Minha Figura

Prefeitura de Timon tem projeto reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente

15.10.13
A Sala Verde será um espaço de
reflexão sobre Educação Ambiental
Com o intuito de contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente, crítica e participativa frente às questões relacionadas à conservação do meio ambiente e à utilização dos recursos naturais, a Prefeitura de Timon, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmarn), planeja a disponibilização de um espaço de reflexão para cursos, palestras, seminários, oficinas, vivências e campanhas, dentre outras. O espaço é conhecido com SALA VERDE.

A Sala Verde servirá como um núcleo potencialmente equipado e estruturado para desenvolver atividades educativas ambientais e de sustentabilidade, a fim de fomentar e promover processos educacionais voltados às questões ambientais. O projeto de instalação da sala, coordenado pelo técnico em Gestão Ambiental, Anderson Jordon Alves Costa, foi apresentado pela Semmarn ao Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério do Meio Ambiente – DEA/SAIC/MMA, e após avaliação, obteve chancela, tornando-se válido perante o MMA.

O reconhecimento do projeto garante o envio, pelo MMA, de todo o material necessário para o acervo da Sala Verde. Serão guias, manuais de orientação, vídeos e vários outros materiais e mídias de orientação e formação na área de Educação Ambiental. Ao município, caberá assegurar os recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, de dotação orçamentária da Semmarn, para a instalação, manutenção do espaço físico e da estrutura móvel, bem como dos recursos humanos e equipamentos que serão utilizados na execução do projeto.

No nosso estado, existem apenas duas Salas Verdes, uma em Açailândia e outra em Pastos Bons. No edital de 2013, das cidades do Maranhão, apenas o município de Timon obteve aprovação. Este é o segundo projeto da Semmarn aprovado neste ano. Planeja-se implantar a Sala Verde Fixa no prédio de uma extinta Galeria de Arte, localizada na Praça São José, no Centro de Timon. Em alusão à vila que deu origem à cidade de Timon, para a sala foi escolhido o nome Sala Verde Flores.

Parcerias
Para a execução do projeto, a Semmarn contará com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Departamento Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Semed, como órgão gestor da Política Municipal de Educação Ambiental, fará acompanhamento dos trabalhos, garantindo o atendimento às diretrizes. Já o Departamento Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação contribuirá com a implantação do Projeto Midiateca e com a criação do centro de compartilhamento de mídias no espaço da Sala Verde, para cadastramento da população para acesso e serviço de locação de acervo. (Fonte: Ascom/Timon).

0 comentários:

Postar um comentário