Minha Figura

Comandante do 2° BPM de Caxias em entrevista a Catulé Jr.: “não tenho objetivo de passar mais de 2 anos em Caxias”

7.6.14

Advogado Catulé Jr. entrevistando o 

comandante do 2o BPM neste sábado.

O major Jurandy Braga, comandante do 2º BPM de Caxias, foi o entrevistado deste sábado no Programa Diz Aí, apresentado pelo advogado Catulé Jr. Com perguntas de relevância sobre a segurança pública, o bate-papo de 40 minutos trouxe muitos esclarecimentos sobre o trabalho do comandante.

Catulé Jr., seguindo a política do programa, deixou o telefone liberado ao público, e no decorrer da entrevista, várias questões sobre a segurança de Caxias vieram a público.

O número de viaturas disponíveis no Batalhão, por exemplo, que muitos acreditavam que fossem em número insignificante, hoje é de 26 veículos, sendo 13 carros e 13 motos.

Tendo o Maranhão 01 policial militar para grupo de 900 habitantes, em Caxias essa proporção é de 01 para grupo de 700 pessoas. “Mas o ideal é um policial para cada 350 pessoas”, disse o comandante.

Questionado por Catulé Jr. sobre a possibilidade de reativação do Posto Policial do povoado Descanso, o comandante disse que isso não era necessário, pois no Descanso existem apenas duas residências e 3 restaurantes. “Temos um Posto Policial no Brejinho e sempre que é necessário a presença da força de segurança no Descanso, os policiais são acionados e chegam lá em 3 minutos”, revelou o comandante.

Sobre a pergunta de uma ouvinte sobre o por quê das blitzs de trânsito só abordarem motocicletas, o comandante explicou que isso dá-se por conta da grande quantidade de motos no município, que é de 31 mil motos, ou seja, 75% do número de veículos circulando.

Os assaltos na cidade são feitos na sua grande maioria por elementos que usam motos, sendo, portanto, necessário uma atenção maior para esses veículos”, justificou Jurandy,

Catulé Jr. tocou num assunto que tem sido bastante discutido a nível nacional, que é o debate envolvendo a fragilidade do sistema judicial, onde o sistema de segurança prende os marginais, mas, amparados por um sistema jurídico atrasado, libera-os em seguida.

Nesse quesito, o comandante do 2 BPM concordou que a legislação protege o menor infrator e disse que é revoltante a quantidade de indivíduos menores praticando crimes e as garantias que as leis atuais os protegem.

Uma pergunta que não poderia deixar de ser feita, devido aos constantes rumores de que o major Jurandy Braga seria transferido de Caxias em breve, Catulé Jr. não deixou passar na entrevista.

Sou contra a permanência de um servidor público por muito tempo em um só local de trabalho, pois isso não é bom para o bom andamento das instituições”, respondeu o comandante para afirmar que só pretende passar 2 anos como comandante em Caxias. “Posso até passar mais tempo que isso, mas não é minha vontade, e só ficaria no posto se fosse uma determinação do Comando Geral da PM”.

0 comentários:

Postar um comentário