Minha Figura

Sexta-feira 13 inesquecível para Léo Coutinho! Prefeito e secretário Léo Barata passam constrangimento em evento no IHGC

16.12.13
Não fui e nem vi, mas recebi várias informações de que durante evento comemorativo dos 10 anos de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias – IGHC, realizado na última sexta-feira, 13, o prefeito de Caxias, Léo Coutinho e o seu xará e secretário de Cultura, Léo Barata, passaram a maior ‘saia justa’ no discurso de posse do mais novo membro da entidade.

O ex-vereador de Imperatriz, Edmilson Sanches, que é caxiense, tomou posse no IHGC e seu discurso de boas vindas na entidade com certeza será inesquecível para o nosso jovem prefeito.

De acordo com o professor Francinaldo Morais, presente ao evento, a cena foi deprimente, pois a cada parágrafo finalizado pelo Jornalista Edmilson Sanches, o semblante do prefeito e do secretário piorava.

Jornalista Edmilson Sanches
“Quem esteve ontem no IHGC assistiu o jornalista Edmilson Sanches, nas presenças do perfeito Leo Coutinho e do secretário Leo Barata, afirmar, em português popular, que nem um dos dois Léos cuida da Cultura caxiense, seja por completo desconhecimento desta ou por não haver vontade política para fazê-lo. Os dois não rebateram. Ouvi de alguns que Coutinho fingia cochilar e Barata procurava um lugar para alojar o rosto. Deprimente!”, publicou o professor Francinaldo Morais na sua página no facebook.

Outros amigos me informaram que assim que terminou o discurso de Edmilson Sanches e o prefeito Léo Coutinho levantou-se, pensaram que o mesmo iria embora em sinal de protesto contra as queixas do orador.

Consegui ‘pescar’ um pequeno trecho do badalado discurso proferido pelo jornalista caxiense durante sua posse e, pelo visto, suas palavras coerentes e necessárias, feriram profundamente quem pode, mas nada faz pelo nosso setor cultural.

“Cansativo não é o desfile desses nomes. Enfadonho é o repetido e repetitivo obscurantismo de autoridades e outras pessoas que poderiam fazer a diferença em relação ao passado histórico caxiense, mas que, entretanto, comportaram-se e se comportam de modo apedeuta, como se Caxias fosse um território planando no ar e não tivesse um passado que a sustenta funda e firmemente, permitindo que sobre ele se alevante o presente e com este se erga seu futuro.”

Profundo conhecedor da história cultural e política de Caxias, Edmilson Sanches procura resgatar, através de trabalhos jornalísticos, tradição cultural da princesa do sertão.

O descaso que o setor tem tomado na gestão atual é flagrante e nossa cultura não tem tido praticamente nenhuma importância nesses últimos 12 meses.

Daí a revolta e a indignação do novo membro do IHGC.

5 comentários:

  1. Julio César disse...:

    Acho louvável a critica quando feita sem causuismo, sabemos que esse rapaz que e caxiense e foi vereador em imperatriz esta querendo fincar pé em Caxias pra se candidatar , haja visita que ele nao logrou êxito em sua reeleição até pq tb iniciou em imperatriz atacando a tudo e a todos , Saba , vamos esperar pois estava lá e quem nao conhece compraria caro esse rapaz

  1. Antonio Sousa disse...:

    O que impressiona é a desinformação, e jamais querendo desmerecer o Edmilson Sanches e sua cultura inquestionável. Mas pra quem não sabe, inclusive vc Sabá esse rapaz trocou Caxias por Imperatriz e lá fez política por mais de 30 anos e somente conseguiu uma vez se eleger vereador daquela cidade, apesar de tentar reeleição sem lograr êxito. Atacou a todos e atudo, fez inimigos ferrenhos e pior, ninguém o quer por perto, a prova tá com sua tentativa em vão de se reaproximar de Caxias. Indigesto e problemático, qual sua moral agora de falar, exigir e cobrar algo do passado em prol de Caxias? O que ele fez pra respaldar essa sua cobrabça? Pelo amor de Deus caxienses não são burros e todos sabem quem é quem, nos poupe Sabé! O Léo Coutinho nem dormindo tá preocupado com o Edmilson Sanches, é demais, que besteirol kkkkk.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Caro Antonio Sousa, vc iniciou seu comentário impressionado com "a desinformação", mas não disse que desinformação falava. Não entendi o por que de vc abordar o fato do Edmilson Sanches ter morado em Imperatriz e hoje voltar a sua terra natal e aqui emitir opinião sobre o descaso da cultura local. Li o discurso do novo membro do IHGC e fiquei impressionado com o conhecimento que o mesmo tem do passado e do presente cultural de Caxias. Suas criticas foram pertinentes e com bastante propriedade. Não conheço Sanches pessoalmente, mas sei da sua capacidade intelectual e como filho de Caxias, sua presença é muito bem vinda sempre que queira respirar os ares da terra natal. Quanto ao fato do "Léo Coutinho nem dormindo tá preocupado com o Edmilson Sanches", acredito mesmo nisso, afinal, nem dormindo, e muito menos acordado, o jovem prefeito de Caxias está preocupado com muita coisa em nossa cidade.

  1. Anônimo disse...:

    Grande Edmilson Sanches...profundor historiador da nossa cidade e concordo com ele o q relatou da nossa cultura...aqui em Caxias os governantes "Pensam"que fazem cultura, é um Blá,Blá,Blá tão grande que falam falam falam e até hj nunca fizeram nada...Acorda Léos, e principalmente o Barata do jeito q vai thau eleição daqui a três anos...passa no piscar dos olhos....

    Ass: COHAB CITY

  1. Anônimo disse...:

    E onde está a meritocracia tão propagada antes do início do governo atual? O que gabarita o atual secretário a ocupar uma pasta tão importante como a Cultura, para uma cidade com berço histórico-cultural riquíssimo como Caxias? O que esperavam de alguém que não tem nenhuma competência técnica para a pasta? A mim, não causa surpresa alguma a inércia cultural a que Caxias experimenta, dado a quem administra a cidade e a pasta... "Dai a César, o que é de César..."

Postar um comentário