Minha Figura

Prefeitura de Timon discute revitalização de área onde funcionou lixão

25.10.13
Análise de revitalização de área onde funcionou lixão
A fim de discutir modos de fomentar o turismo local e de revitalizar e dar uma nova imagem à entrada da cidade, o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, reuniu-se com secretários municipais, assessores e com o Pe. João Paulo, da Paróquia de São Francisco, para discutir medidas que transformem a área conhecido como morro do lixão em um complexo turístico. Luciano Leitoa visitou o local na manhã desta sexta-feira (25).

A visita serviu para discutir os primeiros passos do projeto. “A ideia é construir uma estrutura que seja referência não apenas para o turismo religioso, mas também para a disseminação de cultura e de pesquisas científicas, ou seja, vamos pensar no local como um complexo cultural”, afirmou o prefeito Luciano. Para tanto, será estudada a partir de agora a viabilidade do projeto e, só então, será dado início à sua elaboração e à definição de cada espaço do complexo.

Projeto
Uma das primeiras medidas para a realização do projeto é a proteção e preservação da área e a garantia do acesso ao complexo. Para tanto, a Prefeitura Municipal tomará os cuidados para impedir a retirada do patrimônio que existe no local e, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, irá elaborar um projeto que atenda, ao mesmo tempo, a necessidade de acesso e a conservação do caráter rústico do ambiente.

Outra medida que deve ser considerada é a compatibilização do projeto de construção do complexo com o projeto de transformação das áreas de entorno em um parque arqueológico, onde existe uma floresta fóssil que tem servido como local de pesquisas e que deve ser preservada.

De acordo com o Pe. João Paulo, o local serviria também como base de apoio para romeiros. O padre falou ainda que, tornando-se viável a obra, “a estrutura contribuirá para desenvolver o caráter artístico dos jovens”, uma vez que o local serviria como cenário para performances como a Paixão de Cristo e a Via Sacra. (Fonte: Ascom/Timon).

0 comentários:

Postar um comentário