Minha Figura

Em Caxias, praticantes de Caminhada reivindicam mais segurança em área de cooper

24.1.14
Diariamente centenas de pessoas fazem caminhadas em vários pontos da cidade de Caxias (MA). Um dos locais mais utilizados para a prática desse exercício físico é a Avenida em frente ao Terminal Rodoviário Nachor Carvalho, no bairro Volta Redonda.

Seja manhã, tarde ou noite; sempre há alguém em busca da boa forma. No entanto, muita gente reclama do perigo ao se arriscar na prática do cooper principalmente no horário noturno. Além da iminência de assaltos, é preciso dividir o espaço com veículos.

Em toda a extensão da Avenida é fácil constatar a ausência de segurança pública. A polícia militar tem feito o possível para garantir tranquilidade às pessoas que por ali trafegam, mas, devido à outras ocorrências, nem sempre há viatura presente no local.

"A polícia sempre passa por aqui, mas, quando a gente não observa a viatura. ficamos meio preocupados com quem vem ao nosso encontro, pode ser mais um fazendo caminhada ou pode ser alguém com má intenção", frisou João Barbosa.

"Eu só faço caminhada acompanhada de amigos ou parente. Já fui vítima de assalto aqui e aprendi a lição", enfatizou Sandra Lira.

No que seria de responsabilidade do município, a situação piora. Não há presença de Guardas Municipais, nem mesmo na Academia ao Ar Livre, inaugurada no ano passado pela prefeitura em frente à Rodoviária. Para piorar, o trecho inicial da área de cooper, no retorno da Avenida Senador Alexandre Costa, está às escuras, facilitando a ação de marginais.

"Eu já presenciei algumas coisas muito desagradáveis aqui; como pessoas sendo assaltadas. Eu venho mais durante o dia, porque à noite não me sinto segura", disse Fátima Sousa.

Se a insegurança é uma preocupação constante, imagine o trânsito. No local é comum, carros e motos transitarem em meio às pessoas que precisam se desviar por cima das calçadas e canteiro central. Até o ano passado, agentes de trânsito fixavam alguns cones para delimitar apenas um dos lados da via onde os veículos pudessem trafegar, mas, hoje é difícil flagrar pelo menos uma viatura da STRANS passando na área.

Dicas para quem vai fazer caminhada noturna
Evitar fazer caminhada após às 20h30
Sempre andar acompanhado (a)
Evitar usar jóais e celular
Andar apenas com cópias dos documentos
Levar apenas dinheiro necessário e não utilizar carteira de bolso
Ao primeiro sinal se suspetio procurar abrigo em residências ou estabelecimentos próximos e acionar a polícia.
Em caso de assalto, não reagir 
Fonte: Mano Santos/Portal Noca

0 comentários:

Postar um comentário