Minha Figura

Trem da Alegria do Direito!!! Léo Coutinho usa batalhão de advogados da Prefeitura de Caxias para processar o blog do Sabá em ações particulares

12.3.14
O prefeito de Caxias, Léo Coutinho, usou os advogados contratados da Prefeitura de Caxias para lhe representar nas 12 ações que move contra o blog do Sabá. Os processos que o prefeito move contra o blog não tem nada a ver com o poder público, haja vista que ele aciona o blog juridicamente como pessoa física.

É perfeitamente normal que advogados da Prefeitura possam advogar para terceiros, mas fica meio difícil de acreditar que, no presente caso, os nobres causídicos estejam tendo remuneração extra pelo serviço.

E quem são os advogados ‘escalados’ por Léo Coutinho para prepararem as ações contra o blog do Sabá?

Advogados da Prefeitura devem sofrer
barbaridade para trabalhar no pequeno escritório
de James Lobo na Rua Aarão Reis, n° 528, em Caxias
(imagem ilustrativa)
Numa procuração genérica acostada em todos as ações, encabeça a lista o controlador Geral do Município, advogado James Lobo, que usa o endereço do seu escritório particular como local de trabalho dos demais advogados.

O escritório de James Lobo na Rua Aarão Reis, n° 528, consiste em duas salas, sendo que a primeira é da secretária e a outra é dele próprio.

Não se sabe como os seis advogados apontados nas procurações contra o blog do Sabá conseguem trabalhar numa mesma sala, haja vista que ela é suficiente apenas para o trabalho de um profissional. Talvez tenham usado a mesma matemática que o prefeito Léo Coutinho usa para acomodar os assessores do seu gabinete, que são dezenas e ocupam uma pequena sala próxima a dele.

Também aparecem na lista de ‘notáveis’ nas procurações, os advogados Diogo dos Santos Carneiro, Antonio Mário Baima Pereira Júnior, Raimundo de Sousa Lima Filho e Teresa Angélica Batista Assunção, sendo que esta última vem a ser esposa do procurador Geral do município, Vinicius Machado, que por sua vez é também testemunha do prefeito Léo Coutinho nos vários processos contra o titular do blog.

Apesar de constarem os nomes de vários advogados, apenas James Lobo e Leonardo Brandão assinam a maioria dos processos.

Léo Brandão nunca teve muito destaque no mundo jurídico.

É praticante e professor de muay thai , mas está para o MMA mais para um Maguila do que para um Anderson Silva.

Já tentou também a carreira política, onde é um veterano em derrotas eleitorais, tendo perdido todas as eleições que disputou uma vaga de vereador em Caxias.

Léo Brandão, juntamente com Antonio Mário Baima também é advogado da vereadora Tais Coutinho e do seu companheiro, Daniel Barros em ações movidas contra o vereador Catulé.

É muita coincidência que os mesmos advogados da Prefeitura de Caxias estejam por trás de ações judiciais contra opositores do grupo Coutinho.

Mas eis que um deslize dos nobres causídicos mostra que parece que esse jogo não foi bem ensaiado.

Na procuração de um dos processos contra o vereador Catulé, onde o advogado é Leonardo Brandão e o endereço indicado na inicial é o do escritório de James Lobo, o oficial de Justiça, David Costa Alencar, ao tentar intimar o mesmo, recebeu da secretária do controlador do município que Leonardo Brandão não trabalha no local. (Veja documento abaixo). Como se explica isso?!
Oficial de Justiça foi informado pela secretária de James Lobo que
Leonardo Brandão não trabalha no local. O que é isso, controlador????!!!

Nos bastidores, todos sabem que foi James Lobo quem fez todas as ações contra o blog do Sabá e também contra o vereador Catulé, ficando os demais ‘colegas’ escolhidos para levarem a ‘fama’.

James Lobo pode advogar?

O estatuto da OAB, em seu Capítulo VII, que trata das incompatibilidades e impedimentos, em seu Artigo 28 e 29, diz que a advocacia é incompatível, mesmo em causa própria, com as seguintes atividades:

III - ocupantes de cargos ou funções de direção em Órgãos da Administração Pública direta ou indireta, em suas fundações e em suas empresas controladas ou concessionárias de serviço público;

Art. 29. Os Procuradores Gerais, Advogados Gerais, Defensores Gerais e dirigentes de órgãos jurídicos da Administração Pública direta, indireta e fundacional são exclusivamente legitimados para o exercício da advocacia vinculada à função que exerçam, durante o período da investidura.

Bem, caros leitores, o advogado James Lobo é controlador Geral do município, órgão que emite pareceres em contratos, atesta legalidade de documentos e outros trabalhos afins, sendo que na sua pasta não existe ninguém superior a ele na hierarquia do órgão, o que faz dele chefe da Controladoria, e coloca o exercício da atividade de advogado em dúvida.

James Lobo conseguiu ascensão profissional em Caxias desde que a família Coutinho chegou ao poder no município. Dizem que algum membro da poderosa família o ‘elegeu’ como um grande advogado, o que desde então tem garantido a ele, mesmo sem ser um Armazém Paraíba, fazer sucesso em qualquer lugar.

Resta saber se realmente é esse sucesso todo.

O cargo de controlador Geral do município é equivalente ao de Controlador Geral da União no âmbito do governo federal. O fato de James Lobo advogar para Léo Coutinho em ações pessoais seria o mesmo que o ministro Jorge Hage, da CGU, advogasse para a presidente Dilma Rouseff. Um escândalo que com certeza seria manchete de jornais, capa de revistas e matérias em todos os grandes telejornais do país. Uma séria crise institucional seria deflagrada e a República ficaria seriamente abalada. Seria uma situação de falta de ética inimaginável de acontecer.

 O controlador do município de Caxias já tem no currículo uma Representação por defender uma empresa que o Ministério Público acionou por, supostamente, lesar o erário municipal. É que na oportunidade, James Lobo, como controlador do município, deveria defender a Prefeitura e fez exatamente o contrário: defendeu foi a empresa suspeita de lesar o município.

Mas esses garotos do núcleo jurídico da Prefeitura de Caxias sabem muito bem o que fazem e com certeza devem acreditar que estão dentro da normalidade.

Vamos esperar os próximos capítulos...

12 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... estão só se queimando .. oh povinho esse viu?... um dia a CASA cai... e quero ver um por um caindo .. Demora, mais cai, e vou assistir de camarote.. o povo de caxias não é mais besta como eles estão pensando... ass: Caxiense

  1. Resumo: INCOMPETENTESSSSSSSSSS.
    Cascavel direto ao ponto.

  1. Anônimo disse...:

    Vamos lá SABÁ....
    --´´Léo Brandão nunca teve muito destaque no mundo jurídico´´.
    Sabá, me formei em direito em 2009 na UNDB, conclui especialização em direito eleitoral, trabalhei em diversos órgãos do poder público, fui oficial de gabinete da Corregedoria Geral do Estado, assessor jurídico da Empresa de Administração Portuária/EMAP, assessor jurídico do ex prefeito de São Luis João Castelo, sou professor Universitário e venho exercendo minha carreira como advogado em São Luis e em Caxias com dignidade, tu falas que nunca tive muito destaque no mundo jurídico e que sou um ´´veterano em derrotas eleitorais, tendo perdido todas as eleições que disputou uma vaga de vereador em Caxias´´, Sabá tenho 26 anos de idade e tenho uma vida toda pela frente, onde terei derrotas, mas com certeza terei muitas vitórias, pois não sou acomodado, sou um homem batalhador e corro atrás dos meus sonhos sem desrespeitar e nem desmerecer ninguém. Você me compara ao Maguila, ex pugilista brasileiro que acumulou em sua vida mais vitórias do que derrotas, Maguila tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados e seus principais títulos foram : campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano, pentacampeão continental, campeão das Américas e campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe, Maguila nunca foi um lutador de MMA para sua informação, tenho ele como um grande pugilista e Anderson Silva como um grande ídolo. Você tenta me desqualificar como advogado e como lutador, sou treinador dos 3 grandes campeões da cidade: Ruan Menzes, Madin Bu e Tiago Saraiva, e tenho o respeito de todos os meus alunos, fiquei em 3 lugar na seletiva nordeste para a escolha da 1 seleção brasileira de mma e estarei na seletiva nacional representando nossa Cidade, nosso Estado e o nosso Nordeste, fui campeão potiguar de muay thai mês passado e final de semana passado campeão da copa orions de jiu-jitsu, então antes de tentar me desmerecer se informe direito, é sua obrigação como ´´blogueiro´´ e ´´jornalista´´ . Não misture as coisas, profissão e vida pessoal, respeito seu trabalho mesmo não concordando com muitas atitudes suas mas gostaria que respeitasse a minha profissão, nunca desonrei meu pai, minha mãe e nem minha família, sou um homem de respeito, caráter e defeitos como todos. Gostaria que você publicasse minha resposta. ATT

  1. Anônimo disse...:

    Acho que não receberam dinheiro extra não. Te cuida Sabá! Mas não esmoreça caro blogueiro, pois os advogados de Caxias estão todos do teu lado.

  1. Anônimo disse...:

    Se entrega NÃO SABÁ!!!!!!!! Esse prefeito é muito é doído. Quer dizer que não aceita ser criticado????? E esses advogados? Quanto vergonha pra essa tuuuurma...

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Caro Léo Brandão, em momento algum tentei lhe desmerecer, muito pelo contrário, pois comparar você ao Maguila é um elogio, haja vista os títulos que conquistou. Gostaria de lhe lembrar que o boxe faz parte das artes marcais mistas que compõem o MMA. Também não disse que você não exerceu sua atividade profissional com dignidade. Quanto as conquistas pessoais e profissionais que você tem na vida, fico feliz por dividir com um conterrâneo tanto sucesso. Como você deve saber, sou um dos maiores fãs de MMA da cidade e torço para que conquiste campeonatos e eleve o nome de nossa cidade Brasil afora. Ah! Faltou você explicar a indicação do escritório do James Lobo como sendo seu endereço de trabalho, pois o oficial de justiça não lhe encontrou lá e ouviu da secretária que o nobre causídico não desenvolve suas atividades naquele local. Chato, isso, não?!

  1. Anônimo disse...:

    JA ESTOU JUNTANDO GRANA DO MEU TRABALHO SUADO PARA QUANDO ESSE PREFEITINHO ZANGADINHO CAIR, EU COMPRAR AS HILUX SW4 DESSES BAJULADORES, QUE COM CERTEZA ELES NAO MANTERAO! KKKKKKKKKKKKKKK

  1. Anônimo disse...:

    Você já informou isso para a Seccional da OAB/MA em São Luís? Isso é grave!

  1. Anônimo disse...:

    Olhe essa notícia sobre incompatibilidade: http://sjae.adv.br/?p=1474

  1. Anônimo disse...:

    Algum dos seus cargos foram por concurso caro Léo Brandão ou contratos políticos pois vc tem muito tempo para treinar e competir e ainda dar aulas.

  1. Anônimo disse...:

    Cara Saba, esse James Lobo, ta querendo pegando carona com o nome do famoso e reconhecido MARCOS LOBO, conhecido Brasil afora, so que isso nunca vai acontecer, pois é advogado de internete, conhecimento 0.......

  1. Anônimo disse...:

    Concordo com o nobre jornalista..o dinheiro público não é pra bancar advogado particular do prefeito. Adenilson DIas. Advogado.

Postar um comentário