Minha Figura

Qual é a tua, Edinho?! Candidato do PMDB despreza aliados em Caxias, principal reduto de Flávio Dino

13.5.14
Vai dar tchau pra Caxias, Edinho?!
O ex-candidato do PMDB ao governo do Maranhão, Luis Fernando Silva, tinha Caxias como “a menina dos seus olhos”. Sua estratégia tinha todo sentido, pois precisava construir uma forte base de apoio no principal reduto financeiro e politico do seu então adversário, Flávio Dino.

Luis Fernando chegou a estar em Caxias em pelo menos 8 oportunidades em menos de um ano. Costurou apoios em todas as correntes políticas contrárias ao seu adversário do PC do B e ao seu carro forte, Humberto Coutinho. O ex-secretário de Infraestrutura do Estado construiu pontes e estabeleceu caminhos seguros em solo caxiense para tentar reverter a preferência do seu opositor. LF fez tudo conforme manda o figurino e os mais elementares mandamentos da política.
 
Bem, mudou o candidato e muitos acreditavam que o capital político que Luis Fernando construiu fosse logo absorvido pelo seu substituto, Edinho Lobão. Passados pouco mais de 30 dias, o novo nome do PMDB emite sinais de que deu Caxias por perdido. Pelo menos é o que parece.

Edinho Lobão nunca deu um telefonema para os adversários de Humberto Coutinho em Caxias. Nem mesmo seu pai, senador e ministro Edson Lobão, uma raposa felpuda da política maranhense, de quem se esperava tomar as rédeas das costuras políticas em favor de seu rebento, parece que esqueceu que Caxias é a terceira cidade do Estado ou mesmo que ainda pertença ao mesmo território que São Luis e Imperatriz e não procurou seus amigos de outros carnavais na cidade.

A iminente tomada do direito de retransmissão da TV Difusora em Caxias das mãos do grupo de Humberto Coutinho parece ser o único sinal de que a família Lobão ainda tenha alguma vaga lembrança da terra de Gonçalves Dias. Mas isso é muito pouco diante do vácuo que a saída de Luis Fernando Silva deixou naqueles que podem somar forças com Edinho Lobão.

Aliás, muitos aliados que Luis Fernando Silva conseguiu ao longo da construção do seu nome como provável candidato a governador estão pulando do apoio ao seu substituto. O prefeito de Imperatriz é o maior deles, mas se continuar com essa falta de sintonia...

A candidatura de Edinho Lobão remonta as primeiras eleições que Roseana Sarney disputou no Maranhão, onde a família Sarney recebia os apoios naturalmente somente pela força do nome e da chave do cofre do Palácio dos Leões.

Os tempos são outros. Flávio Dino vem nas pontas dos cascos. As eleições estão batendo na porta.  

Cuida, Edinho!!!

0 comentários:

Postar um comentário