Minha Figura

Enquanto faltou padre para celebrar missa de sétimo dia na Igreja da Matriz, sobrou na missa de Ação de Graças do ex-prefeito Humberto Coutinho na Catedral

26.6.14
Padres e bispo na missa de Ação de Graças para Humberto Coutinho
Nesta terça-feira, 25, a devotada católica Enêy Lobão convidou amigos para a celebração da missa de sétimo dia em memória da sua saudosa irmã na Igreja da Matriz.

O pároco da referida igreja, por ser amigo da senhora Enêy Lobão, monsenhor Mendes, iria comandar a celebração tão importante para a família que perdeu o ente querido há tão pouco tempo.

Às 17:00hrs os amigos começaram a chegar. Às 18:00hrs nem sinal do padre Mendes.

Quando o relógio marcou 18:30h, após os presentes rezarem um terço, a senhora Enêy Lobão, já bastante triste, comunicou a todos que, pela ausência do pároco da igreja, a missa estava cancelada.

Vamos lá.

CASA CHEIA / Mídia do grupo Coutinho exalta 
“igreja lotada” e não o caráter religioso do evento
Naquele mesmo horário, o padre que faltou na Matriz, estava dando no “meio da canela” na igreja da Catedral. Mas que ninguém pense que era uma importante missa de sétimo dia de algum religioso ou mesmo de algum evento católico. Era apenas uma missa de Ação de Graças pela recuperação do homem mais poderoso e rico da cidade. O nome dele, evidentemente, é Humberto Coutinho.

Só presenciamos mais de um padre celebrando uma missa em Caxias em eventos da igreja católica. Isso acontece na Semana Santa e em festejos de padroeiros de algumas paróquias.

Na missa de Ação de Graças para Humberto Coutinho estavam o padre Jam, o bispo Dom Vilsom Basso e o próprio mosenhor Mendes que, aparentemente, ‘esqueceu’ do compromisso feito com a amiga para a celebração de sétimo dia.

Mas houve um tempo que...

Em meados da década de 1980, Caxias recebeu Dom Jorge Tobias de Freitas como novo bispo da cidade (veio ocupar o lugar de Dom Luis Marelim).

Dom Jorge tomou medidas polêmicas à época. Entre essas medidas, a retirada de luxuosas cadeiras estofadas que ficavam privilegiadamente instaladas próximo ao altar da Igreja da Catedral para que aqueles mais abastados da cidade sentassem confortavelmente, recebeu aplausos da maioria dos fiéis e revolta naqueles que se sentiram prejudicados.

Mas aquele novo bispo fez muito mais. Proibiu a realização de missa de corpo presente nas paróquias por que naquele tempo somente os ricos da cidade tinham esse privilégio dos padres de então.

Outra tradição quebrada por Dom Jorge naqueles idos de 1980 foi a ida do bispo para uma fazenda do pai de um político em Caxias localizada ali pelas imediações do povoado Baú para celebrar uma missa anual.

Como será que Dom Jorge reagiria ao ver sobrar padre para celebração de missa em Ação de Graças para político rico da cidade enquanto falta para celebrar missa de sétimo dia previamente marcada na Matriz?! Que falta que Dom Jorge faz...

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Uma vergonha!!!!!!

  1. Anônimo disse...:

    SOU CATÓLICO, MINHA FAMÍLIA E CATÓLICA, E NUNCA VOU SAIR DESSA RELIGIÃO QUE AMO, PORÉM A IGREJA CATÓLICA E OS BISPOS QUE A ADMINISTRAM SÃO VERDADEIROS "POLÍTICOS" OMISSOS NA QUESTÃO SOCIAL. ASSIM COMO UM ÓRGÃO PÚBLICO, A IGREJA ADORA PUXAR UM SACO DE ENDINHEIRADOS QUE POR SINAL TAMBÉM CONSEGUIRAM DE FORMA ILÍCITA. CADÊ O LADO SOCIAL DA IGREJA, ALGUÉM AÍ VIU ALGUMA AÇÃO PARA OS POBRES DE CAXIAS? FICO TRISTE...

Postar um comentário