Minha Figura

Prefeitura de Timon desativa lixão

12.6.14
A prefeitura de Timon pensado no bem estar da população iniciou uma série de medidas que vão atender as determinações da Política Nacional de Resíduos sólidos (PNRS). A partir desta quarta-feira, 11, o lixão que fica próximo ao residencial Novo Tempo, localizado na saída de Timon, entra em fase de desativação. O local será cercado para que nenhum resíduo seja depositado. Agora, todo o lixo coletado na cidade passará a ser levado para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), já instalado na cidade, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais.

A medida da Prefeitura atende a meta estipulada pela Política Nacional de Resíduos sólidos (PNRS), prevista na Lei Nº 12.305/ 2010, que determina a desativação desses espaços até 02 de agosto de 2014, em todos os municípios brasileiros.

Preocupado com o gerenciamento correto dos resíduos sólidos da cidade, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado semana passada entre o Prefeito de Timon, Luciano Leitoa e Ministério Público Estadual. De acordo com o procurador do município, João Santos, a prefeitura já vem cumprindo as determinações estabelecidas na TAC. “A assinatura do termo só vem a confirmar o compromisso que a prefeitura tem em se adequar as regras, pois muitas já estão sendo cumpridas”, ressaltou o procurador do município.

O prefeito Luciano Leitoa, iniciou essas medidas com o intuito de trazer para Timon uma nova era, no que diz respeito à qualidade de vida da população. “Estamos iniciando esse trabalho, no objetivo de trazer para Timon um ambiente adequado para se viver, deixando para trás o lixão e trazendo para o nosso futuro uma realidade bem melhor, e já começamos isso com a chegada dos novos caminhões de limpeza. Agora com a desativação do lixão, queremos melhorar também a saúde de nosso povo nos preocupando com a saúde pública da nossa cidade”, comentou o prefeito.

Além do fechamento do lixão, uma outra medida é começar a fiscalizar e impedir de forma mais intensa, a partir desta quarta-feira (11), que carros de Timon e de outras regiões despejem de forma indiscriminada resíduos no lixão. Essa fiscalização é em parceria entre a Superintendência de Limpeza Pública e Urbanização (SLU), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), e Guarda Municipal.

A assessora Técnica da Semam, Emanuele Brito, afirma que cabe à Secretaria do Meio Ambiente fiscalizar, multar e autuar qualquer pessoa que esteja degradando o meio ambiente. “Com a ajuda da Guarda Municipal vamos intensificar essas fiscalizações e coibir a ação de agentes que venham a destruir o meio ambiente”.

Essa ação da prefeitura também cumpre e respeita a legislação ambiental, prevista na Lei Federal de Crimes Ambientais, Nº 9.605/98, que torna crime ações que venham a agredir ao meio ambiente. O superintendente da SLU, Alexandre Luz, ressalta que todo o esforço da prefeitura está voltado para tornar Timon uma cidade que sabe gerir de forma correta seus resíduos sólidos.

Fechamos o lixão e vamos a partir de agora iniciar a segunda fase que é dar o destino correto ao lixo e passar assim a implantar uma gestão integrada de resíduos sólidos, sem agredir as pessoas e ao meio ambiente”, concluiu Alexandre Luz. (Assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário