Minha Figura

O carnaval: Léo, o Barata, estava certo. Léo, o Coutinho, mereceu as vaias do povo

5.3.14
Já registrei aqui no blog o esforço pessoal do vereador licenciado e atual secretário de Cultura de Caxias, Léo Barata na condução da pasta.

Léo Barata está de parabéns por
tentar fazer um grande carnaval
Em 14 meses, Léo Barata mostrou um trabalho gigantesco frente a uma Secretaria de Cultura sem recursos próprios e que funciona de acordo com a boa vontade do prefeito do município.

O carnaval pensado por Léo Barata consistia em blocos puxados por trio elétricos na Avenida Alexandre Costa. Seria o ponto alto da folia momesca.

Os eventos paralelos: concurso de marchinha, carnaval de bairros, festas na zona rural, desfile de escolas de samba, de pequenos blocos e outros, funcionariam como eventos secundários. O foco principal seria um grande corredor da folia na Avenida Alexandre Costa.

O Cantafolia, festa privada realizada há 8 anos, foi apoiada fortemente pela Prefeitura de Caxias, que garantiu apoio e atração para que o evento fosse sucesso e ficasse perfeitamente integrado a uma festa pública do município.

Léo Coutinho recebeu as vaias
do povo no Parque da Cidade
O carnaval da Praça Gonçalves Dias, que durante 20 anos era o de melhor que tínhamos, ganhou o apoio e o esforço pessoal de Léo Barata para que fosse resgatado e, embora ainda timidamente, voltou a ocupar um papel importante no carnaval caxiense.

Já os eventos no Parque da Cidade, infelizmente, mostraram que aquele modelo não serve como carro-chefe do nosso carnaval.

Caxias perde muitos foliões para outras cidades por conta do apelo que os blocos puxados pelos trios proporcionam na juventude.

Um carnaval nesses moldes, pensado por Léo Barata, iria garantir uma competição saudável entre os blocos para saber qual o mais animado, qual o maior e qual o mais organizado. Caso fosse feito assim, o governo municipal prenderia a juventude na cidade e garantiria uma geração de renda fenomenal no período.

Mas o prefeito não quis assim. Notícias de bastidores dão conta que o mesmo temia pela segurança do local. Ora, quer dizer que o carnaval do “povão” não poderia ser feito na Avenida Alexandre Costa, mas o “bloco das marias”, organizado pela primeira-dama, sim?

Num mundo ligado pela internet, onde imagens de foliões animados correndo atrás de um trio elétrico dominam os 4 dias de carnaval, Caxias perde em brilho e em público por não organizar algo parecido.

Caxias teve a primeira micareta, carnaval fora de época, do Maranhão.

O Micaxias, organizado pelo então prefeito Paulo Marinho, representou a elevação do nome de nossa cidade por todo o Estado. Caxias vivia repleta de turistas nas edições do evento. Apesar de ser feito com um trio elétrico parado na Praça do Panteon, o evento era sucesso absoluto na região.

Mas a disputa política, com a mudança de governo, mudou tudo.

O então prefeito Humberto Coutinho ensaiou uma nova Micaxias. Foi rebatizada de Caxias Fest, tudo para não lembrar o evento do adversário.

Até mesmo o local do Caxias Fest, o Parque da Cidade, foi rebatizado para não lembrar um feito do inimigo: recebeu o nome de Parque do Povo João Castelo (alguém lembra disso?!) Uma tolice que caiu no esquecimento até mesmo do grupo dominante que reaprendeu a chamar o local de Parque da Cidade.

Em Codó, que realiza o maior e melhor carnaval do interior maranhense, a festa foi iniciada pelo então prefeito Ricardo Archer. Mudou o governante e Biné Figueiredo esforçou-se para fazer uma festa melhor que a do antecessor. Outra mudança de governo e lá está Zito Rolim empenhado em festas iguais ou melhores que a dos ex-prefeitos.

Léo Barata tentou fazer um carnaval inesquecível e resgatar de vez a data no calendário festivo de Caxias.

Não obteve apoio suficiente do prefeito Léo Coutinho.

As vaias do povo no Parque da Cidade tiveram um endereço certo: Léo Coutinho.

Léo Barata se divertiu no meio do povo em todos os eventos que organizou. Fez isso sem seguranças do lado. Foi festejado por todos e não conheceu as vaias do povo.

9 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    esse Léo Barata ai parece que é doido sai sozinho andando nu meio do povo falando com as barraqueiras, botei fé nele ele um tava com segurança mesmo naum

  1. Anônimo disse...:

    Incansável Dr. Leonardo Coutinho,

    És Guerreiro na luta de convencer o povo a lhe engolir goela adentro.

    És implacável nas ações desastrosas que deixam nosso povo humilde de fora.

    Como conde Drácula, és impiedoso quando os inimigos chamam-se Guardas, agentes e professores...Todos empalados por vossa excelência com a estaca afiada da falta de bom senso.

    És ainda Finório quando interpelado da inconsequente administração que fazes na histórica Caxias do Maranhão.

    Ah se estivéssemos na época do Império, D.Pedro já teria mandado há muito tempo tropas especializadas em conter aberrações destoantes como a sua.

    Ah se estivéssemos na época da Ditadura, os Generais já teriam lhe convidado para explicações sobre tal gestão desvairada.

    Siga em frente, nessa novela.

    Todos os dias os caxienses esperam o novo capítulo do ator principal.

    Sorridente e inteligente, conduz nossa cidade para um rumo que, nem ele próprio, sabe qual é....

    Não consegues nem fazer o "Pão e Circo" básico hein ?!

    Marcelo Alcântara de Algarves e Bourbon Kuerten II

  1. Anônimo disse...:

    Num dianta...

  1. Anônimo disse...:

    Num dianta... Querer inventar a roda...Ser primeiro isso... primeiro aquilo...

  1. Anônimo disse...:

    Leo Barata.. esta fazendo um ótimo trabalho na secretária de cultura.. esta fazendo milagres, sem verba.. Esta de parabéns pelo o sucesso que esta fazendo, e pela pessoa que és... conheço ele a muito tempo, sempre foi humilde, batalhador, e lutador pelo o seu objetivo.. Secretário parabéns meu amigo.. muito sucesso meu grande amigo.... Roberto Rocha.

  1. Anônimo disse...:

    Impressionante como este projeto de prefeito vai de mal a pior! Me arrependo muito de ter colaborado pra ele ser o representante de nossa cidade, de nosso povo! Flavio dino que me desculpe, mais este ano nao voto em voce devido aos descasos dos Coutinhos com o povo caxiense com os funcionarios publicos municipais, com a seguranca municipal! Fica aqui minha indgnacao!

  1. Anônimo disse...:

    TEMOS QUE MOSTRAR NOSSA INDIGNAÇÃO COM ESSA ADMINISTRAÇÃO, E DA O TROCO NESSA PARA GOVERNADOR

  1. Calado estava e calado queria continuar, más esse projeto de prefeito tinha que fazer outra presepada, assim não dá SABÁ............
    Vendido ao povo da princesa como inteligente aprovado em vários concursos, doutor em gestão publica o galeguinho de saída, contratou a DOM CABRAL por mais de R$ 200.000,00, alardeado por seus seguidores que o mesmo iria provocar um choque de gestão, mas nada fez com as orientações do tal relatório. Depois veio a inauguração do aparelho de ressonância magnética da casa de saúde e maternidade já que o mesmo não tinha obra para inaugurar. Acuado no palácio da cidade e rodeado de incompetentes o galeguinho passa a fazer acordos que não podia cumprir (explicarei mais adiante) o mais emblemático foi o acordo feito em sua casa no conjunto villagem com a guarda municipal o qual garantiu que em noventa dias encaminharia o Plano de Cargos e Careira da guarda para ser aprovado na câmara municipal o que nunca ocorreu.
    Qual o motivo do não cumprimento dos acordos por parte do galeguinho? Em outros comentários eu já sinalizei que o real motivo esta no inchaço da maquina publica. Caxias tem hoje mais de 10.000 (dez mil) funcionários sendo que 70% são contratados. São: lideres de associação de bairros, assentamentos, invasões, lideranças politicas um verdadeiro cabide de emprego com a finalidade de permanecer no poder.
    Espero que o ministério público tome uma providencia o mais rápido possível, solicitando uma copia da folha de pagamento do município com a função e o valor da remuneração dos funcionário e ai chegaremos a maior aberração da administração coutiniana.
    Cascavel verdadeira direto ao ponto da picada...

  1. Anônimo disse...:

    lá na cpl toda semana entra pessoas sem nenhuma formação e qualificação tecnica, para fazer nada, apenas a maioria elas mulheres passa o dia no facebook e watsap, sem fazer merda de nada...mas vamos da o troco nesta eleição para governador. Ass: um funcionario publico municipal

Postar um comentário