Minha Figura

Falta de transparência! Governo Léo Coutinho resolve fazer piada com coisa séria

10.4.14
“A transparência é uma das premissas do meu governo”, prefeito Léo Coutinho em entrevista a TV Difusora em 2013 tentando falar sério de algo que ele parece levar na brincadeira.

Definitivamente, o governo Léo Coutinho sofre de um grave problema no quesito transparência dos seus gastos. Pode-se dizer até que esse problema é crônico e não tem remédio que dê jeito.
Será que o prefeito Léo Coutinho um dia irá cumprir a Lei da Transparência?

Devido a vigilância constante deste blogueiro, que entende que a transparência com o dinheiro público deve ser uma constante dos gestores, vários outros veículos de comunicação de Caxias também adotaram essa cobrança e o Portal da Transparência do município passou a ser alvo de ampla vigilância por parte de todos.

Esperava-se com isso que o prefeito Léo Coutinho, um profundo conhecedor das leis, fosse ‘se tocar’ e fazer cumprir a Lei da Transparência. Ledo engano! O jovem prefeito faz pior que o tio no quesito falta de transparência.

Parece coisa de menino traquino e birrento, que ao ser confrontado com uma tarefa pelos pais ou professores, passa a se negar e faz tudo ao contrário do protocolo. Assim está agindo o prefeito de Caxias na cobrança pela falta de transparência do seu governo.

Depois de uma longa espera, finalmente o governo que se intitula Cada Vez Melhor, atualizou o seu Portal da Transparência neste ano de 2014. Mas não se iluda, caro leitor. Essa ‘atualização’ refere-se apenas aos já distantes meses de janeiro e fevereiro deste ano, o que anda léguas de distância do que preconiza a lei que criou o instituto desse portal, que diz que essa atualização deve ser em tempo real, ou seja, assim que o poder público efetuar o pagamento para um fornecedor, tal despesa deve aparecer imediatamente na página do órgão público na internet.
Prestação de contas não mostram pagamentos para grandes empresas

Tecnologia para se fazer essa atualização a Prefeitura de Caxias tem de sobra. Conhecimento da necessidade do cumprimento dessa lei o prefeito Léo Coutinho, assim como todos os zeladores da Prefeitura, também tem.

Com uma receita média na ordem dos 17 milhões mensais, a Prefeitura de Caxias só disponibilizou nestes meses de janeiro e fevereiro, juntos, a aplicação de menos de 8 milhões.

Pagamento para empresas de construção, grandes fornecedores de merenda escolar, aluguel de prédios públicos, aluguel de carros e qualquer coisa do gênero, simplesmente sumiram do histórico de gastos do executivo caxiense.

Lá, só aparecem despesas de tarifas bancárias, folha de pagamento de secretarias, confecção de placa de veículos de R$ 600,00 (seiscentos reais), contas telefônicas, de energia elétrica, diárias de servidores e até mesmo despesas miúdas de pronto pagamento, que nada mais são que gastos com a quitanda da esquina e outros. O que realmente interessa para a fiscalização do cidadão e dos órgãos de investigação, que são os milhões disponibilizados para grandes empreiteiras, simplesmente não constam mais no portal que deveria ser transparente.

Quando todos esperavam finalmente saber quanto o prefeito Léo Coutinho gastou com a insossa festa da virada do ano e com as bandas que animaram o carnaval, mais uma vez ficaram frustrados e já devem estar cientes de que, definitivamente, a transparência não é uma das premissas do governo Léo Coutinho.

4 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    isso é uma vergonha,esse prefeito é sinônimo de incompetencia

  1. Anônimo disse...:

    E AINDA VEM SECRETARIO FAZER QUE A PREFEITURA NÃO TEM DINHEIRO, AGORA VAMOS PENSAR CAXIENSES, QUANDO DR. HUMBERTO ASSUMIU A PREFEIRUTA NO LUGAR DE MARCIA MARINHO ELE FALAVA TDOS DIAS QUE RECEBEU UM PREFEITURA COM VARIAS DIVIDAS, SEM REMEDIOS NOS POSTO INUMERAS IRRUGULARIDADES E LEO QUE RECEBEU DA MÃO DE HC, NÃO ERA PARA ESTAR COM DINHEIRO EM CAIXA, NÃO ERA PARA EXISITIR OS PROBLEMAS QUE EXISTE QUANDO HC ASSUMIU A PREFERITURA, MAS ELES ESTÃO É GUARDANDO MUITA GRANA PARA SER INVESTIDA NESTA CAMPANHA, COLOCANDO A VIDA DE TODOS EM PRO DO PODER, MAS VAMOS DIZER NEM COUTINHOS E NEM MARINHOS, CAXIAS JA TEM PESSOAS CAPAZ DE ADMINISTRAR NOSSA CIDADE, NÃO VAMOS COLOCAR QUALQUE UM NA´PREFEITURA SÓ PELO FATO DE TER GRANA, VAMOS TENTAR ALGUEM DE CAXIAS, MUITOS SERVIDORES COMPETENTES QUE CONHECE OS NOSSOS PROBLEMAS..

  1. eduardojonhy disse...:

    Caxias vive os seus piores dias...

  1. Anônimo disse...:

    Prefeito quer saber de luxar, c o dinheiro d povo. Ver a casa dele e a conta bancária, viagens e muuuuittto conforto, parabéns caxias por colocar a incompetência em pessoa

Postar um comentário