Minha Figura

Alerta para surto da dengue em Caxias

19.11.13
Com base no Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), a cidade de Caxias está em estado de alerta no que diz respeito à focos do mosquito da dengue. Com 2,1% de Índice de Infestação Predial (IIP), o município se encontra numa escala de médio risco para surto da doença.

Na sede do município, os bairros que tiveram maior infestação predial foram Bacuri (13,3%), Fazendinha (8,6%), Campo de Belém (6,2%), Vila Arias (6,0%), Fumo Verde (5,2%), Conjunto Cohab (5,0%), João Viana (4,4%), Itapecuruzinho (4,1%) e Vila São João(4,0%).

O LIRAa de Caxias foi realizado pelo Agentes de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses entre os dias 09 e 11 de outubro deste ano, quando foram visitados 2.309 imóveis e encontradas 48 amostras positivas para o vetor transmissor da dengue.

As cidades consideradas em risco, ou com sinal vermelho, são aquelas onde foram encontrados focos de dengue em mais de 4% das residências visitadas. Já os municípios em alerta ou sinal amarelo são aqueles em que houve foco em 1% a 3,9% dos domicílios.

O LIRAa é um guia importante de prevenção de risco, e serve para alertar os prefeitos sobre as ações de combate à dengue. Todo o levantamento foi encaminhado ao Ministério da Saúde.

Saiba Mais
Classificação do LIRAa, segundo o Ministério da Saúde:
0% < IIP < 0,9% - Baixo Risco
1% < IIP < 3,9% - Médio Risco
4% < IIP < 7,9% - Alto Risco

Áreas de risco da doença
O Brasil tem 157 municípios em situação de risco de dengue e outros 525 em alerta, a maioria na região Nordeste. Ao todo, foram encontrados focos de dengue em duas a cada cem casas pesquisas para o levantamento.

Nesta terça-feira (19), o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, participou em Brasília, do lançamento da campanha nacional contra a dengue, intitulada "Não dê tempo para a dengue" e encabeçada pelo ex-jogador de futebol e ex-capitão da seleção brasileira Cafu.

É hora de combater os focos da doença!
A melhor forma de combater a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.
É importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, caixas d´água,entre outros.

Fonte: Mano Santos/Portal Noca com informações NMES/CC

0 comentários:

Postar um comentário