Minha Figura

PORTAL NOCA: Prefeito Leonardo Coutinho aciona na Justiça blogueiro que denunciou irregularidades

21.2.14
Prefeito Leonardo Coutinho acionou a Justiça
contra Sabá. Quem será o próximo?
A liberdade de imprensa e o direito à livre expressão podem estar com os dias contados, pelo menos menos no município de Caxias (MA), onde o prefeito Leonardo Coutinho, acaba de acionar na justiça o blogueiro caxiense Cláudio Sabá. São 12 ações na Justiça contra o jornalista, das quais 2 cíveis e 10 criminais, o que demonstra um dos maiores ataques contra um profissional de imprensa que se tem notícia no Maranhão.

Em todos os processos, uma única acusação contra o blogueiro: de que o mesmo teria acusado o prefeito de fraudar licitação e desviar dinheiro público.

As denuncias de Sabá estão fundamentadas em possíveis irregularidades em uma licitação milionária [R$ 5 milhões] entre o município comandado há anos pela família Coutinho e a empresa Enter Propaganda e Marketing.

Na atitude reacionária, Leonardo Coutinho faz ainda uma indicação para que o juiz João Pereira Neto, tio do deputado comunista Rubens Pereira Júnior, convide a titular da 1ª Promotoria de Justiça de Caxias, promotora Carla Mendes Pereira, como testemunha de defesa. O curioso é que a promotora é a autora das duas recomendações contra a licitação irregular que beneficiou a Enter Propaganda, e de uma ação de improbidade administrativa para impedir que a mesma licitação seguisse adiante.

De acordo com Cláudio Sabá, os processos são na verdade uma tentativa de intimidação, pois as acusações não encontram amparo jurídico.

"Eu fiz o meu papel de cidadão ao denunciar irregularidades nessa licitação que prevê gastos de R$ 5 milhões por ano com publicidade da administração e que encontrei irregularidades tanto no edital quanto no decorrer do processo licitatório", diz Sabá que, devido as suas denúncias, "já consegui anular várias licitações de publicidade no governo anterior, todas com suspeitas de irregularidades e direcionamento"., frisa Sabá

"Apesar do MP tentar anular a nova concorrência de publicidade por erros no edital, que não estão de acordo com a Lei 12.232, que rege esse tipo de certame, e também por erros nos procedimentos ao longo da Concorrência 005/2013, o prefeito indicou ao juiz que convidasse a promotora a depor a seu favor para provar as acusações que faz contra mim", diz o blogueiro caxiense acrescentando que isso "é uma verdadeira afronta ao bom senso"., enfatiza Sabá.

Administração desastrosa

Desde que assumiu a prefeitura, há exatos 417 dias, Leonardo Coutinho só tem acumulado críticas, tanto dos opositores quanto dos aliados.

Contra o chefe do executivo, pesam não apenas as denúncias de irregularidades em licitações, mas o desastroso governo já demonstra desgaste por conta da inoperância nas engrenagens públicas.

Desde que assumiu, Leonardo Coutinho não inaugurou uma única grande obra que beneficiasse a população e que teve início no seu governo, apenas "tocou rojões", no descerramento de fitas e placas de obras iniciadas na administração do tio, ex-prefeito Humberto Coutinho.

Neste período de "caldeiras ferventes", 2 mil servidores públicos foram demitidos. Grupos sindicais como Agentes de Endemias, professores e Agentes de Saúde saíram às ruas várias vezes para protestar por seus direitos que não estão sendo cumpridos pelo Executivo.

Denúncias na educação como a falta de merenda escolar ou produtos servidos aos estudantes com data de validade vencida "pipocaram" na Câmara e no Ministério Público.

A cidade literalmente ficou em ruínas. As ruas esburacadas, praças abandonadas, serviço de limpeza a desejar e a malversada melhoria no sistema de abastecimento d"água, são apenas pequenos exemplos que deixam os caxienses insatisfeitos. Símbolos da ostentação social do município em épocas passadas, como o Cassino, veio ao chão e a União Artística praticamente terá o mesmo fim.

Caxias que há menos de uma década era o terceiro município do Estado, hoje se contenta com a 6ª posição. Com 20% da população empregada na prefeitura e outros 50% vivendo de recursos federais (bolsa família), os outros 30% patinam numa cidade onde não existe comércio fluente e nem industrias, consequentemente falta geração de emprego e renda.

Com a desaceleração da economia, a taxa de desemprego aumentou em 50% somente na administração Leonardo Coutinho. Grande empresas como o Carvalho, se viram obrigados a fecharem filiais no município e o Grupo Claudino (Armazém Paraíba), está à beira de reduzir drasticamente o quadro de funcionários. Sem falar que as falências empresariais aumentaram nos últimos meses.

O reflexo de uma cidade sem oportunidades é o aumento da criminalidade. Os índices estão aí para serem conferidos. Somente no ano passado foram 89 homicídios e diariamente o número de ocorrências no 1º DP sobre furtos, roubos e assaltos à mão armada é assustador.

Para piorar, a categoria dos Guardas Municipais, que poderiam auxiliar na segurança pública, teve seu pedido de aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários negados pelo atual gestor, que ameaçou inclusive de exoneração àqueles que não abdicassem do movimento.

O blogueiro Cláudio Sabá é apenas um dos muitos que estão fazendo ou deveria estar fazendo a fiscalização da aplicação correta de recursos públicos. Ele mesmo já vinha reivindicando junto ao MP a falta de transparência, ou seja, a não atualização do Portal da Transparência da Prefeitura de Caxias.

A motivação do prefeito de Caxias é estreitamente semelhante a tomada recentemente pelo amigo histórico de seu tio, o [ainda] presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), que também resolveu acionar judicialmente os profissionais da imprensa que criticam sua atuação como gestor público.

Fonte: Mano Santos/Colaboração Portal AZ

0 comentários:

Postar um comentário