Minha Figura

Secretário Luis Fernando anuncia obras em oito municípios

23.2.14
O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, em continuidade às ações do Programa Viva Maranhão, percorreu, nesta última semana, oito municípios maranhenses. Em Timbiras, Codó, Santa Luzia, Tufilândia, Pindaré-Mirim, Pio XII, Monção e Igarapé do Meio ele anunciou e realizou obras de pavimentação.
Secretário Luis Fernando inaugura estrada de acesso
ao Ifma, em Codó, ao lado do prefeito Zito Rolim

O Programa Viva Maranhão garante o desenvolvimento do estado, por meio de pavimentação de vias urbanas nos 217 municípios, somando 1.100 quilômetros km de novas ruas e avenidas. Além disso, está ligando todas as sedes municipais a uma estrada asfaltada, que pode ser uma BR ou uma MA, totalizando 1.400 km.

"O Viva Maranhão está transformado a vida de milhares de maranhenses, pois o asfalto melhora o aspecto urbanístico e o embelezamento das cidades, levando a educação, saúde, segurança pública, para a população e proporcionando o escoamento da produção; assim, os moradores tem sua autoestima resgatada", afirmou o secretário.

A agenda de trabalho foi iniciada na terça-feira (18), com o anúncio de três km de pavimentação em Timbiras. Já na quarta-feira (19), foi inaugurada, três meses após a assinatura da Ordem de Serviço, a pavimentação da estrada que dá acesso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifma), no município de Codó. A estrada, de 2 km, liga o bairro Codó Novo à entrada do prédio da instituição. Os investimentos são da ordem de R$ 836.015,43. 

Na quinta-feira (20), foi a vez dos municípios de Santa Luzia, Tufilândia e Pindaré-Mirim, receberem o anúncio de pavimentação. Ao todo, serão 14 km de novas ruas e avenidas com asfalto, distribuídos de acordo com as necessidades de cada cidade. Santa Luzia receberá 7 km, Tufilândia, 3 km e em Pindaré serão 4 km. A previsão é que as obras tenham início em abril. 

No encerramento da agenda, na sexta-feira (21), o secretário de Infraestrutura, ao lado dos prefeitos Paulo Veloso (Pio XII), João Queiroz (Monção), e Raimundo Damasceno (Igarapé do Meio) confirmou que as cidades irão receber 4 km, 4 km e 3 km, respectivamente. A ação é realizada pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios, que indicam os bairros que devem ser contemplados.

Luis Fernando afirmou que o objetivo do Governo do Estado é elevar a qualidade de vida de milhares de cidadãos. “O Governo está fazendo um trabalho que muda, para melhor, o Maranhão, com obras que a população quer e precisa e, principalmente, obras que a população pode acompanhar e fiscalizar”.

Parcerias

O secretário Luis Fernando reafirmou que todas as cidades do Maranhão receberão a pavimentação asfáltica, beneficiando, proporcionalmente, os municípios menores. “A pavimentação asfáltica vai de 3 km até 8 km. Só que, proporcionalmente, os municípios menores acabam recebendo mais asfalto que os demais, pois o objetivo do programa é melhorar a vida nas cidades que precisam mais”.

O prefeito de Igarapé do Meio, Raimundo Damasceno, lembrou que as parcerias institucionais celebradas entre o Governo do Estado e municípios representam um avanço para que as cidades se desenvolvam. “É um trabalho que tem preocupação com o Maranhão inteiro. Os 3 km de asfalto vão melhorar muito a vida de quem mora nos bairros e de quem passa pelas sedes”.

Em Pio XII, o secretário foi recebido pelo prefeito Paulo Veloso. A cidade vai terá 4 km, beneficiando os mais de 20 mil habitantes. Em Monção, também, serão 4 km. Neste município, ao lado do prefeito João Queiroz, vereadores e secretários municipais, Luis Fernando anunciou que uma equipe do Departamento Estadual de Infraestrutura e Transportes do Maranhão (Deint) vai fazer a recuperação da estrada de Monção. As obras devem começar até o dia 17 de março.

A construção do Hospital em Monção aumentou muito o fluxo de veículos dentro da cidade, por isso, os técnicos do Deint vieram para fazer o levantamento da obra, e assim garantir a qualidade e o tráfego na estrada”, afirmou Luis Fernando.   

Em Timbiras serão 3 km de ruas novas e avenidas. "Essa parceria entre governo e prefeitura está se confirmando, com a vinda desse asfalto, que vai melhorar o tráfego na cidade e garantir mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito Fabrizio Araújo.

Para Codó, cidade com, aproximadamente, 120 mil habitantes, o Governo do Estado vai fazer a pavimentação de 7 km. Durante a inauguração da estrada de acesso ao Ifma, o secretário Luis Fernando anunciou que a restauração da estrada MA-026, no quilômetro 17, está com o projeto já em fase de elaboração. "O Maranhão está um verdadeiro canteiro de obras e aqui em Codó não é diferente. A estrada vai beneficiar o agricultor familiar, os estudantes, os técnicos e todos os moradores da região”.

Já em Santa Rita serão 7 km, asfalto que o prefeito Veronildo Tavares considera fundamental para o crescimento da cidade. "São 7 km e a parceria ainda contempla convênios para outras obras". Em Tufilândia, a 193 km de São Luís, o secretário Luis Fernando anunciou que o município será beneficiado com 3 km de asfalto. “Em muitas cidades menores, como é o caso de Tufilândia, não restará nenhuma rua sem asfalto dentro da sede. Isso melhora e muito a vida de todos”.

O prefeito Raimundo Alves afirmou que a estrada tirou o município do isolamento. “Agora, mais este asfalto para as ruas e avenidas daqui”. A estrada do município também vai passar por conservação, em virtude das fortes chuvas na região. "O trabalho será feito imediatamente para manter a qualidade da obra", garantiu o secretário de Infraestrutura. 

Já Pindaré-Mirim, com 32 mil habitantes, receberá 4 km de pavimentação. No município, Luis Fernando Silva anunciou que o projeto de duplicação da estrada que liga Pindaré a Santa Inês, já está sendo feito. A previsão é que em julho a licitação seja feita.

Da agenda de trabalho do secretário Luis Fernando pelo interior do estado, iniciada na terça-feira (18) e encerrada na sexta (21), também participaram os deputados estaduais Vianey Bringel, Eduardo Braide e André Fufuca; o deputado federal Alberto Filho, prefeitos e ex-prefeitos dos municípios vizinhos.

0 comentários:

Postar um comentário