Minha Figura

Após Justiça decretar ilegalidade da greve, guardas municipais voltam ao trabalho, mas a luta agora é contra as represálias

10.12.13

Após a decretação da ilegalidade da greve pelo TJ do Maranhão, em decisão monocrática do desembargador Jorge Rachid Maluf, os guardas municipais de Caxias voltaram ao trabalho sem obter nenhuma conquista constante da pauta de reivindicações do movimento paredista.

Como se não bastasse a ilegalidade do movimento grevista, que os guardas avaliam como uma decisão errônea do poder judiciário, haja vista que as alegações da Prefeitura de que o Sindicato da categoria não havia disponibilizado o contingente de 30% do efetivo trabalhando, outras conseqüências mais graves, do ponto de vista moral, estão em andamento.

A ameaça do corte de pontos dos grevistas, que pode penalizar injustamente a categoria, é real e é conversa recorrente nos bastidores do Palácio da Cidade.

Mas o leitor pode perguntar: “mas Sabá, se os guardas estavam em greve, não é justo terem descontadas as faltas pelos dias que não trabalharam?”

Explico.

Para que existissem as faltas dos guardas, é necessário que existisse a divulgação das escalas de serviço para só então essas faltas fossem apontadas pelo Comando, o que de fato não aconteceu.

Sentindo o cheiro de queimado no ar, o presidente do Sigmac, Saulo Coelho, registrou um Boletim de Ocorrência no plantão do 1o DP, no último dia 03 de dezembro, onde denuncia o comandante da GDM, Silvino Antonio Rocha Silva, de, “entre os dias 21 de novembro e 03 de dezembro, deixar de praticar ato de ofício, não publicando as escalas de serviço da Guarda Municipal, e que os funcionários da corporação, mesmo sem a publicação das escalas por quem de direito, estavam mantendo os 30% previsto na Lei de Greve”.

“Como podem descontar faltas nos guardas se não existia uma escala de serviço para que pudéssemos trabalhar e sem saber oficialmente quem deixou de comparecer ao serviço?”, questiona Saulo Coelho acrescentando que “isso é assédio moral, abuso de autoridade, além de não ser respeitada a Lei de Acesso à informação e de publicidade”.

É praticamente insustentável a permanência do atual comandante da Guarda Municipal no cargo, haja vista que sua rejeição entre os comandados beira a unanimidade.

São muitas as queixas que pesam contra Silvino Rocha, e isso está evidente em vários momentos do recente movimento paredista.

Quando da reintegração de posse do prédio da corporação, no momento que o oficial de justiça que trazia a ordem judicial para notificar os ocupantes da sede chegou ao local, acompanhado do comandante Silvino Rocha, todos os grevistas viraram-lhe as costas em sinal de repúdio.

Parafraseando o então deputado Roberto Jefferson quando do estouro do escândalo do mensalão:“Sai daí, Silvino, sai”.

19 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    O PASSADO DO SUB COMANDANTE TAMBÉM É MUITO SOMBRIO! NA OPORTUNIDADE, TODOS FICARÃO CONHECENDO SUA VERDADEIRA IDENTIDADE... SAI DAÍ TAMBÉM INSP. VILA NOVA!

  1. Tenho dito que prefeito gosta de babacas com raras exceções, tem uma atração pelos elogios que da boca do babaca saem para massagear seu ego. Aqui em Caxias não é diferente, vejamos a atual administração do MENINO PREFEITO leo, menino novo que foi vendido aos caxienses pela família Coutinho com capaz, inteligente, competente um especialista em administração de recursos públicos pois trabalhava em procuradoria da capital piauiense, aos poucos vem mostrando sua incompetência administrativa agravada pela assessoria babaca que o mesmo tem e uma “herança maldita” da gestão do seu tio.
    Vejamos três casos que eu acho emblemático da falta de preparo dessa turma:
    O primeiro foi o vídeo que o mesmo postou na rede social logo após uma passeata em que noventa por cento (90%) das reclamações eram contra o poder executivo local, em menos de trinta minutos o mesmo já tinha cento e vinte e oito (128) postagem detonando o MENINO PREFEITO leo, não sei quem teve a ideia de girino ou não aconselho o mesmo a não fazer o referido vídeo. Correu ao computador e retirar o vídeo, mas o estrago já estava feito;
    O segundo foi o discurso que proferiu recentemente na feira de ciência do IFMA / UEMA em frente à prefeitura. Compondo a mesa diretora da abertura do evento rodeado de professores proferiu um “discurso feito”, pois me nego a acredita que ele não tenha analisado o teor do que estava dizendo, falava de uma educação com gestão de excelência e que o professor deveria sim procurar resgatar seus direito com dignidade que valorizasse a categoria........Para ai rapaz o cabra disse isso e eu quase cai de costa, pagando o pior salário da região e O MEMINO PREFEITO leo vem falar de dignidade, classe mais importante, bla, bla, bla,bla...me compre um bode MENINO PREFEITO leo;
    O terceiro fato é o expoente da total incompetência dos babacas que assessoram o MENINO PREFEITO leo, foi o acordo com a Guarda Municipal no Condomínio Village o qual acordou com a turma do coturno que em noventa (90) dias iria mandar o projeto de lei do Plano de Cargos e Salário e não o fez. Agora fudeu tudo o MENINO PREFEITO não tem palavra, não podemos acreditar no que ele diz.

  1. Anônimo disse...:

    É uma falta de compromisso com a população, para que colocar ex-policiais a frente de cargos tão importante em nosso municipio, os cara já tem o salario da aposentadoria e dão um cargo desses só para ficar zombando dos funcionarios publicos municipais é caso desse silvino e outro que trabalha na cpl, os cara não fazem nada....

  1. Anônimo disse...:

    sabá eu quero sabe é porque nenhum comandante nunca prestou pra essa guarda municipal. o rui, o capitão vilanova, o basilio tudim forão perseguido por esse pessoal do sindicato, quer dizer que ou faz o que eles quer ou é perseguido. que diabo é isso. ouvi essa turma do sindicato é dá tiro no pé. num deu certo agora tão atirando pra tudo que lado, vai pra lá.

  1. Anônimo disse...:

    Não queremos esse subcomandante mais nós representando cai fora, não te queremos aí V. N. NESSA FUNÇÃO NÃO.

  1. Anônimo disse...:

    A casa do subcomandante vai cair.

  1. Anônimo disse...:

    O silvino e o vila Nova não são pessoas da confiança da tropa não queremos mais eles na guarda.

  1. Paulo Oliveira disse...:

    2013, ano da diferença! Podemos chamar de retrospectiva, ou de reflexão profunda. Vejamos o que as lembranças nos deixa:
    EDUCAÇÃO: professores ganhão baixos salários, a exemplo o docente com nível superior recebe em Caxias assombrosos valores de R$ 970,00, na cidade vizinha de Coelho Neto passa a ser R$ 1.960,00 líquidos; as Escolas ainda não existe a gestão comunitária, com eleição direta dos diretores pelos pais, alunos e funcionários; outro ponto a destacar é a contínua prevaricação de empresas ligados a componentes do legislativo de Caxias ou de funcionários do primeiro escalão, como exemplo são as kombis que fazem translado de alunos, a merenda escolar, a distribuição dos postos de combustíveis, cabe a ressalva sobre os processos licitatórios (???) SAÚDE: Outra questão emblemática é a área da SAÚDE, vejamos: a cidade possui um tomógrafo, e este não se encontra em hospitais públicos, acresce a isso um equipamento de ressonância magnética que também não se encontra em hospitais públicos. Aqui também existe médicos de várias especialidades (proctologistas, otorrinolaringologistas, cardiologistas, mastologistas, urologistas, gastroenterologistas e outros), porém a maioria não exerce atividades em hospitais ou policlínica (PAM). Outro fato a destacar são os procedimentos cirúrgicos-eletivos, que em Caxias a muito estão sendo postergados para o infinito. Apenas para não esquecer na rede de atenção básica falta medicação recorrentemente para hipertensos e diabéticos, e insumos de enfermagem para atendimento do paciente. URBANISMO: Situação crítica pela omissão das autoridades, caos organizacional, e déficit de investimento ao extremo. Buracos só aumentando, semáforos sucateados, ambulantes pelas calçadas, trânsito sem logística organizacional, mal sinalizado, mal fiscalizado, e apadrinhado.
    GUARDA MUNICIPAL: Interessante a postura do Sr. Leo Coutinho pois é homônima ao sua antecessora remota Márcia Marinho, que na época da mesma, negligenciou os movimentos de protesto e reivindicação, tendo postura radical e arbitraria com anuência do poder jurídico atuando de forma ambígua, acarretando em mais desprestígio, coisa que socialmente se questiona a anos em Caxias.

  1. Anônimo disse...:

    E isso aí companheiro vamos manchar a campanha do flávio dino com outra greve da guarda.

  1. Anônimo disse...:

    A casa vai cair pra trailza, a paurora, capitão fantasia, nascijumento, mariasabel, e os outros traidores.

  1. Anônimo disse...:

    Saba publica que vão botar falta nós guardas esse boato partiu de lá de dentro da prefeitura. Que vergonha além de atenderam as reivindicações dos guardas ainda vão fazer retaliações. Essa é a verdadeira face da oligarquia coutinho.

  1. Anônimo disse...:

    Q pena q qdo sair algum aumento de salário por nossa luta também vai ser dado pra esses traiores e pra esse vila nova q não merece.

  1. Anônimo disse...:

    Se liga vila nova não te queremos aí. tu sabe aonde.

  1. Anônimo disse...:

    isso é uma verdade esse silvino deve cair. Por isso q vou votar no paulinho pra derrubar a casa ds coutinho e desses caras q tão só enviando aí.

  1. Anônimo disse...:

    ME CONTIVE MUITO PRA NÃO FALAR ISSO, MAS....:

    GUARDAS MUNICIPAIS....PAREM DE FAZER PASSEATAS COM CARTAZES INFANTIS....DÊEM UM PULINHO EM BRASÍLIA...FAÇAM O BRASIL CONHECER O ABSURDO QUE LEONARDO FADIGOSO FRAQUINHO ESTÁ FAZENDO AQUI EM CAXIAS...

    MATÉRIA DE NÍVEL NACIONAL....

    SÓ ISSO...

    DEPOIS DEIXA QUE OUTRAS PESSOAS SE ENCARREGAM DISSO !!!

    KUERTEN II

  1. Anônimo disse...:

    EXISTE UM LUGAR QUE O COMANDANTE E O SUB DEVERIAM ESTAR: NO FILME "OS MERCENÁRIOS"... BOTAR UM MILITAR QUE FORÇOU UMA REFORMA PARA SER COMANDANTE DA GUARDA É UM ABSURDO!!!

  1. Anônimo disse...:

    se você não manda em casa problema o seu, pois aqui nessa casa quem manda somos nos e nao queremos essas pessoas que passam por aqui apenas para ganhar um extra, porque nem um deles está preocupado com a Guarda...só querem se mais um nas tetas da prefeitura

  1. Anônimo disse...:

    ESTÃO FAZENDO A MAIOR ROUBALHEIRA NA CPL, A ULTIMA NA LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DA UPA, SOLICITO DESSE BLOGUEIRO QUE FAÇA UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE UMA DAS EMPRESA PARTICIPANTES, POIS ATÉ O MOMENTO A ATA NÃO FOU LAVRADA, VAMOS AGIR RAPIDO POIS JÁ ESTÁO DESVIANDO DINHEIRO DA UPA...CERCA DE 3 MILHÕES P CONSTRUÇÃO DA UPA

  1. Adorei seu blog, estão de parabéns pelos os tópicos..

Postar um comentário