Minha Figura

Projeto de Lei para criação de novos municípios dificulta sonho dos moradores dos povoados Brejinho e Nazaré do Bruno

18.10.13
Definitivamente, alegria de pobre dura pouco. Que o diga os moradores e lideranças políticas de Nazaré do Bruno e Brejinho, os dois maiores povoados de Caxias e que sonham com a emancipação.

O Projeto de Lei que para a criação de mais de 180 novos municípios, foi aprovado por ampla maioria no Senado e segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff, mas os requisitos para determinado povoado transformar-se em cidade traz algumas dificuldades para os povoados caxienses que lutam pela emancipação.

A proposta deve permitir em curto prazo a formação de até 188 novos municípios que cumprem as novas regras impostas pelo Congresso, entre os que serão emancipados, desmembrados ou mesmo criados.

Pela proposta, a formação de novas cidades só será permitida após a realização de Estudo de Viabilidade Municipal e de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações envolvidas. O projeto determina que, para a criação do município, o estudo de viabilidade municipal precisa ter apoio de 20% dos eleitores da área a ser emancipada. O texto também exige uma população mínima, que varia de acordo com a região. Para a emancipação, a população do novo município deve ser igual ou superior a 6.000 habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste; 8.500 mil habitantes no Nordeste; e 12.000 no Sul e Sudeste.

As assembleias legislativas terão ainda que aprovar as condições econômicas de subsistência do município. Serão proibidos, por exemplo, o chamado distrito dormitório, sem atividade comercial ou industrial.

Bem, pelas exigências do PL que cria novos municípios, tanto o Brejinho quanto o Nazaré do Bruno terão enormes dificuldades para se enquadrar nas normas exigidas.

Localizados na região nordeste, Nazaré do Bruno e Brejinho não possuem 8.500 habitantes no que seriam suas respectivas sedes.

Para chegarem a essa quantidade de moradores (8.500), a área a ser denominada como zona rural dos hipotéticos municípios teria que ser muito grande.

Assim como o povoado Nazaré do Bruno, o Brejinho também precisaria ter o Engenho D’água como integrante dos seus territórios para completar o número de habitantes dos futuros municípios.

No meio do caminho entre os dois povoados, o Engenho D’água será disputado a tapa pelas lideranças dos dois candidatos a cidade.

O fato de também ser proibido a criação de novos municípios sem atividade comercial ou industrial potencializa as dificuldades a serem superadas.

Torço para que os políticos de Caxias colaborem para a viabilização da emancipação desses povoados, pois o exemplo de São João do Sóter, que antes de ser emancipado de Caxias possuía poucos mais de 10 funcionários públicos lotados naquela localidade e hoje possui mais de 1.000 servidores na administração municipal, hospital, postos de saúde, médicos, enfermeiros, centenas de professores e um comércio que cresce a cada dia mostra que a emancipação do povoado trouxe melhor qualidade de vida para milhares de pessoas.

Blog do Sabá com informações do UOL.

0 comentários:

Postar um comentário