Minha Figura

Em ato democrático, Prefeitura de Timon dialoga com feirantes

19.5.14
Feirantes expressaram suas solicitações e sugestões
Seguindo um modelo de gestão participativa e com o intuito de construir soluções através do diálogo, o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, promoveu uma reunião com feirantes e permissionários do Mercado Velho Graça, no bairro Parque Alvorada, na noite desta quinta-feira (15). Em pauta, estava a promoção de condições que permitam o funcionamento regular do mercado. Também participaram do encontro o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo (Semdest), Victor Hugo de Almeida, e o promotor de justiça Antônio Borges.

Cerca de 100 feirantes participaram e, na oportunidade, muitos expressaram suas solicitações e sugestões de mudanças a serem implementadas para o funcionamento regular do espaço, que está praticamente desativado. Os permissionários alegam que não ocupam o mercado por conta dos feirantes que ficam no entorno do Velho Graça, principalmente aos domingos, dificultando, assim, a entrada de clientes para compras dentro do mercado. O encontro foi para buscar um consenso a fim de que todos sejam regularizados e que o mercado funcione normalmente.

Para resolver o impasse, o prefeito Luciano Leitoa apresentou uma proposta que prevê a ampliação do mercado, adquirindo um terreno ao lado, para abrigar a feira que funciona do lado de fora e as bancas de carne que ficam irregularmente nas calçadas. Haverá também a recuperação das ruas laterais e iluminação.

Para isso, ficou acertado que serão formadas comissões com representantes dos permissionários do mercado, dos feirantes da rua, açougueiros e da Prefeitura de Timon. Na próxima terça-feira (20), às 15h, haverá uma reunião com essas comissões no Ministério Público, para apresentação de novas propostas e para debater aquelas apresentadas pelo prefeito.

O promotor Antônio Borges destacou a importância de se debater uma solução justa para todos. "Estamos nos encontrando num espaço democrático, onde a população está debatendo frente a frente com o poder público. Não é em todo lugar que a população tem uma oportunidade dessa, isso é raro, por isso esse momento tem que ser bastante aproveitado. Vamos debater e encontrar uma maneira que comporte todos aqui. O Prefeito Luciano Leitoa está demonstrando boa vontade em dar condições dignas de trabalho a todos", frisou o promotor, sugerindo que sejam feitos termos de ajustes de conduta com prazos a serem cumpridos tanto da parte da Prefeitura como dos feirantes.

"Esse mercado tem uma estrutura completa, com 38 boxes e 38 bancas, e estamos dispostos a fazer todas as modificações necessárias para que ninguém saia prejudicado. Estamos procurando também alternativas para atrair mais consumidores para cá. Também fomos atrás do Ministério Público para que nos auxilie nesse processo e tudo ocorra da forma mais justa e clara possível", explicou o prefeito Luciano Leitoa.

Francisca Rosilene, feirante de rua há 10 anos, conta que gostou das alternativas apresentadas. "É muito bom ter uma posição regular e amparada pelo poder público, sem contar que fico muito satisfeita em ver o prefeito da cidade se disponibilizar a discutir com a gente uma forma de resolver nossa situação", concluiu. (Fonte: Ccom Timon)

0 comentários:

Postar um comentário