizmente. Levem a sério e aprimorem essa ação para que possa ser seguida por outros municípios. Estou muito confiante nesse projeto e é com muita satisfação que assisti à todas essas apresentações aqui", concluiu o Prefeito. (Assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário