Minha Figura

Fábio Gentil denuncia: “prefeito Léo Coutinho diz em revista que Caxias tem uma economia sólida, comércio aquecido e povo com dinheiro no bolso”.

25.3.14
O vereador Fábio Gentil ocupou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira, 24, para fazer uma grave denúncia contra o prefeito Léo Coutinho. Fábio apresentou o exemplar de uma revista intitulada “1 ano por você”, produzida pela Prefeitura de Caxias, onde o prefeito Léo Coutinho afirma em editorial que “...Hoje temos uma economia sólida, comércio aquecido e povo com dinheiro no bolso, podendo pagar suas prestações, abrir sua empresa ou ampliar seus negócios”. Ao ler na tribuna parte do editorial da referida revista em que o prefeito de Caxias parece falar de outra cidade, Fábio Gentil ouviu do público presente na sessão legilastiva palavras de surpresa e indignação com a fala de Léo Coutinho.

Exemplar da revista que ninguém vê
Mas a denúncia de Fábio Gentil em relação a revista não se limitou apenas as palavras ditas pelo prefeito de Caxias, não. O vereador oposicionista estranhou o fato de que ninguém, nem mesmo os vereadores governistas “viram essa revista”.

Diz aqui que a tiragem foi de 80 mil exemplares e que a empresa responsável foi a Enter Propaganda”, disse Fábio Gentil revelando ainda que todos os exemplares da publicação chegam ao incrível peso de mais de sete toneladas. “Cada revista pesa 90 gramas e isso mutiplicado por 80 mil, chegamos ao peso de 7.200 (sete mil e duzentos) quilos”.

Mas se o peso das supostas 80 mil revistas chegaram a surpreender os presentes na Casa do Povo, o fato de que ninguém na cidade tê-la visto pelas ruas da cidade chegam a surpreender.

Ora, senhores vereadores, temos aproximadamente 40 mil casas em Caxias, logo, teríamos que ter 2 exemplares em cada residência, mas ninguém, nem mesmo os caros colegas, a viram”, continuou Fábio Gentil diante do silêncio dos vereadores governistas.
Editorial onde o prefeito Léo Coutinho diz que todos na cidade estão com dinheiro no bolso, 
pagando suas prestações e abrindo empresas (trecho no detalhe abaixo)

Analisando a revista, o vereador teceu alguns comentários a respeito das matérias que continham nela, com ênfase para o trecho que fala que a cidade está cada vez mais limpa.

Acho que nem eu e nem o vereador Lacerda, que tanto reclama e protesta sobre a situação de sujeira da cidade, estamos na mesma cidade que a revista do prefeito fala aqui, pois ela [a revista] diz que a cidade está limpa e bem cuidada”, disse Fábio mostrando da tribuna a página que mostra uma matéria intitulada “Caxias cada vez mais limpa”.

Centrando seu discurso nas irregularidades da revista, o parlamentar oposicionista tocou num assunto considerado palavrão no atual governo: a falta de transparência nos gastos públicos.

A Lei 12.232 que rege licitações de publicidade é bem clara: todos os gastos nessa área devem ser publicados em tempo real pela Prefeitura, o que não acontece em Caxias”.
Expediente da revista informa empresa responsável
e tiragem de 80 mil exemplares. Alguém viu?

Em aparte a fala de FG, o vereador Catulé lembrou de um passado bem recente de irregularidades em publicidade na Prefeitura de Caxias.

Caxias sempre teve muito dinheiro alocado para comunicação, pois é um dinheiro fácil de ser desviado e num passado não muito distante, no governo do ex-prefeito Humberto Coutinho, tínhamos aqui um assaltante que comandava essa área, mas que foi denunciado pelo blogueiro Sabá e responde a processos na justiça por conta de notas frias e de fraude em licitação, o que fez com que ele fosse embora de nossa cidade”, lembrou Catulé.

Fábio Gentil conseguiu um exemplar da revista de Léo Coutinho pelas mãos de um servidor da Secretaria de Educação. “Esse funcionário me deu uma revista dessas e me garantiu que uma pilha delas foi colocada para ser distribuída ali, mas que pouco tempo depois, pessoas da Prefeitura recolheram todos os exemplares”, narrou.

Agora irão distribuir

O vereador Fábio Gentil acredita ainda que a partir da manhã desta quinta-feira, 25, essas revistas irão ser distribuídas na cidade, “pois depois que eu souberem da minha denúncia, tentarão me desacreditar”.

De acordo com o vereador Fábio, a revista do prefeito Léo Coutinho foi entregue a ele cerca de 10 dias antes do carnaval, mas passados 30 dias, “eles nunca distribuíram, pois a queimação do prefeito dizendo que a economia da cidade está sólida e que o povo tem dinheiro no bolso, é muito grande”.

Se corrrer o bicho pega, se ficar o bicho come

As 80 mil revistas do prefeito Léo Coutinho parece que falam de outra cidade ao apresentar Caxias como uma cidade rica e que as pessoas tem dinheiro no bolso.

Fizeram a revista, mas assim que começaram a distribuir, alguém disse para o prefeito que aquilo era uma loucura e por isso mandaram recolher imediatamente todos os exemplares”, acusou o parlamentar perplexo diante do caso. “São 80 mil revistas feitas em papel couchê de excelente qualidade e que deve custar bem mais de R$ 100 mil reais”.

4 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    post o comentario

  1. Anônimo disse...:

    O FABIO GENTIL AGORA QUE MUDOU DE LADO , SABE RECLAMAR ..BEM CONVENIENTE

Postar um comentário