Minha Figura

Será nesta quinta-feira (22) - Prefeitura de Caxias dá ultimato para camelôs deixarem a Praça da Matriz

21.5.14
Os vendedores ambulantes que utilizam a calçada da Praça da Matriz para fixar suas barracas, foram notificados por fiscais da Prefeitura de Caxias e terão 48 horas para deixar o local. O prazo dado aos camelôs termina na manhã desta quinta-feira (22) e a categoria está apreensiva do que pode ocorrer.

De acordo como um vendedor, o fiscal que esteve no local informou que se eles não se retirar da Matriz, poderá ser utilizada a força policial para força-los a abandonar a área. "Para ele tirar a gente daqui, era preciso que tivesse já um um local certo para que a gente pudesse ir", disse o camelô Antonio da Cabeluda.

A Praça da Matriz abriga hoje cerca de 20 ambulantes, que comercializam desde produtos importados como CD"s e DV"s, bijuterias e até alimentos.

Alguns ambulantes denunciam a forma discriminatória como estaria agindo a prefeitura, já que tentam tirar à força os vendedores da Matriz. "O fiscal que passou aqui não falou com todo mundo, chamou apenas alguns colegas e disse que eles teria que sair", frisou a vendedora Roseana Soares, que tenta entender porque nas outras praças não está ocorrendo o mesmo.

José Soares já comercializa na Matriz há 12 anos e agora está desesperado sem saber o que fazer. "Quem vai pagar nossas contas. Eu ainda posso me virar e meus colegas que não tem de onde tirar o sustento. Ele [o prefeito], tem que se preocupar com coisas mais importantes, como os problemas de infraestrutura da cidade, a saúde que vai mal, a educação que só piora, mexer com quem tá trabalhando não é justo", frisou.

O impasse entre a Prefeitura e os ambulantes vem se arrastando há mais de uma década. À medida que o número de camelôs vem aumentando na cidade, o município ainda não disponibilizou de um local que possa abrigar toda a categoria, um espaço denominado Shopping Popular.

Há mais de 4 anos, o então ex-prefeito Humberto Coutinho prometeu transformar o antigo Centro Administrativo, onde funcionava todas as secretarias, hoje em ruínas, numa área de comércio popular, mas, o projeto nunca saiu do papel.

O atual prefeito, Leonardo Coutinho (PSB), chegou a ventilar a possibilidade de transferir todos os ambulantes para o antigo Cassino Caxiense, na Rua Aarão Reis. O prédio veio à baixo no ano passado.

Enquanto não há uma definição, os ambulantes vão se multiplicando e hoje todas as praças e calçadas de órgãos públicos no centro a cidade, abrigam o comércio informal.  (Fonte: Mano Santos/Portal Noca)

1 comentários:

  1. Caxiense Sofrido disse...:

    Como a falta de preparo faz a diferença e prejudica a populacao!!! Algumas pessoas ligada ao governo, especula que foi gasto mais de 2 milhões de reais na "instalação" das câmaras de segurança da cidade, enquanto esse dinheiro seria o suficiente para construir o tão sonhado "camelodromo". Agora o problema ta se agravando, sabemos que realmente esse tipo de comércio informal nao deixa a cidade bonita, mais, também somos sabedores que milhares de pessoas dependem disso pra viver. E agora prefeito Léo Coutinho??? Será que ja nao está passando da hora de você começar a pensar no povo que te elegeu??? Aguardo sua resposta, sei que é o principal leitor desse blog.

Postar um comentário