Minha Figura

Prefeitura de Timon recepciona médicos cubanos

5.11.13
Os médicos foram apresentados a toda a equipe da Saúde
O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, e o secretario municipal de Saúde, Márcio Sá, apresentaram aos coordenadores e a toda a equipe de profissionais da Saúde, na manhã desta terça-feira (05), os médicos cubanos Yahima Llanes Canadilla e Wilfredo Berenguer Domingues, que vieram para o município por meio do programa Mais Médicos do Governo Federal, que propõe a melhoria no atendimento aos usuários do SUS. Durante a apresentação, que aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, foi oferecido aos novos profissionais um café da manhã.

Ao apresentar os novos profissionais, o secretário de Saúde destacou que os médicos irão contribuir com o município, fortalecendo mais ainda a Atenção Básica de Saúde de Timon. “A vinda desses profissionais nos deixa honrados e felizes, pois certamente irão somar com os que já atuam no município, aumentando consideravelmente o número de atendimentos na cidade. Vamos enviar um clínico para atuar na zona urbana do município, no Parque Aliança, e outro para a zona rural da cidade, no povoado Santa Maria do Garapa. Após esse encontro, vamos nos reunir com os médicos para tratar das normas e rotinas da saúde e sobre a Atenção Básica do município”, disse o secretário.

O prefeito Luciano Leitoa desejou boas vindas aos médicos e falou sobre a importância do Governo Federal investir mais nas universidades, para que o país possa ter mais médicos dentro do seu próprio território. “Agradecemos a vinda de vocês que se disponibilizaram a vir ao nosso município para dar sua contribuição, ampliando assim, ainda mais, o atendimento público. Sabemos das dificuldades que a administração pública tem em encontrar profissionais dispostos a atenderem em uma região mais distante, que há uma carência de médicos para essas áreas e esperamos que o Governo faça mais investimentos em universidades públicas para que possamos ter mais médicos também no nosso país”, relatou o gestor.

Luciano acrescentou ainda que, pelo menos nesse primeiro mês, irá colocar um tradutor para acompanhar os médicos durante os atendimentos, com o objetivo de auxiliar os profissionais até a adaptação dos mesmos com a Língua Portuguesa.

Na oportunidade, os médicos cubanos falaram sobre o prazer de exercer a função no país e agradeceram pela receptividade. A Dr. Yahima Llanes Canadilla disse que o povo brasileiro é muito hospitaleiro, caloroso e amável. Relatou também que está pronta para trabalhar e que conta com a ajuda de todos para se adaptar ao idioma e à comunidade. (Fonte: Ascom/Timon).

0 comentários:

Postar um comentário